A maneira predileta de Jesus ensinar era pelo uso de parábolas. Sabia que as pessoas gostavam de ouvir uma boa estória! Jesus usava parábolas para dizer tudo isso ao povo. Ele não dizia nada a eles sem ser por meio de parábolas. Isto aconteceu para se cumprir o que o profeta tinha dito:

Usarei parábolas quando falar com esse povo e explicarei coisas desconhecidas desde a criação do mundo. — Mateus 13.34-35 (NTLH)

Uma das parábolas mais contadas é aquela da ovelha perdida. Jesus a contou da seguinte forma:

Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida ata acha-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.” Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender. — Lucas 15.4-7 (NTLH)

A parábola é contada para nos dispor a receber de braços abertos não só as pessoas “bonitinhas” que gostamos, mas também os desprezados, cuja presença em nosso meio, que por motivo ou outro, nos causa aborrecimento e mal estar. Pense em apenas o nosso caso como igreja! É uma lição bem conhecida, entretanto, difícil de pôr em prática. E essa é apenas uma entre as 40 parábolas do Novo Testamento e algumas até mesmo do Antigo Testamento. Eis uma lista:

Do Novo Testamento:

  1. O bom samaritano — Lucas 10.30-37
  2. A ovelha perdida — Lucas 15.4-7
  3. A moeda perdida — Lucas 15.8-10
  4. O filho (perdido) pródigo — Lucas 15.11-32
  5. O administrador desonesto — Lucas 16.1-8
  6. O homem rico e Lázaro — Lucas 16.19-31
  7. Os servos — Lucas 17.7-10
  8. A viúva e o juiz — Lucas 18.2-5
  9. Os talentos — Lucas 19.12-27
  10. Os lavradores maus — Lucas 20.9-16
  11. A roupa nova — Lucas 5.36
  12. O vinho novo — Lucas 5.37-38
  13. Os dois alicerces — Lucas 6.47-49
  14. Os dois devedores — Lucas 7.41-43
  15. O semeador — Lucas 8.5-8
  16. A lamparina — Lucas 8.16-18
  17. Os empregados alertas — Lucas 12.35-40
  18. O amigo persistente — Lucas 11.5-8
  19. O rico sem juízo — Lucas 12.16-21
  20. O empregado fiel — Lucas 12.42-48
  21. A figueira sem figos — Lucas 13.6-9
  22. A figueira sem folhas — Lucas 21.29-31
  23. A semente de mostarda — Lucas 13.18-19
  24. O fermento — Lucas 13.20-21
  25. Os convidados para festa de casamento — Lucas 14.7-14
  26. A grande festa — Lucas 14.15-24
  27. A construção duma torre — Lucas 14.28-33
  28. O fariseu e o cobrador de impostos — Lucas 18.10-14
  29. O retorno do proprietário — Marcos 12.1-9
  30. A semente que cresce — Marcos 4.26-29
  31. O joio — Mateus 13.24-30
  32. O tesouro escondido — Mateus 13.44
  33. A pérola — Mateus 13.45-46
  34. A rede — Mateus 13.47-48
  35. O empregado mal — Mateus 18.23-24
  36. Os trabalhadores no vinhedo — Mateus 20.1-16
  37. Os dois filhos — Mateus 21.28-31
  38. A festa de casamento — Mateus 22.2-14
  39. As dez virgens — Mateus 25.1-13
  40. As ovelhas e as cabras — Mateus 25.31-36

Do Antigo Testamento:

  1. A ovelha — 2Samuel 12.1-4
  2. O vinhedo — Isaías 5.1-7

REFLEXÃO PARA DEVOCIONAL:
Para cada dia da semana escolha uma parábola. Para “decodificá-la” tente responde as seguintes perguntas:

  • Para quem a parábola foi contada?
  • Porque a parábola foi contada?
  • Qual é a moral da parábola?
  • Existe algum ponto culminante na parábola?
  • Alguma interpretação é dada na passagem para a parábola?

  1. Este site nos edifica muito, e nos ajuda a comprender mais a palavra de DEUS!
    Estamos estudando na EBD da nossa igreja sobre as parabolas e o estudo desse site nos deu juntamente com a biblia suporte para fazermos estudos super legais!!!

    Agradecemos a DEUS pela vida de todas as pessoas que trabalham nesse site e pedimos a DEUS que nos dê sempre um espaço especial para falar do seu amor em todos os lugares. Para que toda criatura conheça a palavra mais linda do mundo!!!

