A Bíblia…

  • Tem 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento
  • Foi escrita por mais que 30 pessoas
  • Possui 30.442 versículos
  • Foi escrita durante um período de 1.500 anos
  • Seus escritores incluem: um coletor de impostos, um pastor de ovelhas, um doutor, alguns pescadores, um filósofo, um pregador, alguns profetas, um diplomata, um rei, e um rabino

Com seus 15.000 referências a Deus, a Bíblia é o melhor livro para saber a seu respeito, e por ela, é possível conhecê-Lo de modo bem íntimo. Começamos pelos seus nomes. Na Bíblia, um nome é muito importante porque descreve o carácter daquele que possui o nome. Considere os 10 seguintes nomes de Deus, e 18 títulos de Jesus (clique na tabela para abrir uma imagem maior):

10-nomes-de-deus.jpg

18-nomes-de-jesus.jpg

  1. Walter querido:

    Não há nenhuma afirmação aqui de que Deus tem APENAS 10 nomes. Alias, nem são propriamente nomes, já que o Criador tem um só nome próprio, YHWH. Esta é apenas uma lista ilustrativa de diverso títulos e nomenclaturas usados para Deus…

    Abraço…

      • Meus amigos, como foi explicado, os nomes significam as qualidades que Deus possui, por isso Ele tem vários nomes com seus significados, que tenha 10 ou mais, isto é real e é bíblico, se voces pesquisarem na bílbia, verão que na época antes de Cristo, costumava-se dar nomes as pessoas e lugares de acordo com a ocasião, Moisés, mesmo, se chama assim porque foi retirado das águas, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, significando que ele seria pai de numerosas nações Gen. 17:5; quando Abraão foi sacrificar seu filho Isaque, e Deus o impediu, pois estava provando sua fé, e Deus providenciou um carneiro para sacrificio, Abraão colocou o nome daquele lugar: O Senhor proverá, Gen. 22:12-14; quando Isaque abriu pocos no Vale de Gerar, os patores locais contenderam com ele, e chamou o lugar de Eseque, porque contenderam com ele, Gen 26:19,20; Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.
        Disse Lia: Afortuna! E lhe chamou Gade. Gen. 30:10,11; Jacó levantou um altar a Deus e ao lugar chamou de El-Betel; porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão, Gen 35:7; e existem muitas outras passagens bíblicas que evidenciam o significado dos nomes de acordo com a ocasião. Boa leitura todos.

    • Claudio Cesar Gomes Gonçalves

      A Paz do Senhor Prezados irmãos em Cristo Jesus!
      Êxodo capítulo 3 versículos 13, 14 e 15 e se me permitem vou transcrevê-los aqui:
      3:13 – Então disse Moisés à Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é seu nome? Que lhes direi?
      3:14 – E disse Deus à Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
      3:15 – E Deus disse mais à Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; e este é meu MEMORIAL de geração em geração.
      Trechos copiados da Bíblia Sagrada Harpa Cristã, edição Revista e Corrigida edição de 1995 de João Ferreira de Almeida.
      O termo “memorial” foi grafado por mim, para que fique dito que o termo quer dizer “ficar como “lembrança”, “na memória”, “no conhecimento” de geração em geração”, ou seja, PARA SEMPRE, a respeito do NOME D’ELE.
      Amados, o nome de Deus todos os crentes e não crentes, sabem qual é: DEUS. Para quem tem maior conhecimento da Escritura YWHW, ou Yavé, Javé. Mesmo estes são traduções, transliterações ou o termo que quiserem usar, aproximações do verdadeiro nome de Deus, pois a sua pronúncia foi esquecida a muito, muito tempo, uma vez que aqueles que liam as escrituras, quando se deparavam com o nome de Deus, ou pronunciavam Adonai (Senhor) ou escreviam o nome na margens dos rolos, por temor de pronunciar o nome de Deus. Eles, os leitores, não se sentiam limpos o suficiente para pronunciar o nome sagrado. OHHH ALELUIA!!!! Quem dera que nos dias atuais, tivéssemos nós o mesmo temor que existia naquele tempo, e não pronunciar o nome de Deus em vão ou de qualquer maneira.
      E para encerrar minha contribuição quanto ao assunto, não querendo saber mais do que ninguém, os “outros nomes de Deus”, são apenas adjetivações pela passagem em que as pessoas eram agraciadas com a misericórdia de Deus: Deus proverá,;Deus é a minha bandeira; Deus é a minha rocha, etc.etc.
      Espero ter, como disse anteriormente, contribuído com algo aos irmãos, dizendo também que, se formos fiéis, Deus nos proverá de todo conhecimento a respeito da Pessoa d’Ele.
      A Paz do Senhor possa sempre estar entre nós.

    • Quais são os diferentes nomes de Deus e o que significam?

      Pergunta: “Quais são os diferentes nomes de Deus e o que significam?”

      Resposta: Cada um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu caráter multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia:

      EL, ELOAH: Deus “poderoso, forte, proeminente” (Gênesis 7:1, Isaías 9:6) – etimologicamente, El parece significar “poder”, como em “Tenho o poder para prejudicá-los” (Gênesis 31:29). El é associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19), zelo (Deuteronômio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.

      ELOHIM: Deus “Criador, Poderoso e Forte” (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) – a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1).

      EL SHADDAI: “Deus Todo-Poderoso”, “O Poderoso de Jacó” (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) – fala do poder supremo de Deus sobre todos.

      ADONAI: “Senhor” (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) – usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.

      YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: “SENHOR” (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14) – a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como “SENHOR” (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, “Senhor”. A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés “Eu sou quem eu sou” (Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).

      JEOVÁ-JIRÉ: “O Senhor proverá” (Gênesis 22:14) – o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

      JEOVÁ-RAFA: “O Senhor que sara” (Êxodo 15:26) – “Eu sou o Senhor que te sara”, tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.

      JEOVÁ-NISSI: “O Senhor é minha bandeira” (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.

      JEOVÁ-MAKADESH: “O Senhor que santifica, torna santo” (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) – Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.

      JEOVÁ-SHALOM: “O Senhor nossa paz” (Juízes 6:24) – o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO.

      JEOVÁ-ELOIM: “Senhor Deus” (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) – uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico “Senhor”, significando que Ele é o Senhor dos senhores.

      JEOVÁ-TSIDIKENU: “O Senhor nossa justiça” (Jeremias 33:16) – Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós “para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

      JEOVÁ-ROHI: “O Senhor nosso Pastor” (Salmo 23:1) – Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: “Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará” (Salmo 23:1).

      JEOVÁ-SHAMMAH: “O Senhor está ali” (Ezequiel 48:35) – o nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4).

      JEOVÁ-SABAOTH: “O Senhor dos Exércitos” (Isaías 1:24, Salmos 46:7) – Exércitos significa “hordas”, tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer.

      EL ELIOM: “Altíssimo” (Deuteronômio 26:19) – derivado da raiz hebraica para “subir” ou “ascender”, então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El Elyon denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio.

      EL ROI: “Deus que vê” (Gênesis 16:13) – o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.

      EL-OLAM: “Deus eterno” (Salmo 90:1-3) – A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. “De eternidade a eternidade, tu és Deus.”

      EL-GIBOR: “Deus Poderoso” (Isaías 9:6) – o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15).

  2. Para que que eu devo saber todos esses nomes de Deus, quero saber se irá fazer alguma diferença em chama-lo de DEUS ou pelo seu nome próprio, se sei que ele é o EU SOU como fica então que nome devo invocar em minhas orações, e se isso fai fazer diferença/ obrigada

        • maravilhoso
          realmente o homem sofre por falta de sabedoria.
          busquei e encontrareis,bateis e vos será aberto.
          examinai as escrituras., os tradudores gregos,britanicos,norte americanos, fizeram do jeito que quiseram e simplesmente aceitaram, sem divagar, se realmente era aquilo, e quando encontram, simplesmente por,como chamam,tradição errônea,não aceitam, por causa da mente cauterizada.
          eu costumo dizer assim: traduziu de quem? israel? então vai lá e vê como é, pois tenho certeza que lá ta mais certo do que aqui, ja que de lá foi feito a tradução.
          Aí vem o impacto, o que conhecemos esta totalmente errado. mas o que esperávamos? que o adversário não faría nada para inpedí a compreensão? o proprio salvador disse: se tirarem ou acrescentarem algo será acrescentando as pragas e fragelos desde livro.
          Então se há o castigo, é por que pode haver a transgressão, e se há transgressão, então esta provado a possibilidade do erro, e se há o erro, por que não conseguimos enxergar?
          R: simplesmente por que não queremos

          Por isso aquele que assim faz,é digno de condenação

        • Religião tu tens só não sabes o que significa , o termo religião aparece na bíblia porque Paulo mensiona a religião destas pessoas é vã ,porque ? Andam atoa e nem sabem para onde vam , se segues o Deus dos cristão a sua religião é cristã mais a pergunta é tu és cristã ? Não basta só orar mais sim viver a vida de Jesus , Mateus 16-24

  3. o nome dos atributos é elohin,elyon,el shaday etc,(existe 72 atributos) o nome do pai em forma de filho é yehôshua conhecido popurlamente pela abrev.yeshua, nome do salvador. se na epoca chamassem Yehoshua de jesus com certeza ele não atenderia.

    • Caro Agrinaldo:

      Lamento informa-lhe que a sua informação está equivocada. O que você chama de atributos são propriamente títulos, tipicamente usados no lugar do nome (o ome próprio de Deus revelado nas Escrituras é YHVH). Jesus também era conhecido mesmo como Yeshua e reconhecido como o Meshiach

      • gosto de suas citações,
        pra mim o mais importante é Ele saber o meu. quem eu sou, se sou Dele. Uma coisa me intriga nas Escrituras o nome do Consolador ,
        Jesus pediria para o Pai enviar qdo Ele se ascenderia. Quem é o Consolador, muitos por ai dizem ser Espirito Santo, como?

        • O verdadeiro nome de Deus é Jesus , porque ? Não teria lógica sendo o nome de Deus Jeová e no novo testamento não aparecer , claro que saram a explicação de que o novo testamento foi escrito em grego , mais perceba que em 1joao 5-20 ela diz que sabermos que o filho de Deus é vindo e nos deu a conhecer o verdadeiro Deus isto é Jesus Cristo o verdadeiro Deus e a vida eterna , Isaias 40-10 diz que o Senhor vira com o Seu braço forte e trará com sigo o seu galardão e dará a cada um segundo as suas obra , e no apocalipse 22-12 a 16 diz que será Jesus a dar o galardão , voltamos em Actos dos apóstolo diz que Deus resgatou as ovelha com o seu próprio sangue , no livro de Ezequiel (34-1.. o Senhor disse que viria Ele mesmo procurar as suas ovelhas , desceria dos céu para buscar as suas ovelhas , ABIBLIA DIZ QUE O NOME DE JESUS ESTÁ A CIMA DE TODO NOME POR MEIO DESTE NOME TODO JOELHO SE PROSTRARA E TODA BOCA CONFESSARÁ QUER DOS QUE ESTÃO NOS CÉU , NA TERRA ,obs. Deus também está nos Céu , Ele É o Deus todo poderoso e Senhor dos senhor !!

  4. o nome de DEUS E JESUS [ NO PRINCIPIO ERA O VERBO LEMBRA ? QUEM ERA O VERBO ? QUEM SE FEZ CARNE? se Maria ficou gravida pelo espírito santo quem e o pai DEUS ou espírito santo? és que o espírito santo verteu seu sangue na cruz ? sangue espírito santo ? para com esta ideia que pronomes de tratamento e nome de DEUS NOME E NOME e pronto trindade nao tem na palavra isto foi 330 anos após JESUS no concilio de nicéia

    • O verdadeiro nome de Deus é Jesus , porque ? Não teria lógica sendo o nome de Deus Jeová e no novo testamento não aparecer , claro que saram a explicação de que o novo testamento foi escrito em grego , mais perceba que em 1joao 5-20 ela diz que sabermos que o filho de Deus é vindo e nos deu a conhecer o verdadeiro Deus isto é Jesus Cristo o verdadeiro Deus e a vida eterna , Isaias 40-10 diz que o Senhor vira com o Seu braço forte e trará com sigo o seu galardão e dará a cada um segundo as suas obra , e no apocalipse 22-12 a 16 diz que será Jesus a dar o galardão , voltamos em Actos dos apóstolo diz que Deus resgatou as ovelha com o seu próprio sangue , no livro de Ezequiel (34-1.. o Senhor disse que viria Ele mesmo procurar as suas ovelhas , desceria dos céu para buscar as suas ovelhas , ABIBLIA DIZ QUE O NOME DE JESUS ESTÁ A CIMA DE TODO NOME POR MEIO DESTE NOME TODO JOELHO SE PROSTRARA E TODA BOCA CONFESSARÁ QUER DOS QUE ESTÃO NOS CÉU , NA TERRA ,obs. Deus também está nos Céu , Ele É o Deus todo poderoso e Senhor dos senhor !!

    • O verdadeiro nome de Deus é Jesus , porque ? Não teria lógica sendo o nome de Deus Jeová e no novo testamento não aparecer , claro que saram a explicação de que o novo testamento foi escrito em grego , mais perceba que em 1joao 5-20 ela diz que sabermos que o filho de Deus é vindo e nos deu a conhecer o verdadeiro Deus isto é Jesus Cristo o verdadeiro Deus e a vida eterna , Isaias 40-10 diz que o Senhor vira com o Seu braço forte e trará com sigo o seu galardão e dará a cada um segundo as suas obra , e no apocalipse 22-12 a 16 diz que será Jesus a dar o galardão , voltamos em Actos dos apóstolo diz que Deus resgatou as ovelha com o seu próprio sangue , no livro de Ezequiel (34-1.. o Senhor disse que viria Ele mesmo procurar as suas ovelhas , desceria dos céu para buscar as suas ovelhas , ABIBLIA DIZ QUE O NOME DE JESUS ESTÁ A CIMA DE TODO NOME POR MEIO DESTE NOME TODO JOELHO SE PROSTRARA E TODA BOCA CONFESSARÁ QUER DOS QUE ESTÃO NOS CÉU , NA TERRA ,obs. Deus também está nos Céu , Ele É o Deus todo poderoso e Senhor dos senhor !!

  5. só preciso saber que ainda antes que ouvesse dia Ele era e não ha ninguém quem possa livrar alguém de suas mãos, por que operando Deus, quem impedirá??

    Isaias 43.13

  6. É dificil para quem sede de respostar saber oque e de Deus e oque não é , mas quando temos pesquisas com referencias biblicas podemos crer . Essa pesquisa dos nomes me ajudou muito pois estamos fazendo um trabalho com crianças referente aos nomes atribuidos a Deus. Obrigada

  7. Oi!

    Gostei muito da forma como colocaram os nomes de deus pois eu já estava proicurando em livros mais nunca tinha achado assim. Seria interessante que vcs adicionassem os textos no originam para nós que não temos tnatos recursos em livros poder estarmais interados.

    • Tem um livro chamado: O Ser de Deus e os Seus Atributos, O. Autor Heber Carlos de Campos. Lá encontrará varios nomes e varias citações bem detalhadas todas com referencias com vertentes do grego e hebraico e seus significados.

  8. Nunca vi tanta besteira na minha vida.
    Se os médicos estudassem a medecina como os chamados cristão estudam as escrituras estaríamos todos mortos.
    É uma coisa bem simples: nome é uma coisa e adjetivo é outra.
    Adonai,Elohim, etc são adjetivos, atribuições….como governador, presidente,ou aquele que tem autoridade, força etc…..
    Iahwe, Jave, Jeová as diferenças aqui é só uma uestão de pronúncia, todos querem dizer a mesma coisa “Sou quem eu sou” e este é o nome próprio de Deus.

    Os ditos nomes de Jesus a que voce se refere nada mais são do adjetivos para suas inúmeras qualidades e as atribuições que tem.Voce ainda esqueceu o verbo e mestre de obras, pois foi quem ajudou o Pai na criação do mundo.
    Quem puder vá ao museu em londres ver antigos escritos, vasos cuneifornes com o nome de Deus gravado nele em diversos paragrafos etc etc etc PESQUISE ANTES DE FALAR………DEUS TENHA PIEDADE.
    “Para que todos saibam que tu cujo nome é SENHOR é o altissímo sobre todo universo” gente que coisa mais sem sentido, Deus quer que todos saibam seu nome e eles tiram, mudam, subvertem…….
    Fui católica quase a vida inteira e nunca ouvi tanta mentira.

    • Caro amigo Monteiro:

      Obrigado pelo retorno, mesmo áspido e rápido para julgar. Pena que não tenha lido o artigo e nem as respostas antes de julgar. Pois teria reparado que se fala mesmo de “títulos” de Jesus e não e nomes próprios.

      Algumas correções:

      1. “Elohim” não é título, é simplesmente a palavra genérica para “deus”, usada, sim, frequentemente como nome, do mesmo jeito que se faz em português e muitas outras línguas.

      2. “Iahwe”, “Jave” e “Jeová”…. as primeiras duas palavras são pronunciadas de modo igual. A diferença não é de pronúncia mas apenas de ortografia. A palavra, “Jeová” é invenção bem posterior ao hebraico bíblico, composta das consoantes de “Iahve” e das vogais de “Elohim” para facilitar na leitura em voz alta da palavra “Iahve” que era considerada sagrada demais para pronunciar.

      3. Claro, a lista de títulos de Jsus não é exuastiva e nem pretendia ou alegava ser.

      Citando as suas próprias palavras com uma pequena alteração:

      LEIA ANTES DE FALAR…..DEUS TENHA PIEDADE

    • 11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

      12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

      13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sed

  9. Que o Shalom do Senhor esteja sobre nós, li todos o escritos e, creio que precisamos aprender e apreender cada dia mais, mas o que não podemos é entrar em “eu sei, você não”, pois assim ninguem sai ganhando, pois quando agimos de maneira a conhecer mais da palavra de Deus, com certeza Ele se agrada, não importa se são livros como os de Macabeu, e outros, o importante é agregar conhecimento.
    Quando estive em Israel em nov. de 2009, visitei as tubas dos macabeus, creio que tudo pode agregar valores ao povo seleto de Deus.
    Caro Timóteo gostei de suas respostas, que tu estejas sempre disposto a responde de maneira coerente, pois isso agrada ao Senhor.
    Abraços.

  10. Querido irmão vc me dá orgulho de ser evangélica quando rebate as críticas infundadas sobre o seu artigo.Que a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus cristo esteja sempre contigo….

  11. É TÃO SIMPLES E CONVICENTE FALA DE DEUS:
    DEUS SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS E QUANDO ELE CASCEU
    TODOS OS POVOS CONHECERAM O SEU GRANDE NOME “JESUS O NOME SOBRE TODO O NOME. ATOS 4:12 EM NENHUM OUTRO NOME HA SALVAÇÃO PELO QUAL DEVOMS SER SALAVOS, POR ISSO QUE TEMOS QUENÃO SÓ CONFESSAR O SEU NOME COMO TBÉM RECEBELOS NAS ÁGUAS UM ABRAÇO QUE DEUS VOS ABENÇOEE

  12. O mundo precisa de ouvir a mensagem de salvação, muitos ao invés de proclama-la estão impedindo os simples de se chegarem a Deus confundindo suas mentes. Tenho 43 anos, já tive experiência com muitas pessoas endemoninhadas, todos os demonios que as pertubavas, saíram em nome de Jesus. Vamos parar de discutir o nome de Deus. Meu nome é Gamaliel, mas se me chamarem pelo meu apelido eu também atendo.

  13. A paz esteja comvosco!
    Obrigado a todos,gostei dos artigos e dos comentários.
    Com um pouco mais de zêlo talvez se evitassem tantos erros ortográficos,a pressa e o descuido não deveriam estar presentes nos momentos dedicados ao nosso aprimoramento espiritual.
    Deus tenha Misericórdia de todos nós.

      • varões de Deus!