    JESUS CRISTO, NÓS TE AMAMOS MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO……

  2. AMEI ESSE SITE! ACHEI O QUE EU ESTAVA PROCURANDO PARA OS MEUS ESTUDOS BIBLICOS!
    QUE FEZ ENTENDE! E AGRADEÇO A DEUS POR EXISTIREM PESSOAS ASSIM!
    OBRIGADA PAI…!
    NÓS TE AMAMOS MUITO!
    Kamila Ariela
    =)

    • SILVANA HELDT DA CUNHA

      Aprendi que temos que reconhecer Jesus nosso salvador nas escrituras, sendo assim verdadeiramente Deus estará em nós, estaremos selados com o Espírito Santo que nos garante a vitória

  3. Adorei!!!ficaria melhor ainda…..cada parabola ….e uma explicaçao de cada uma….ajudaria demais principalmente as crianças e adolescentes.Realmente tanto tempo se passou,mas as pregaçoes de amor de JESUS CRISTO jamais passarao!!!!!um grande abraço e que DEUS TE ABENÇOE SEMPRE E SEMPRE!!!!

  4. As parábolas devem ser compreendidas como uma mera ilustração figurativa de uma realidade latente, o fato de a narrativa ter acontecido ou não muitas vezes é irrelevante o estudo e as verdades praticas devem ser extraidas mediante um estudo do contexto de época e o que entendermos deve estar subjugado a toda a escritura em si não se crie inverdades ou sub verdades, observe-se a cultura da própra biblia e compreenda o que Desu tem pra vc sem se esquecer que existe muito mais pra aprender, o site é bom, independente da forma, quem quer consutar algo a mais leia a biblia

  5. Adorei!!!ficaria melhor ainda…..cada parabola ….e uma explicaçao de cada uma….ajudaria demais principalmente as crianças e adolescentes.Realmente tanto tempo se passou,mas as pregaçoes de amor de JESUS CRISTO jamais passarao!!!!!um grande abraço e que DEUS TE ABENÇOE SEMPRE E SEMPRE!!!!

  6. AMEI ESSE SITE! ACHEI O QUE EU ESTAVA PROCURANDO PARA OS MEUS ESTUDOS BIBLICOS!
    QUE FEZ ENTENDE! E AGRADEÇO A DEUS POR EXISTIREM PESSOAS ASSIM!
    OBRIGADA PAI…!
    NÓS TE AMAMOS MUITO!

    yan

  7. As parábolas devem ser compreendidas como uma mera ilustração figurativa de uma realidade latente, o fato de a narrativa ter acontecido ou não muitas vezes é irrelevante o estudo e as verdades praticas devem ser extraidas mediante um estudo do contexto de época e o que entendermos deve estar subjugado a toda a escritura em si não se crie inverdades ou sub verdades, observe-se a cultura da própra biblia e compreenda o que Desu tem pra vc sem se esquecer que existe muito mais pra aprender, o site é bom, independente da forma, quem quer consutar algo a mais leia a biblia

    ²

  8. pr juarez ventura mello

    é muito oportuno este comentario sobre as parabolas,ao passo que poucos sabem a respeito delas,Deuis continue abençoando esdte ministerio,paz a todos.

  9. Para fruto de pesquisa, este site me deu a luz que eu precisava, sobre o s comentários agora ´e só a gente correr atras. O principal ja esta aqui!!!!! Paz e Bem!!!!

  10. Eliseu Birino de Melo

    muito bom o site. simples e objetivo , sem tirar e sem por . A palavra de Deus deve ser posta desta forma. Sem achismo, ou subjetivismo. parabens !! aguardo novas informações neste site. se tiver algum material sobre qualquer assunto biblico que me possa enviar por e-mail serei grato. abraços !! eliseubirino@hotmail.com

  11. Olá, filhos de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Gostei muito deste material, estamos estudando a palavra (sobre as parábolas) e me ajudou muito, que Deus os abençõe e ilumine sempre, precisamos falar do filho de Deus, o Salvador, muitos ainda precisam conhecê-lo!!!!!!!!!!!!!! saúde e fiquem com Deus. Abraços fraternos!!!

  12. Olá, meus amados e queridos irmãos da palavra de Deus.Nosso querido Pai quer fazer uma grande obra na sua vida só precisa vc dá lugar prar Deus trabalhar porque Ele que dá o melhor prar vós,gostei do assunto abodado nesse site agradesso a Deus e pesço a benço dele para vós Amén!