        Quero fala do nosso Deus também, vamos lá? o nosso Deus todo poderoso tem mistérios e o seu nome e mais profundo que as profundezas mais alto que as alturas, O seu nome YHWH se escreve com quatro letras, que significa YUD HE WAW HE, o nosso YUD que significa emanação “HE” criação “WAW” formação “HE” ação. isso e Deus na sua essência quando Deus fala com Moisés EU SOU O QUE SOU está se referindo em três tempos, passado ,presente e futuro pra você escreve passado presente e futuro em hebraico se escreve com três letras (YHV) então Deus falou pra Moisés que ele é o passado o presente e o futuro então o nome de DEUS e yhwh

  14. bom dia irmaos,
    estava pesquisando quais os outros nomes que foram dados ao nosso SENHOR e fiquei feliz ao encontrar este artigo.
    so fiquei triste por ver tantas indagaçoes,vcs falam tanto de ter conhecimento,lembre-se que a palavra de DEUS quando estudada sem vida ou seja (sem o espirito de DEUS) e apenas letra preta em papel branco,se vcs se alimentassem da palavra com vida nao estariam indagando uns aos outros ,pois o SENHOR nos revela a verdade.
    abraços fiquem com DEUS!

  15. todos nos temos rosto diferente, mas nos que adoramos a DEUS, que samos batizado, somos de um mesmo DEUS, ele nos capacita, cada um tem um talento, um dom pra aprende um com outro que e bom pra nos ficamos mas juntos mas cheio de amo e carinho, em amo fraternal com respeito e procurando aprender juntos, cheio do seu espirito santo pra ele trabalha em nossa vida ele veio pra fazer nossa naçao unidas veio nos ensina nao devemos faze escepiçao de pessoa,__ devemos si unir e ajunta as nossas congregaçao pra estuda melho e fazer vigilhas pra DEUS NOSSO SENHO SAUVADO JESUS fala conosco, SAO DOMS.muitos doms diferentes pra nos viver felis, juntos DEUS opera ainda milagres, e fas revelaçao, e da visao de ver coisa, que muitos nao ver, e fazer coisa que outro nao pode faze existe, O MILAGRE DEUS fas quando que , ele ussa servo quando que, pra faze milagre e pra sabermos, que ele ussa e da o dom conforme o desejo de sua alma, em si, ele e bom e tem ves que ele opera so pra aumenta nossa fe, pra nos saber que ele esta ainda conosco

  16. Monsueto Araujo de Castro

    ENGANAR AS PESSOAS EM NOME DE JESUS:É com tristeza que vejo muitos pregadores desonestos, enganando as pessoas em nome de JESUS. É muita gente safada, visando apenas dinheiro, mais dinheiro, falando o nome de JESUS. Você para alcançar ou ser atendido por DEUS, não precisa pagar ou dar dinheiro pra ninguem, é só fazer o pedido com fé. Agradeça quando for atendido. Podendo, ajude sim.É importante participar e ajudar as pessoas. Existem muitas instituíções religiosas sérias, procure obter informações,antes de se tornar membro de alguma delas.

  17. 1) As escrituras afirmam em Atos 4:12 que “nenhum outro nome nos foi dado pelo qual importa que sejamos salvos”, e isso implica em um único nome para nossa salvação.
    2) O Nome do Messias foi informado a Maoroém (Maria) e a Yaohusáf (José) por mensageiros celestiais (anjos). A nenhum homem foi permitido escolher um nome para o Messias.
    3) O Nome do Messias foi profetizado em Zokharyaohu (Zacarias) 6:11,12. Somente um nome foi profetizado, e não vários.
    4) Provérbios 30:4 pergunta: Qual é o seu Nome, e qual é o Nome de seu Filho. Singular significa UM ÚNICO NOME, e não vários, senão o texto perguntaria “quais são os seus nomes” em vez de “qual é o seu Nome”, no singular.
    5) Filipenses nos informa que o Messias recebeu um Nome que está acima de todo nome. Ora, se há um Nome acima de qualquer outro nome, então só pode ser um, porque se fosse mais de um nome, então não estaria acima de todo nome, mas acima de “todos menos um”. Além disso, o texto diria que ele recebeu nomes que estão acima de todos os outros nomes, mas, novamente, o texto está no singular, e não no plural. Há um só Nome acima de todos os outros nomes, de acordo com Filipenses.
    6) Yaohukhánan (João) 1:12 diz: “…deu-lhes o poder de serem feitos filhos do Altíssimo, a saber: aos que crêem no seu Nome”. Novamente o texto está no singular, porque de forma nenhuma o texto diz “aos que crêem em um de seus nomes” e muito menos “aos que crêem em todos os seus nomes”.
    7) Yaohukhánan 3:18 diz que: “Quem não crê, já está julgado, porquanto não crê no Nome do Unigênito filho do Altíssimo”. Se fosse verdade que o Messias tem mais de um nome, este texto estaria errado, porque ele deveria dizer: “Quem não crê já está julgado, porquanto não crê em nenhum dos nomes do Unigênito filho do Altíssimo”.
    8) Nomes próprios não são traduzíveis. Você não encontrará nomes próprios com traduções em nenhum dicionário, porque não se traduz nomes próprios. Os dicionários contém todas as palavras dos idiomas, menos nomes próprios. Não é válido o argumento de que o Nome do Messias foi traduzido, porque se alguém o fez, errou muito; primeiramente por adulterar aquilo que o Pai, por meio de espíritos mensageiros (anjos) determinou que fosse o Nome que ele deveria receber; em segundo lugar, porque adulterou as próprias profecias que indicam com clareza cristalina o Nome que o Messias teria. Quando alguém diz que “Jesus” é “um outro nome grego” para o Messias, esta pessoa está dizendo diversas coisas muito más:

    a) Está dizendo que a determinação do Pai quanto ao Nome de seu Filho não foi adequada e nem precisa ser respeitada.

    b) Está anulando as profecias que anunciaram o Nome com toda a clareza.

    c) Está roubando o significado que o Nome YAOHUSHUA tem, pois “Jesus” não tem nenhum significado digno.

    d) Está adulterando as escrituras em João 1:12, passando a frase para o plural.

    e) Está adulterando as escrituras em João 3:18, passando a frase para o plural.

    f) Está adulterando as escrituras em Provérbios 30:4, passando a frase para o plural.

    g) Está anulando Atos 4:12 que fala sobre um único Nome.

    h) Está adulterando Filipenses que fala apenas no singular sobre um único Nome.

    9) Se eu adulterar todos os documentos oficiais que tenham registro do nome do presidente do Brasil, colocando o meu nome no lugar do nome dele, é claro que eu serei um impostor querendo me fazer passar pelo presidente, obviamente para usufruir do poder e benefícios que um presidente possui. Assim são os impostores que colocaram seus nomes no lugar do NOME ÚNICO do Messias nas traduções. Espíritos malignos impostores querendo receber culto e adoração por parte dos incautos que não percebem que mudando-se um nome se está mudando a pessoa por trás daquele nome.
    10) Seres espirituais invisíveis só são identificados por meio de seus nomes. Quando se usa um outro nome, na verdade se está invocando um outro ser espiritual.
    11) Na África, o nome que passou a ser usado para o Messias, pelos missionários foi “Olorum”, cujo é exorcisado como demônio aqui no Brasil. Você consideraria este nome “Olorum” apenas uma “versão africana” do nome do Messias, do mesmo modo que você considera “Jesus” apenas uma versão grega do nome do Messias? Você oraria e adoraria “Olorum”? Afinal, é só uma versão africana….

    O fato é que tanto “Olorum” (versão africana), como “Tupã” (versão indígena), como “Isa” (versão árabe), como “Jesucristo” (versão espanhola), e também “Jesus” (versão brasileira), não passam de seres malignos impostores que usaram tradutores corruptos para colocarem seus nomes nas escrituras traduzidas, e passando assim a receber louvor e adoração indevidos daqueles que não percebem esta realidade.

    Por favor, estimado …………, afirmar que o Messias possui mais de um nome é negar as próprias escrituras. E como ele não possui mais de um Nome, é óbvio que outros nomes não se referem à pessoa dele, mas a espíritos malignos impostores que querem ocupar o seu lugar, fazendo-se passar por ele.

    Seria, então, “Jesus” o nome de algum ser maligno?

    Eu responderia esta pergunta com outra pergunta. Que diferença pode existir entre “Isa”, “Tupã”, “Olorum” e “Jesus”? Certamente você não tem nenhuma dificuldade em crer que “Tupã” é o nome de um ser maligno, cultuado pelos indígenas. “Olorum” é muito fácil de associar aos cultos pagãos afro-brasileiros, de total controle demoníaco. “Isa” é menos conhecido da maioria, mas ainda assim é o ídolo pagão do culto à lua, também aceito pelos missionários devido à cultura local árabe já utilizar tradicionalmente este nome para se referir erradamente ao Messias de Yaoshorul (Israel). Por que haveria de ser diferente com relação ao nome “Jesus”? Só pelo fato das pessoas estarem “acostumadas” com este nome falso desde os dias de suas infâncias? Uma mentira que atravessa os séculos passa a ser verdade? Uma mentira em que milhões crêem passa a ser verdade? Número de pessoas que crêem determina o que é verdade e o que é mentira? Se você é um evangélico e pensa assim, lembre-se que os católicos são em maior número que os evangélicos. Se você é católico e pensa assim, lembre-se que os islâmicos são em maior número que os católicos. Este “Jesus” é o mesmo “Zeus”, da mitologia grega, agora disfarçado de um ser “bonzinho” para usurpar o lugar do verdadeiro Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), fazendo-se passar por Ele, respondendo a orações, operando coisas extraordinárias e tudo o mais que seja necessário para manter as pessoas debaixo do engano. Perpetuar o engano é sua principal atividade e seu principal objetivo.

    Se você que lê estas palavras, por um momento ficar irado por estar lendo tão duras palavras contra um nome que você há muito tempo cultua e adora, então, por favor, investigue a fundo o que aqui apresentamos antes de tirar conclusões erradas e precipitadas. É a sua salvação que está em risco, é a sua vida eterna que está em risco. Se você duvida, então investigue, leia as escrituras a este respeito, pergunte-se por que eles substituíram TODAS as ocorrências do Nome do Pai pela palavra “SENHOR”. Senhor, na língua portuguesa é a tradução direta do hebraico “BAAL”, o ídolo com o qual o povo frequentemente adulterava. Pergunte-se também por que o Nome do Messias não foi permitido ser escolhido por Seus pais terrenos e nem por nenhum ser humano, mas veio diretamente dos céus, por meio de um mensageiro. Pergunte-se também, por que Filipenses afirma que há UM Nome acima de todo nome e não “alguns nomes” acima de todo nome. Pergunte-se e investigue a origem da palavra “Deus” e do nome “Jesus”. Pergunte-se por que este nome “Jesus” começa com uma letra que nem sequer existe em hebraico e não existia antes do século XIV. Pergunte-se também, por que o enviado disse: “e lhe porás o Nome de …….. porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles”, se o nome “Jesus” não possui este significado.