  13. maria graci de jesus costa

    Muito obrigada muito proveitosa aprendi muito que Deus derrame graça e misericórdia de ti parabéns pelo seu trabalho E deus vai continuar te capacitando amém 07 de setembro de 2011

  14. Gostei muito do site…gostaria de saber se há em algum lugar a descrição dos sete sermões de jesus e também quais foram suas últimas palavras, não na cruz, mas após sua ressureição, quais foram as últimas paravras antes da sua ascensão aos ceus. Obrigado

  15. Sao l0.28hs do dia 28.l0.13 e fiquei alegre em ler sua mensagem pois vejo que es atencioso comseus seguidores: mas quando eu escrevi que faltava a parabola de jotao em juizes 9.7, foi que no site das parabolas do Novo Testamento logo abaixo,foram relacionadas duas parabolas do Velho Testamento;2Sm.l2.1-4 e Is.5.1-7 e pensei em colaborar completando as VT.Obrigado.A PAZ DO ENHOR!

    • De fato tens razão. Eu que criei certa confusão. A reflexão tinha a intenção de alistar todas as parábolas do NT, mas ao fazê-lo, inclui, a título de exemplo e não de outra lista exaustiva, exemplos de parábolas do VT, só para dizer que parábolas não são de exclusividade do NT. Se for contar, são muitos exemplos de “parábolas” no VT. Quem sabe um dia a gente tentar alistá-las…

  16. Sao 23.05hs do dia 28.l0.l3 e acabei de ler sua recepcao ao meu questionamento.Estou no aguardo e se nas minhas pesquisas biblicas eu poder juntamente contigo,enviarei material para ter essa materia completa para todos os seus seguidores inclusive eu. Abracos. A PAZ DO SENHOR!

  17. Rafael,a Paz do Senhor!Desculpe eu me dirigir a vc. pois quem deve e Tim, mas permita-me dizer-lhe que vc pode ler atraves do Site os enderecos das parabolas meditar na Biblia e vc. vai ter mais entendimento atraves do Espirito Santo de Deus.Perdo-me se errei mas, creia que foi para que todos nos sempre lembremos que a Biblia e a Palavra de Deus.Tambem peco desculpa ao Tim,dono do SITE.

  18. Fabricio, a Paz do Senhor! A parabola dos talentos e a nona na relacao do SITE, so que esta indicada no Livro de Lucas capitulo 19 e versos de 12 a 27(Lc.19.12-27).Qundo vc. fala do Livro de Mateus, ai ha um engano, pois vc. diz ser Capitulo 14, quando o Capitulo e 25.Corrigindo a parabola fica no Livro Mateus, Capitulo 25 nos versos de 14 a 30. Como vc. pode ter notado esta parabola esta em dois Livros daBiblia (Lc.19.12-27) e (Mt.25.14-30).No livro de Lucas esta parabola e chamada de Parabola dos 10 servos e das 10 minas.Espero ter entendido e me desculpar pois e o Tim quem e o dono do SITE, e a ele tambem.

  19. Permitam-me uma observação: há diferenças entre a Parábola dos Talentos e a Parábola das Minas. A parábola citada no item 9 é a das minas e não a dos talentos. Esta não foi listada. Enquanto a parábola dos talentos fala dos dons que cada um de nós recebemos, a das minas fala das oportunidades que nos são dadas.

  20. Bom dia, Timóteo Carriker.
    Muito Obrigado, contribuir para com o meu conhecimento.
    Sou catequista há 6 anos, na paroquia do Bairro São Jacinto em Teófilo Otoni-MG.
    Que Deus continue abençoando esta a sua pessoa e familia.
    Feliz 2015, repleto de Fé, amor, paz, saúde, felicidade, conquistas…, enfim que Deus se faça presente em todos os teus momentos e de todas aquelas pessoa adjacentes a ti.
    Abraços de Vanilson e toda a Paroquia do São Jacinto.

    • Excelente livro para entender os diversos gêneros da Bíblia para a interpretação é de Gordon Fee e Douglas Stuart, Entendes o que lês? da Editora Vida Nova. Em geral as parábolas são metáforas da vida, às vezes destinado a encobrir a sua própria mensagem para o ouvinte descuidadoso. Lembra um pouco a música do Chico Buarque, “Cale-se” (ou “Calice”)

  21. Ola Maria Jose, Duas coisas importantes: as perguntas do seu filho, e o interesse em saber mais de Jesus, a maior fonte de conhecimento a respeito de Jesus é a Bíblia, leia o evangélico de São João e em caso de você precisar de ajuda para compreender e ajudar seu filho, eu me coloco à disposição, pode mandar suas perguntas para o e-mail filospr@hotmail.com

  22. Olá, gostaria que verificasse equívoco na citação da parábola n. 26 “A grande festa — Lucas 14.28-33” … Deveria ser Lucas 14:15-24
    Obs.: Sou novato na palavra e adorei o post. Descobri o equívoco por acaso. Abração!