    Visite:
    http://maoryaohushua.wordpress.com/
    http://yaohushua.antares.com.br/
    Yaohushua
    O caminho, a Verdade e a Vida

    • Caro Lucas:

      Agradeço muito a sua contribuição. Escreveu com bastante convicção e detalhadamente. Pela composição deste site, deve ficar óbvio que discordo com as suas colocações. O estudo aprofundado da transmissão dos manuscritos é muito técnico envolvendo mais que mil manuscritos em museus no mundo inteiro e exigindo uma perícia não só nas línguas originais como também nos processos de arqueologia e crítica literária. Mas em resumo estes estudos, praticamente consensualmente, desmentem suas observações a respeito da tradução dos nomes nas Escrituras Sagradas. Também o estudo da antropologia cultural e o conhecimento da história da igreja na África desmentem as suas analogias a respeito do uso dos termos iorubanos nos cultos e nas liturgias evangélicas. Finalmente, os estudos da linguística, semântica e da lexicografia revelam como ingênuas as suas afirmações a respeito da tradutibilidade das palavras e dos nomes.

      Não temos nenhuma dificuldade de receber palavras “duras” e elaboradas. Mas neste caso, acredito que a cegueira pelos espíritos maus caiu sobre ti.

      No nome santo e poderoso, acima de todo nome, capaz de nos salvar dos nossos próprios enganos…

    • Eu tenho um monte de porque.
      Porque a bíblia fala que aquele que mudar a palavra será castigado e tudo isso acontece e não se ver o castigo?
      Porque pastores falsos sonbam do santo nome do altíssimo e chama por outro nome e fica impune?
      Porque existe gente inocente sendo enganada e não tem intervenção divina nesse negócio?
      Olha! Eu olho para o céu e só echergo o imenso azul nas minhas inúmeras limitações e posso fazer inúmeros estudos que não chegarei a perfeição, que o verdadeiro Deus chegue logo e me ensine a ser seu servo porque eu estou cansado de tanta pregação e estudos que não vejo na vivência de ninguém.
      Eu não vejo algo que pudesse me salvar!! Sei que existe mas sei o quanto posso orar e nas minhas palavras desagradar ao altíssimo Deus por dizer algo errado. Gostaria que ele me visitasse e colocasse suas mãos em mim e me livrar desse terrível engano.

  18. willian santos nunes

    Por que será que os crentes e os lideres(dito menssageiros de Deus) de hoje não sabem o nome do pai e do filho ? Dizem que o pai e o filho tem varios nomes.Por que não os chamam pelo nome correto?
    Ex: pelé é nome ou apelido? lula é nome ou apelido? zico é nome ou apelido? E vc gostaria que te chama-se de Timotia,timaia,tipótio e etc (com todo respeito). Pois é ! Foi isso que os homens fizeram com o nome do pai e do filho,e o maior interessado em confudir as pessoas é o maligno,que continua com a sua obra destruidora.por que ele sabe o que está escrito:”aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” qual é o nome?!Há muita discursão e mentiras,por que não aprendem de Deus? .Está escrito:” E serão todos ensinados por Deus” ele não revela os seus segredos para qualquer pessoa;”Então,despedindo as multidões,foi Yeshua para casa.E,chegando-se a ele os seu DISCÍPULOS,disseram:Explica-nos a parábola do joio do campo”.Tem que ser DISCÍPULOS não basta ser evangélico,católico,budista,espirita e etc.Tem que nascer do alto. “Manifestei o TEU NOME aos homens que me deste do mundo.Eram teus,tu mo confiaste,e eles têm guardado a tua palavra.”
    O nome dado pelo pai,foi em Hebraico. O português como algumas linguas nem existiam naquela época.no Hebraico não existe ‘J’,só apartir do século 16 o jota vem a existir na lingua portuguesa.que veio do latim.que veio de Roma da igreja Romana. Nome não se pode mudar Éxp: HITLER,NAPOLEÃO,MICHEL JACKSON,MARADONA,NELSON MANDELA e outros famosos do mundo,são conhecidos por seus proprio nomes,se colocarem outros nomes será que as pessoas irão conhecelos ? E por que o filho de Deus e o pai tem varios nomes dados pelos homens? não será isso para confundir as pessoas e assim não tenham reverencia e respeito ao criador do universo. Está escrito:”O filho honra o pai,e o servo ao seu senhor,Se eu sou o pai,onde está minha honra?E,se eu sou o Senhor,onde está o respeito,para comigo?-diz o YHVH dos exercitos a vós outros,ó SACERDOTES que desprezais o meu NOME.VÓZ DIZEIS:EM QUE DESPREZAMOS NÓS O TEU NOME? (hoje não falam as mesmas coisas para com o nome do ETERNO ?!?!) pare e pense!!!!!

    • Os seguidores deste pensamento são equivocados. Não compreendem os princípios básicos da linguística e nem conhecem as Escrituras. Claro que nomes próprios podem ser traduzidos. Se não fossem a maioria dos nomes dos brasileiros, pelo critério de vocês, seria ilegítimo, pois são traduzidos de outras línguas ou transliteradas. Além disto, muitas pessoas, de novo, a maioria, possuem mais que um nome próprio. Eu mesmo sou tanto Timóteo quanto Carlos, ambos, aliás, traduções. E nas Escrituras, escritas em três línguas diferentes (hebraico, aramaico e grego), traduzem tranquilamente para cada uma destas línguas o nome de Deus.

      Claro, títulos não são nomes próprios. Mas não há nenhum desrespeito em chamar alguém pelo título, o que você e eu fazemos diaramente (por exemplo, “doutor”) e que a Bíblia faz centenas de vezes. Isto não é corrupção das Escrituras. É corrupção da mente de vocês que foram ensinados que as Escrituras formam corrompidas.

      • traduzir um nome, é colocar dentro do seu idioma o que esta palavra significa no idioma de origem exemplo: HOUSE traduzido para o português é casa eu pergunto a palavra Jesus é uma palavra brasileira qual é a tradução desta palavra para o hebraico o que significa Jesus em português?, por que a palavra hebraica Yehoshua em português significa “O Pai é a salvação” ou como dizem por aí “yaheweh é salvação

    • No original a transliteração literal do nome do Pai é YHWH a pronuncia ou seja a transliteração fonética é: YEH(RR)U ou YAH(RR)U e a sendo que o nome mais comum do Pai é YAH a transliteração fonética do nome do filho é:YEH(RR)OSHUA, depois do cativeiro babilônico , passou a ser YESHUA, o nome Jesus é uma modificação feita a partir do ano de 1400, lembrando porem que em hebraico não existe nenhuma letra correspondente a letra J nem o som, fica muito dificil para um judeu pronunciar a letra “j” não impossivel claro nós pronunciamos o TH ingles.

      • No cativeiro babilônico, os judeus passaram a falar cada vez mais aramaico, a língua do cativeiro. Por isso, o aramaico se tornou a língua mais corrente da rua em Israel na época de Jesus que o hebraico. O que você chama de “modificações” eram simplesmente traduções do hebraico para o aramaico e não propriamente “corrupções” maléficas.

  19. Amigos, Lucas e Willian eu fico me perguntando como é incrível !, alguem defender, como o Timóteo, que o Criador tenha vários nomes próprios e ainda compara um neme humano com O MOME SANTO! Quando diz que tanto faz chamá-lo de Timóteo com Carlos está se referindo a ele, é a mesma pessoa, não é incrível isso? É o cúmulo da ignorância!!!! Pela lógica, devemos admitir que a origem dos momes principalmente daquilo ou daquele que é Divino vem do idioma-mãe: o Hebraico. Se a lingua primitiva da raça humana está afirmando que o nome do CRIADOR É ÚNICO e IMUTÁVEL, porque insistir em defender mudanças, adaptações, etc,etc.? que certos maldosos e espertalhões impuseram muito depois com os surgimentos de outros idiomas elaborados pelos próprios homens. Quem defende essas idéias de mudanças do PRÓPRIO e SAGRADO acredita nos próprios homens e não no Criador de todas as coisas. Eu fico com O nome que é sobre todos os nomes: YHWH (YAOHUSHUA), Um abraço pra você Lucas e Willian, vocês não defendem idéias incoerentes.

    • Queridos:

      Basta ler o segundo comentário acima para verificar que nunca afirmei ter Deus mais que um nome próprio. Ou Manoel não sabe ler (e eu que sou ignorante!) ou simplesmente prefere polemizar e confundir as coisas. Óbvio que os nomes próprios podem ser traduzidos. O próprio “Manoel” ou “Emanuel” são nomes próprios traduzidos, como a maior dos nomes próprios. E quem diz que hebraico é “idioma-mãe” e “língua primitiva” não conhece o ensino bíblico muito menos alguma noção da linguística.

  20. Amigo Timóteo, quem escreveu no tópico 23?
    “Os nomes de Deus foram nos dados ao longo da Bíblia para a nossa edificação e conhecimento de Deus. Não é perda de tempo.”
    Me disculpa, é eu que não sei ler ou o amigo que escreve e não lê?
    Você está afirmando sim que o Criador tem vários nomes aí está a prova. Eu não afirmo nada de mim mesmo, eu só observo o que está escrito nas Escrituras Hebraicas que é a origem da fala/comunicação Divina. Com qual idioma você acha que o Criador se comunica no Céu com os anjos e como se comunicou pela primeira vez com com Adão e Eva, depois com Moisés no Monete Sinai, etc, etc, etc,… até mesmo depois do surgimento da Torre de Babel ( confusões de linguas) as Escrituras Sagradas continuam afirmando que o nome do Criador é o mesmo e único. Querer traduzir ou adaptar o nome próprio e Sagrado do Criador é sem dúvidas falta de concenso, desrespeito e amor ao Todo Poderoso!
    Veja bem que é muito sério a questão da indentidade de uma pessoa, mesmo aqui entre nós, se você apresentar pela a primeira vez seu nome “Timóteo” escrito ou falado para uma pessoa e depois falar ou escrever outro nome diferente do primeiro, o que é isso? – Mentira, falsidade ideológica, correto? Entre nós podemos combinar de ser chamado por um outro nome ou um apelido. Mas para com Aquele que é Santo! Isso é inlegal. Eu te pergunto, amigo, aqui mesmo neste mundo é correto termos mais de que uma identidade? Se exige respeito para com a nossa própria identidade ( Lei humana) imagina em se tratando da ( Lei Divina ) daquele que nos criou. Um abraço para você, vamos pesquisar mais para adquirirmos mais conhecimentos, ok? Fica com o ALTISSIMO!

  21. Caro Manoel:

    Cara, não dá para continuar a conversa contigo. Parece que a sua formação bíblica veio da leitura de quadrinhos de desenhos animados e as suas informações linguísticas simplesmente inventadas sem absolutamente nenhuma base bíblica! Desisto. Não vou te convencer e certamente as suas argumentações só servem para me convencer que preferes permanecer na ilusão da ignorância….

  22. “Ei, turminha!” Não é melhor Adorar a Deus pelo o que ele é (Amor, I Jo.4.16),do que ficar conjecturando pelo o que ele se chama? Isto me parece com aquele cara que fica discorrendo sobre as propriedades da água enquanto morre de sede!

  23. Falando nisto, como é que se pronúncia YHWH? Faço esta pergunta, porque ainda penso como um débio. Veja bem: Eu me chamo Nicolas Nelson para me distinguir entre outros meus semelhantes. Mas, em sendo DEUS único, pra que precisa de um NOME? Não existe outro Deus!

  24. Como Deus poderia ter um nome, pois, se, quem dá nome as coisas e as criaturas foi quem as criou? Segundo a bíblia ele sempre existiu e sempre existirá, e é o criador de todas as coisas. Mas se Deus tiver um nome, esse nome não é terreno,

  25. Parabens para o autor dessa discussao. Sao 3:52 da manha e ate agora eu soh tinha visto coisa inutil na internet. Sem querer achei esta pagina, e pude aprender algo mais sobre Deus.

  26. Olá Sr. Timóteo!
    Por gentileza, gostaria de saber o significado de SHAMAH ou EL SHAMÁ, não a maneira correta de como escreve esse nome.
    Desde já lhe agradeço.

  27. Senhores, Deus realmente não tem nome, tem características que podem falar sobre Ele. Para
    entendermos melhor o porquê disso: para o semita o nome era a verdadeira expresão do “Eu”
    interior do “Ser”. Como eles, os semitas, não conheciam a Deus em sua totalidade, eles não
    davam nome a Deus. Deus só é conhecido por aquilo que Ele revelou ao homem: Yahweh, Eu
    Sou; Adonai, Senhor; El Shaddai, Deus das montanhas; ect.
    Espero ter colaborado.

    • Oi Wilson: Deus revelou o seu nome sim. Basta ler o relato no Livro de Êxodo. Só o primeiro “nome” que você citou é nome próprio. O resto é ou título ou descrição mesmo usados como nomes para se referir a Yahweh.

  28. Estou triste. Fiz um comentário a respeito dos nomes de Deus e ele foi expurgado. Pensei que eu pudesse estar colaborando, afinal, o meu parecer é totalmente diferente dos demais e com
    certeza exigeria uma reflexão e talvez um pouco mais de conhecimento para discernir o pensamento do semita e, o seu modo de ver e perceber O transcendente:
    -Deus realmente não tem nome, possui características que falam a respeito Dele. Para o semita o nome é a expressão do “Eu” mais íntima do “Ser’, e como eles -os semitas-, não
    conheciam a Deus, muitos menos na sua totalidade, eles não nominavam a Deus. Os nomes,
    hoje, conhecidos de Deus, são aqueles que Deus revelou de suas características: Justo, Poderoso, Altíssimo, Pai, etc.

  29. Caro Wilson, quando diz “Senhores, Deus realmente não tem nome”, não tem a noção do disparate que está a dizer.
    Mais a frente diz que “Ele revelou ao homem: Yahweh, Eu Sou; Adonai, Senhor; El Shaddai, Deus das montanhas; ect.”

    A resposta já foi dada por si Yahweh (Javé), ou então pode fazer melhor pegue numa Bíblia e abra no Salmos 83.18 e leia o que está lá escrito, passo a citar.

    ““Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a Terra.”

    No hebraico original, idioma em que grande parte da Bíblia foi escrita, aparece ali um nome pessoal ímpar. É escrito em letras hebraicas: ???? (YHWH). Em português, a tradução comum desse nome é “Jeová”. Será que esse nome aparece em apenas um versículo bíblico? Não. Ele aparece no texto original das Escrituras Hebraicas cerca de 7 mil vezes!

    Acho que diz tudo, chegou a hora de começar as chamar as coisas pelos seus nomes, porque Deus ou melhor o Sr. Jeová nunca escondeu o seu nome de ninguém!

  30. Maravilhosa citação Tiago realmente ele é explicito no Salmo 83 versiculo 18. Parabéns nunca tinha lido. E graças a vcs hoje eu li. Amém pela discussão de altíssimo nível pra fortalecer a nossa fé.
    Um abraço fraterno a todos.

  31. Leonardo de Jesus Rodrigues

    Prezado Wilson Furio.

    Não fique triste por seu comentário expurgado.

    Guarde este comentário em seu coração e use-o sempre que tiver oportunidade, sem perder a confiança em Iahweh, Emanuel e no Divino Espírito Santo.

    Lembre-se do que disse Jesus: “Aquele que tiver vergonha de Mim, dele Eu tbm me envergonharei perante meu Pai, o Altíssimo.”

    Deus revelou seu nome e pode ser chamado do que vc quiser, desde que com amor, respeito e confiança em Sua infinita misericórdia e amor.

    Fique com Deus

  32. ñ iporta o que vão dizer DEUS pode ter 100000000000000 ect mais ele é 1 so e ñ ipota se eu fis teologia ou ñ inporta se o meu DEUS esta em mim pois DEUS exauta os umalhados e umilha oa EXATADOS aaaaaa ñ gostol faz melhor eu falo o q quero ñ o q ma mandam

  33. se existe um deus ele nao pode ser visto ele do tamanho do unverso ele eo universo mais um deus vingativo que criou o ceu eo inferno esta fora de questao vivemos no ceu e no inferno depende de momentos esse momento quem faz somos nos somos livres para para escolher o lado bom eo ruim mais jave o elohim de abraao esse e mitologico esse foi criado para aterrorisar pessoas e escravizala matar em crusez foqueira e em masmorras como fasia os papas do vaticano se existe u inferno cada igreja e uma pota para vece entrar nele fuja dessa maldiçao quer quer ser alguem fica diante de um professor os homens de ciencia vive trancado em laboratorios isolado do mundo dos loucos e deprimidos descobrindo e preservando as maravilhas que parte desse maravilhoso e cheio de misterios

  34. na verdade, o tiago só falou meias verdades, com certeza ele é testemunha de jeová. o nome original de Deus não é mais conhecido, ele é descrito por 4 letras hebraicas YHWH, e não se sabe quais vogais que deveriam fixar ali, a propria organização das testemunhas de jeová afirmam que “Portanto, é evidente que a pronúncia original do nome de Deus não mais é conhecida. Nem é realmente importante. Se fosse, o próprio Deus se teria certificado de que fosse preservada para o nosso uso. O importante é usar o nome de Deus segundo a pronúncia convencional no nosso próprio idioma.” Brochura nome divino que durará prara sempre pg.7

  35. Ilizabete, não fique entusiasmada por ter achado o nome jeová no Sl. 83,18, poia a tradução jeová é uma forma latinizada do hebraico ??????? que significa “Ele faz existir” e não Ele causa que venha a ser, tanto que o nome que se aproxima mais do original hebraico é Yahawéh.

    um abraço a todos.

  36. Deus, Senhor são títulos, pois existe o deus do futebol, o deus da guitarra, e os deuses antigos. Posso chamar senhor para meu pai, meu sogro, meu professor e etc… pois é um pronome de tratamento. O nome identifica a pessoa, é a forma como damos honra e dignidade a uma pessoa. Chamamos e tratamos as pessoas pelo seu nome e não seria diferente no caso de Deus. Ele tem sim um nome, IHWH, transliterado em português como Jeová.

  37. No que se tange ao estudo da nomenclatura de D’us e suas aplicações , existem vários significados e sentidos para o nome de Deus. O nome do autor Tem origem no grego Timótheo, formado pela união dos elementos tim, a partir de timáo, que significa “honrar, respeitar”, e théos que quer dizer “deus”, nem por isso o chamarei aqui de ” AQUELE QUE RESPEITA A D’US, não estaria eu no caso errado, porém, como estamos no Brasil, falando português e sendo compreendido nessa linguagem, o chamo de Timóteo. O que devemos compreender, é que a proposta do autor aqui, é relatar o valor descritivo do nome e não o valor de nome potencial a qual todos os demais comentários procuram dar ao assunto. D’us está relacionado intimamente a cultura que o adora e consequentemente ao seu NOME. JUDAÍSMO é YHWH, que é conhecido e ensinado diferentemente até dentro da própria cultura judaica. O que importa realmente não é se você conhece o nome de D’us, é se quando você chama por ele, ele conhece e atende ao seu chamado por que ele conhece muito bem aquele quem tem aliança, relação , intimidade com ele.

  38. Gostei dos comentários, porém com tantas opiniões contrária sobre o mesmo assunto que ainda estou com dúvida, e gostaria realmente de saber qual o verdadeiro nome do pai e do filho, pois eu conhecia apenas por Deus e Jesus Cristo.

  39. Querido autor eu com muita felicidade,que fico feliz em receber esse grande e maravilhoso conhecimento que o senhor compartilhou conosco e agradeço muito.E tambem agradeço no lugar dos outros que não valorizaram essa grande drakma que o senhor nos passa nessa página,que Deus continue te usando muito e que te de mais revelação da palavra.E tambem peço ao senhor que me passe o seu facebook para eu tirar umas duvidas, que Deus lhe abençoe e tenha misericórdia desse povo orgulhoso e carnal.Shalom!

  40. desses comentarios todos ai gostei mais do timotio , por que fala com segurança e conhecimento nao posso debater ainda por q nao tenho conhecimento suficiente para debate , mas estou chegando la, mas to com voce timotio.

  41. Feliz sábado!

    Quero dizer que o ofende ao Deus Criador, não é a pronúncia literária dos seus títulos, Ok?

    Quando que usamos seu nome em vão?

    Resp.
    Se não refletirmos o seu caráter.
    O nome de Deus está oculto, para a maioria. Só aqueles que um dia teve com Ele um encontro e nisso permaneceu, reconhece seu nome, Seu Caráter!
    Entenda isso, não existem problema em pronunciar JESUS: vou traduzir, Já o Espírito Santo, Ungiu os Seus!

  42. Eu fiquei lendo boa parte dos comentários, alguns realmente absurdos que demonstram realmente que o povo de Deus precisa “seguir e prosseguir em conhecer as escrituras”…Deus tem nome sim, esse nome é terreno, afinal ele não se revelou pra ‘ets’, por favor gente, quando Jacó perguntou o nome do anjo com quem pelejara, ele o respondeu, porque perguntas o meu nome visto que é MARAVILHOSO… Elohim, Adonai… ou Simplesmente Deus.. Desnecessárias todas essas argumentações, os nomes que lemos lá em cima na postagem, são os que podemos encontrar por toda a bíblia, portanto, títulos e nomes… Li uma determinada vez em um livro, pois gosto muito de ler, tanto bíblia quanto livros de estudos, que os títulos foram originados devido ao temor que os judeus tinham em pronunciam o verdadeiro nome de Deus, e assim transgredir o terceiro mandamento, e outro conceito seria que os judeus não queriam que outros povos (gentios) conhecessem o nome (YHWH) e o usassem mal. E por aí vai…
    Na minha humilde opinião é YHWH, esse tetagrama aparece 6.828 vezes no Antigo Testamento.
    Abraços, graça e paz!

  43. Eu estou começando a me aprofundar na palavra agora a querer buscar mais em Deus.
    Gostei muito da maneira a qual vocês colocaram os nomes de Deus e de Jesus; em minha igreja tive uma aula sobre isso mas não lembrava muito dos titulos que se usavam pra Deus e jesus.
    Acho desnecessário tentas pessoas estarem debatendo sobre este assunto.
    Queridos somos livre e muito diferentes, temos direito de aceitar ou não, é a mesma discurssao que acontece sobre marchar, falar em línguas, tem gente que aceita e tem gente que não, precisamos aprender a aceitar mais a compreender o próximo e fazer com que a vida seja mais simples.
    É gente se achando melhor que o outro, se sentindo mais inteligente, e esquecemos que o mais importante que qualquer outra coisa é o amor é o nosso senhor.
    são apenas títulos, Deus é bom e ele nos ama assim como somos.
    Paz!

  44. Caro Timóteo, parabéns pelo blog e pelas informações… É impressionante quantos ataques são direcionados ao crente quando ele fala dos “nomes” do Senhor Jesus… Oro para que o Senhor continue o abençoando com coragem e sabedoria. Tenho um “ministério virtual” para inspirar famílias a viverem a Palavra com seus filhos.. Ficaria honrada com sua visita! Um abraço.
    http://www.doceescolha.blogspot.com.br

  45. Pingback: Nome de Deus
  46. sou nascido e criado na igreja, filho de pastor com 42 anos de ministerio, e estava odservando os comentarios acima , echeguei mais uma vez a conclusao de que existem pessoas na igreja ou no evangelhio(crentes em casa, nao existe pastores a altura deles ) que estao na igreja so pra contender e confundir os que estao ali para aprender de Deus, estes sao aqueles que vao dizer senhor em teu nome eu fiz e aconteci etc e tal. eu prendi desde pequeno e sirvo a este Deus desde entao pelos nomes que o escritor desta pagina ensinou , pois tambem eram os ensinamentos do meu saudoso pai !

  47. Jesus: Significa “Deus é salvação”, “salvação” ou “Eternidade de Deus”

    O nome Jesus é a versão em português do grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu’a, que por sua vez é a forma contraída do nome Yehoshu’a, que se traduz no português como Josué, Javé​ ou Jeová, equivalentes a Jesus em significado.

    Jesus também tem origem do hebraico “JHVH”, conhecido como um tetragrama inefável, que significa a “Eternidade de Deus”, pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo “ser”, e o prefixo “J”, tem a função de levar os verbos hebraicos para o futuro.

    Jesus Cristo é a figura central do Novo Testamento e a fonte da religião cristã. Segundo a Bíblia, Cristo é filho de Deus, que desceu à Terra para cumprir as profecias do Velho Testamento acerca do Messias.

    Na bíblia sagrada, o nome de Jesus Cristo apresenta muitas variações na escrita, dependendo da origem linguística que foi utilizada. O acróstico “IXOYE”, por exemplo, teve origem a partir das iniciais das palavras gregas para “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador”.

  48. Nome de Deus: YHWH
    Pronúncia das letras: Yod Heh Vav Heh
    Pronuncia do nome: Yarrueh, Yerrueh
    Ya/Ye: Vós, Ser, Salvar, Salvação

    Nome do Filho: Yeshua haMehushkhay
    Yeshua haMehushkhay: Yeshua, aquele que dá a vida.

    1) יֵשׁוּעַ – Yeshu’a (adjetivo e substantivo masculino singular), deriva-se do verbo SALVAR e significa SALVADOR.

    2) יְשׁוּעָה – Yeshu’ah (substantivo feminino singular). Significa SALVAÇÃO. (Sl. 118:15) – Lexicon – pgs. 354 e 358.

    3) יֵשַׁע – Yesha’ – Significa literalmente SALVAÇÃO, mas pode se traduzir também por libertação, redenção, resgate, segurança, ajuda, etc.

    4) יְשַׁעְיָהוּ – Yesha’Yahu ou יְשַׁעְיָה – Yesha’Yah, nome do profeta Isaías.

    – יְשַׁעְיָהוּ – Yesha’Yahu significa “Ele (O Eterno) é a Salvação”

    – יְשַׁעְיָה – Yesha’Yah significa “Salvação do Eterno”

    5) יְהוֹשִׁיעַ – Yehoshiy’a – Significa “ele salvará”, futuro da 3ª pessoa do singular masculino e da mesma raiz (ישׁע) Yod, Shin e Ain. Lexicon – pg. 300. (I Sa. 17:47; Sl. 116:6).

    6) Já o termo יְהוֹשֻׁעַ, Yehoshu’a muito embora seja uma contração do Nome do Eterno (יְהוָה) com o verbo salvar. E que apesar de significar “o Eterno é o seu auxílio, socorro, salvação”, segundo o Lexicon tem como raiz as letras Hê, Vav e Hê (הוה), cujo significado é o seguinte:

    I- Existir, ser, derivar…
    Daí, o Nome de D’us (יְהוָה) O GRANDE EU SOU.

    II- Desejo, pedido, vontade…
    Lexicon – pg. 300.

    Contudo o que mais importa mesmo é o que disse um certo anjo de D’us para יוֹסֵף, Yosseph (José), aquele que veio a ser o esposo de מִרְיָם, Miryam (Maria), explicando o significado do nome Yeshu’a:

    וְהִיא יֹלֶדֶת בֵּן וְקָרָאתָ אֶת־שְׁמוֹ יֵשׁוּעַ כִּי הוּא יוֹשִׁיעַ אֶת־עַמּוֹ מֵחַטֹּאתֵיהֶם׃

    “E ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de יֵשׁוּעַ, Yeshu’a, porque ele (יוֹשִׁיעַ, yoshiy’a) SALVARÁ o seu povo dos seus pecados”. (Matityahu, Mateus 1:21).

    E na realidade יֵשׁוּעַ – Yeshu’a é tanto o Salvador, como também יְהוֹשִׁיעַ – Yehoshiy’a, Ele salvará ou יְהוֹשֻׁעַ – Yehoshu’a, a Salvação do Eterno para toda humanidade, todavia eu prefiro chamá-lo de יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ, Yeshu’a ha Mashiyach, o Salvador Ungido ou como queiram o Messias Salvador.

    O nome do pai estará no filho!

    “Pai Santo, guardo os em teu Nome que me deste, para que eles seja um, assim como nós…” Yochanan, João 17;11

    Que é: YHWH (Corrompido Deus) + SHUA (que é Salvação) = YESHUA que quer dizer: YHWH é Salvação! Que confere a ordem dada a Yosseph (José): “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome YESHUA; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” – Matityahu, Mateus 1:21

    Sabendo desta grande verdade, podemos agora discernir que o Nome Verdadeiro do Filho do Altíssimo YHWH têm que conter as quatro consoantes do tetragrama sagrado (Yôd, Hê, Wav e Hê), que é o Nome do Pai/Abi.

    Lembrando também que nome próprio não muda, também tem a questão da qual podemos ver a presença do nome do Altíssimo em outros nomes de personagens importante das escrituras, que ao “traduzirem” mataram todo o significado, a identidade e etc.
    Ou seja, o que o Mashiyach foi, o que é e o que será, perdeu todo o significado com a tradução. Ou seja, a identidade já não existe mais.
    Se você é João aqui no Brasil, e for para os Estados Unidos seu nome continuará sendo João e não John, assim sucessivamente em qualquer lugar do mundo. Pois o nome representa o seu ser.

    Yeshua haMashiyach é o caminho, a única salvação!

    “Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Como pois invocarão aquele em que não crer E como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?
    E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!” – Romiyah 10:13-15

    “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” – Lucas 18:8

    Sabem porque não achará fé na terra? Simplesmente por estarem seguindo um outro “salvador” e não o verdadeiro Salvador YESHUA HAMASHIYACH!

    Shalom Aleichem!

    • Muito do que você afirma está correto. Entretanto, se a língua fosse tão imutável como você afirma, os autores do Novo Testamento certeamente teriam escrito em hebraico (como possivelmente fez Mateus), e não em grego como o fizeram. A traduzão de uma língua para outra não é corrupção, é apenas traduzem…

  49. Todos esses nomes que esta na boca do mundo são blasfemos nenhum deles é o verdadeiro.

    O altíssimo devemos o chamar de PAI
    E nosso salvador de MESTRE
    ponto final.

    O nome do salvador será revelado para os eleitos e somente naquele dia.

    para saber mais

    wwww.youtube.com\colapsoglobal

  50. Só um comentário , vi a afirmação que a Biblia tem 66 livros, mais isso e uma afirmação incorreta, porque o numero de livros depende do canon que foi adotado, então o correto e afirmar que a BIBLIA PROTESTANTE TEM 66 livros, e não todas as Biblia, Já que o que define Biblia , não é a quantidade de Livros.

  51. so ressaltando a letra ” J” não existe no hebraico ate a data de hoje, entãoo “J” nãot tem nada haver com verbo e nada haver com tetragrama, aconselho primeiro a estudar hebraico antes de tentar ensinar. o “J” só surgiu no seculo 15 ,(XV).

    • Aliás nenhuma das letras do alfabeto romano que usamos em português existe no hebraico. A questão não é a “existência” da letra em hebraico, e sim, a transliteração apropriada do alfabeto hebraico para o alfabeto romano. Neste sentido, a letra “j” é comumente usada, junto com “y” para transliterar a letra hebraica “yod”. Desta forma, o nome próprio para Deus, tipicamente é transliterado para português ou como “Javé”, ou como “Iahweh”.

  52. Boa tarde!!
    Se nós somos conhecidos pelo nosso verdadeiro nome,em qualquer língua porque há necessidade de mudar o nome verdadeiro YAHOSHUAH, para Jesus que vem do grego e romano que foram os maiores perseguidores do povo do Salvador??

  53. Sê abençoado prezado Timóteo, por sua paciência , sabedoria e discernimento. Querem crucificar-te como se tu e não Paulo transliterara o nome de Yéshua para Iésou. Fico me perguntando de onde esses pseudo-teólogos tiram essas doutrinas fundamentalistas fanatizadas acreditando serem os detentores da verdade doutrina.. Imagine, se nomes não pudessem ser transliterados, nem anjos, nem o próprio YHWH poderia pronunciar qualquer nome pessoal aos homens, pois eles falam a língua divina (ou língua dos anjos) que podem ser impronunciáveis para qualquer tentativa humana de tradução.

  54. irmão eu ainda estou aprender sobre a palavra de Deus, YHWH por isso não vou falar muitas coisas apenas questionar isso? quando e que surgiu a língua portuguesa?
    sou de África,
    Deus e amor Jesus e Salvador.
    a que em africa tem manifestados demonios na igreja mas quando usamos o Nome de Jesus vao embora

  55. IRMAOS JESUS falou tudo que pedires ao meu pai em meu nome vos farei… e recebereis o espirito santo… agora me diz se jesus falou isso entao eu sei que e pai filho e espirito santo tres em um um irmaos n devemos debater mas e verdade jesus deixou bem claro

  56. Paz do Senhor Povo de Deus. A Bíblia em Eclesiástes 12.13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
    14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. povo de Deus tem coisas muito mais grave que pessoas sem conhecimento e sem temor a Deus estão fazendo, Ex. veja no yuo tube o que fizeram com o nome de JESUS montaram com superman peonagem consagrado no satanismo link https://www.youtube.com/watch?v=RtQTfov_MZU o pió é que muitas Igreja estão adotando como parte dos cultos vamos combater, pois os que são de Cristo são guiado pelo o espirito de Deus.

  57. Ola, meu nome é larissa magalhaes e gostaria de saber mais um pouco sobre isso, então quer dizer que deus tem muitos e muitos nomes pq eu achava, acho quer dizer que deus tem um só nome normalmente e que as pessoas( humanos ) que invento esses nome ou estou errado sobre esse fato.

    • Oi Vânia, Obrigado pela sua contribuição. E sim, técnicamente você tem razão, entretanto, no caso de referências a Deus, a questão não é tão simples. Por que? Porque muitas das frases usadas para se referir a Deus, embora seja “título” para nós, para os judeus antigos realmente viram “nomes” para Deus. Também, curiosamente, a palavra “senhor” para nós é título, certo? Só que esta palavra, quando escrita em caixa alta nas Bíblias em português (SENHOR), traduz o nome próprio de Deus no hebraico, transliterado ou Yahweh ou Javé. Agora, por que costumamos usar um título (SENHOR) para traduzir um nome próprio (Iahweh)? Isto ocorre por que o nome próprio de Deus, Iahweh, é considerado por muitos como sagrado demais para se pronunciar. Por isso foi substituído por um título. Acho que deu para entender por que “todos os dicionários” não trazem esta explicação, justamente por ser um caso muito especial e excepcional. Abraço…

      • Caro Timóteo, gostaria de saber se a palavra JESUS está no texto original ou se a palavra JESUS é Pagã, é correto chamar o Criador de SENHOR? se você tiver a disponibilidade de conversar comigo sobre alguns assuntos pelo WATSAPP eu ficaria muito agradecido…

        • Carlos, Todas as palavras em português são pagãs no sentido de não proverem da língua hebraica do povo de Deus original, os judeus. Até o Novo Testamento inteiro foi escrito em língua “pagã”: o grego, o que não faz o conteúdo da mensagem pagão. Entendeu? Não é a língua em sí que faz uma mensagem ou até mesmo uma palavra “pagã”. “Senhor” traduz uma de três palavras na Bíblia: a palavra hebraica “adonai” (geralmente traduzido e transcrito como “Senhor”), a palavra hebraica “javé” (o nome próprio de Deus geralmente traduzido e transcrito como “SENHOR”, em maiúsculo) e a palavra grega “kurios” (traduzido como “Senhor”). A própria Bíblia chama o Criador abundantemente de “Senhor” e de “SENHOR”.

  58. graça e paz queridos!! O Deus Todo Poderoso que nós conhecemos sempre foi o Filho, e antes de Moisés ele não revelou nome pessoal a ninguém, mas a Moisés ele disse que Ele é o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó… este é o nome dele para sempre. Então Nome de Deus até o Ungido Cristo Jesus era assim: – Deus de Abraão, Isaque e Jacó -; Vindo o Ungido até nós neste Mundo Malígno, conhecemos Ele pessoalmente como Emanuel = Deus Conosco. Após a Morte e Ressurreição se ratificou o Nome do Deus conhecido entre os homens de Jesus Cristo o Nazareno.

    saibam todos e deixem os equivocos e enganos, O Pai nunca foi visto por humanos, nem muito menos por humanos pecadores e nunca será visto por raça humana pecadora; Ver a Deus é uma Recompensa do Santos nos Céus, falo do Pai.
    TEREMOS ENTÃO NOS CÉUS APÓS A REDENÇÃO O NOVO NOME DE JESUS CRISTO, O NOSSO NOVO NOME E O NOME DO DEUS PAI.
    nem os judeus conheceram o Deus Pai, somente Jesus Cristo o que dos céus desceu; e somente Jesus Cristo poderá nos levar a GRANDE RECOMPENSA DE VER E CONHECER AO PAI, O DEUS MAIOR, O DEUS INACESSÍVEL, O DEUS TODO PODEROSO. amém.

  59. Há muitas referencias sobre onome de Jesus, porem pergunto, esse nome é realmente o nome dado ao messias ungido que morreu na cruz?
    pois sabemos que nome não se traduz nem se translitera e é notório que esse nome é latino pois até hoje não existe nenhuma pessoa do oriente medio com esse nome pois a letra J não existe em hebraico e grego.
    mudança do nome atraves dos tempos: YAOHUSHUA >>>YESHUA>>>IESU>>>IESOU>>> E finalmente JESUS, com uma pequena ajuda da sociedade biblica do Brasil.
    Porque naõ passam isso para as pessoas?
    Se falei algo equivocado estou aqui para ser corrigido porem contra fatos não ha argumentos, isso realemnte aconteceu é so ler os prefacios das primeiras Biblias.

    • Caro irmão: Já passei antes as informações sobre as quais você delibera. É claro que nomes no mundo inteiro são transliterados de uma língua para outra. Os casos são numerosos demais para numerar. Mais informações você encontra nas respostas que já dei.

  60. Que papo Bom!!!!
    5 Anos de Discussão… Muita Benção!
    Eu gosto muito de falar sobre as coisas de Deus, sem irá nem soberba. Pois são milênios de conhecimento, muitos perdidos ou confundidos. porém gostei muito do comentário de um irmão GAMALIEL a 5 Anos atras, que disse, “Meu nome é Gamaliel, mas se me chamar pelo meu apelido eu também atendo”

    Vamos continuar pesquisando e não nos permitir sermos enganados, porém na dúvida o chame em espirito e ele ouvirá, pois “ELE” criou o céu e a terra, seu filho estava com ele desde o princípio e o ajudou, fez-se carne e nos Salvou. Se tiver dúvidas e tiver confuso ore e peça revelação diretamente ao pai que esta no céu, certamente o pai lhe recompensará: Mateus 6:6

    E Mais, gostaria de contribuir com aqueles que tem muitas dúvidas e se corroem por não entenderem hebreu ou só terem 30 anos e não uns 3000.
    leiam Hebreus 13:8,9 e saibam que:

    Jesus Cristo(também conhecido como Filho de Deus,Messias,verbo de Deus,nosso senhor e salvador) é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
    Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

    Nenhuma dúvida ou confusão pode apagar o que ELE é, foi e sempre será, sei que quando oro, sou ouvido e sei que um DIA seu nome entoará nos CÉUS e todo homem saberá que ELE é DEUS

    Ezequiel 39:7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

    E pra finalizar ouçam:
    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
    Apocalipse 2:17

    abraço a todos!!!

  61. Pessoal,

    Um texto escrito ha 7 anos atrás com o simples propósito de informar e ajudar a quem preciso for em pesquisas e etc… Como pode gerar tanta discussão? Se o texto foi útil pra vc, dê um joinha, se não foi, navegue para outro site!!!

    TIMÓTEO, tem feito um ótimo trabalho. Continue assim porque críticas construtivas e destrutivas sempre andarão juntas e temos que aprender a lidar com isso, não desanime e continue com essa vontade de disseminar conhecimento sabendo que não somos perfeitos e podemos melhorar mais a cada dia. Fique em paz!

  62. Pessoal,

    Um texto escrito ha 7 anos atrás com o simples propósito de informar e ajudar a quem preciso for em pesquisas e etc… Como pode gerar tanta discussão? Se o texto foi útil pra você, dê um joinha. Se não foi, navegue para outro site e seja feliz!!!

    TIMÓTEO, tem feito um ótimo trabalho. Continue assim porque críticas construtivas e destrutivas sempre andarão juntas e temos que aprender a lidar com isso, não desanime e continue com essa vontade de disseminar conhecimento sabendo que não somos perfeitos e podemos melhorar mais a cada dia. Fique em paz!

  63. fiz uma leitura imparcial do debate: cheguei a conclusão de que um nome pode sim sofrer transliteração. pois quase todos nomes nomes que nós usamos hoje são nomes derivado das línguas arcaicas, por 1ºex: Gaspar é um nome de origem persa, feito transliteração e traduzido para portuguesa. aqui em África, na língua kimbundo Gaspar é transliterado por KAXIVALA, e traduzido por, cachivala. 2º Ex: existe dois povos vizinhos a qui na África com língua diferente, os Bacongos e os Ambundos. existe um nome na língua dos Bacongos que é Matondo que significa agradecimento. ja na lingua Kimbundo dos Ambundo o senhor MATONDO nunca deve dizer que seu nome é MATONDO porque MATONDO em Kimbundo é ofensa e significa testículo. emtão o senhor MATONDO ao chegar na Terra dos Ambundo deve transliterar e traduzir seu nome por SAKIDILA que quer dizer agradecimento na língua dos Ambundos.

    Então ate hoje eu estou convicto na normalidade da transliteração de algum nome ate mesmo o nome de Deus. nome YASHUA por IEOSU e por JESUS porque em cada língua alguns nomes se não sofrerem transliteração será quase impossível pronuncia-los, por causa da fonética. (graça e paz Osvaldo de África)

    • Dr. e Pr Osvaldo: Agradeço muito a sua contribuição e as boas ilustrações da propriedade das transliterações e/ou traduções dos nomes. Concordo plenamente. Claro que este debate nem existe entre os linguístas que entendem como o fenômeno de língua funciona. Sinceramente, fico surpreso pel insistência de alguns que os nomes próprios não devem ou não podem ser traduzidos, quando nas Escrituras existem muitos exemplos de tradução, no mínimo, do Antigo Testamento (hebraico e aramaico) para o Novo Testamento (grego), por exemplo, o nome próprio de Deus, “Iahweh” (Iavé ou Javé… não importa como translitera) para “kurios” que também é um título para “senhor”. E dentro do Antigo Testamento, se refere ao “Iahweh” pelo “apelido” “Iah” ou “Jah” e outros nomes, até mesmo uma e outra vez de “baal”. Ou seja. As próprias Escrituras traduzem e transliteram nomes. Quem tem mais autoridade do que isto?

  64. shalon a todos primeiramente nome proprio não se traduz se translitera se meu nome que sou um simples mortal imperfeito não pode ser traduzido imagine um nome puro perfeito oque o hemen ta fazendo com o nome do eterno יהרהשרה = YAHWHSHUA YHWH= יהרה

  65. Jesus está voltando e é esta a preocupação de vocês irmãos? corrigindo uns aos outros sobre qual o verdadeiro significado no nome do nosso Pai? è isso que Deus espera de nos? que fiquemos competindo quem tem mais conhecimento? é esse o verdadeiro conhecimento de Deus? eu esperava que fosse comentado aqui o quão maravilhoso é o nosso Deus, adorado, exaltado é o seu nome! Grandioso, esplendoroso! Forte, fiel Justooooo! Aquilo que tem vida louuuuve ao Senhor! O mal do século somos nos que conhecemos a palavra mas queremos converter os convertidos enquanto o povo perece por falta de entendimento! vamos ajudar a quem precisa e você conhecedor e cheio de Deus vamos visitar hospitais, vamos levantar os caídos , que nação é essa que só vem para julgar e condenar! vamos viver Deus, não de teoria ou apenas conhecimento andar como Ele andou, falar como ELe falou, onde estão os adoradores?? Louvado seja o nome do Senhor!!

  66. “GLORIA GLORIA AO SENHOR DOS SENHORES AO REI DOS REIS PORQUE SÓ ELE E SANTO SANTO SANTO E NOS VAMOS RECEBER NOSSA VITORIA EM NOME DE CRISTO JESUS” quem poder orar por mim e minha familia eu a agradeço porque o poder da oraçao e muito forte e isso sera reciproco desde ja DEUS VOS ABENÇOE.

  67. Desculpem, mas Deus não gostaria de tamanha preocupação num mundo onde já passou da hora da raça falante reconceituar valores e princípios. A Bíblia é a maior propaganda já elaborada pela mente humana. Escrita num contexto hebraico, para e em favor dos hebraicos. O princípios dos princípios que à partir de então dividiu o mundo entre escolhidos e seguidores.

  68. Parabéns aos que são teólogos, estudiosos e eruditos. Espero que estejam todos em santificação, porque de que adianta ter conhecimento, saber teologia, filosofias, histórias, etc… se a pessoa não consegue resistir ao pecado e manter uma vida em santificação? “Segue a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.” Lá não diz segue a paz com todos e o conhecimento, e a sabedoria, e os diplomas, etc…Eu posso saber tudo, datas, epocas, histórias, etc…mas se o pecado ta me dominando, de nada adianta. Exemplo: Caio Fábio. Sabia muito, mas de que adiantou? Oremos para que ele possa ser restaurado, porque foi uma perda para o evangelho.

  69. Amados de Deus, o nosso pai ele tem nomenclaturas e não nomes!
    Ele bem disse no De ter no mio 29:29 que não procure o que esta oculto, o oculto é para os celestias mais o conhecido ou revelado é para os Homens. Muita paz.

  70. amados irmãos, nosso elohim de yishaal ( Deus de yisrael) só tem um nome yahuh e seu filho yahushua , yahuh significa salva e yahuhshua é salvação de yahuh é nisso que devemos de aprender o nome do eterno criador e de seu filho nosso salvador. mashiyah significa úgido de yah, como é que apalavra cristo, pode ser úgido de yah se não tem as três letra do tretagrama do yahuh o eterno de yisrael (yah) apalavra senhor não é, e nunca vai ser digna de ser o nome do eterno de Israel, muito menos o nome jesus pra ser o nome de seu filho nosso salvador. senhor significa marido, baal, dono e jesus significa no hebraico cavalo e no grego porco, nunca esses nomes pagão significa os nomes do criador e salvador de nossas vidas. Vamos pesquisa para que não sejamos enganados por esses falsos profetas aromatizados. YAHUH SEJA LOUVADO!!!!

  71. a oito anos, e essa conversa ainda é proveitosa para instruir.

    Adorei ver cada visão que temos de nosso (o mesmo) Deus, por isso peço ao Senhor da Gloria que ilumine cada revelação dada a cada um, em Sua da palavra.

    “continuem na paz do Senhor”.

  72. BOA NOITE PESSOAL, GOSTARIA DE FORMAR UM GRUPO NO WATSAPP PARA CONVERSAMOS SOBRE OS ASSUNTOS BÍBLICOS, SE ALGUEM TIVER INTERESSADO POR GENTILEZA MANDAR MENSAGEM PARA O NUMERO 92 99225-9927, CARLOS VITORINO.

  73. Antes de mais nada gostaria de dizer que embora acreditamos em Deus não temos certeza de absolutamente quase nada sobre o assunto. Como escrito na Bíblia ” Deus é espirito e os verdadeiros adoradores irão adora-los em Espirito e em Verdade.Enfim eu tenho uma dúvida a respeito do Tetragrama Hebraico que compõe o nome próprio de Deus.

  74. A minha dúvida é a seguinte: Algumas pessoas afirmam que a pronuncia correta do nome de Deus ninguém mais sabe pois por muitos anos a palavra não era mais pronunciada e lida ao invés era usada titulo adonai para não pronunciar o santo nome em vão. Mas alguém pode me explicar então como a pronúncia de outros nomes em hebraico resistiram ao tempo e até hoje eles usam o idioma sem usar o método massorético?

  75. Eu sei que no hebraico so existem consoantes e as vogais ficam entre elas mas todo falante nativo identifica a leitura e sabe as vogais certas que deve pronunciar……então como me explica que nem mesmo um falante nativo sabe as vogais corretas que se pronunciam no tetragrama mas sabem todas as outras do idioma hebraico????

  76. Sabe meus irmão; como, na atual dispensação devemos usar o “nome” de DEUS? Como chama-lo?

    Jer 3.19 Pensei como te poria entre os filhos, e te daria a terra desejável, a mais formosa herança das nações. Também pensei que me chamarias meu Pai, e que de mim não te desviarias.

    DEUS quer ser chamado de Pai

  77. “DEUS”(BRASIL) NUNCA DEU IMPORTÂNCIA HA UM NOME. A MAIOR PROVA DISSO É O FATO DE ELE TER DITO EU SOU O QUE SOU E NÃO SE APRESENTADO POR UM NOME, COMO DE COSTUME ENTRE OS HOMENS. O QUE IMPORTA E ACREDITAR QUE ELE EXISTE POIS OS NOMES SÃO APENAS VARIANTES QUE DIZEM RESPEITO À CULTURA EM QUE ESTA INSERIDO!


  78. Herbert:

    Nome de Deus: YHWH
    Pronúncia das letras: Yod Heh Vav Heh
    Pronuncia do nome: Yarrueh, Yerrueh
    Ya/Ye: Vós, Ser, Salvar, Salvação
    Nome do Filho: Yeshua haMehushkhay
    Yeshua haMehushkhay: Yeshua, aquele que dá a vida.
    1) יֵשׁוּעַ – Yeshu’a (adjetivo e substantivo masculino singular), deriva-se do verbo SALVAR e significa SALVADOR.
    2) יְשׁוּעָה – Yeshu’ah (substantivo feminino singular). Significa SALVAÇÃO. (Sl. 118:15) – Lexicon – pgs. 354 e 358.
    3) יֵשַׁע – Yesha’ – Significa literalmente SALVAÇÃO, mas pode se traduzir também por libertação, redenção, resgate, segurança, ajuda, etc.
    4