    • Joaquim, há diversas maneiras e lugares no Novo Testamento onde Jesus é referido como Deus. Um dos mais correntes é pela simples referência a ele como “Senhor”, que traduz a palavra grega, kurios, a mesma palavra usada para traduzir o nome próprio de Deus em hebraico, Yahweh, para o Antigo Testamento em grego. Mas há diversas outras maneiras também,…

  23. Excelente o texto sobre as parábolas, vejo muito ignorantes, literais ignorantes falando boçalidades meu caro, mas não desanime. Que Deus o abençoe!
    Para quem quer saber mais sobre as parábolas, todas elas se encontram em um livro chamado Bíblia Sagrada, vá ler ao invés de criticar as pessoas por sua preguiça de buscar as coisas e querer tudo “mastigadinho”!

  24. Timóteo Carriker existe algum livro Cristão com escritor de boa referencia que você me indicaria para leitura que oferece um estudo tanto mais teológico ou devocional? (preferencia devocional, pois busco mais experiencias do que somente informações)

  25. Vejo tantas pessoas questionando que a matéria só tem o nome das parábolas e não elas escritas, são 40 parábolas já pensou o tempo que se iria gastar inultilmente para as escrevelas.
    O endereço estar aí, quer se aprofundar no conhecer, pega a tua Bíblia e estude.

    • Ter uma lista organizada de 40 parábolas mesmo que falte aiguma

      9a

      Sem intenção de ofender alguém, ter uma lista organizada das parábolas do Sr Jesus e a citação de onde encontrá-las, já é muito útil. Se puder, retifique o conhecimento do site e acrecente mais, segundo já foi sugerido em comentários.

      0 e

  26. Arrependimento, amor e servir, fazendo a vontade de Deus. Eu acredito que Jesus é o messias, filho de Deus, Deus e Senhor. Quem quer o Espirito veja https://www.youtube.com/watch?v=agJrpDDfIiY&feature=youtu.be
    Repent, love and serve, doing the will of God. I believe that Jesus is the messiah, son of God, God and Lord. Who wants the Spirit see https://www.youtube.com/watch?v=agJrpDDfIiY&feature=youtu.be
    Repentance, amour et servir, faire la volonté de Dieu.Je crois que Jésus est le Messie, Fils de Dieu, Dieu et Seigneur. Qui veut voir l’Esprit https://www.youtube.com/watch?v=agJrpDDfIiY&feature=youtu.be

  27. KERLI FIGUEIREDO SIMM

    Adorei o site, pois me ajudou muito em minhas aulas de Ensino Religioso e por não haver o ícone para acessar as parábolas diretamente, os alunos tiveram que pesquisar na Bíblia, o que foi muito positivo, pois puderam ver que encontramos na palavra de Deus, resposta para todas nossas dúvidas, basta pesquisar e saber interpretá-la corretamente.
    Desenvolvemos um trabalho em grupos,onde os alunos escolheram uma parábola, e apresentaram para seus colegas, depois fizeram uma reflexão sobre como interpretá-la com os dias atuais e comentaram sobre a lição que ela nos traz para os dias atuais.

  28. Gostei muito do seu blog, mas em relação ao Antigo Testamento faltou muitas parábolas, como por exemplo:
    1-Balaão fala a parábola: Os moabitas e os israelitas. (Nm 23,24).
    2-Jotão fala a parábola: As árvores que escolheram um rei. (Jz 9,7-15).
    3 -Uma mulher de Tecoa em Jerusalém fala a parábola: O conflito entre irmãos. (II Sm 14,9).
    4- um jovem profeta de Samaria fala a parábola: O prisioneiro que escapou. (I Rs 20,25-49).
    5- Rei Joás em Jerusalém fala a parábola: O espinheiro e o cedro (II RS 14.9)
    Ezequiel no seu livro traz 3 parábolas
    As águias e a vinha (Ez 17,3-10).
    Os filhotes de leão (Ez 19,2-9).
    O caldeirão fervente (Ez 24,3-5).
    Pode ser que haja mais , se houver não me lembro. Que Deus continue te abençoando muitíssimo!

  29. Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo

    Boa noite, Timóteo, é sempre bom encontrar estudos bíblicos tão preciosos e tão verdadeiros, como este postado por você. Nos ajuda no crescimento espiritual e permite que sejam lecionados nas EBD, como farei na minha classe de adolescentes amanhã. Que Deus abençoe sua vida e seu ministério. Abraços de uma ovelhinha da IPV. Eveline M C Azeredo!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *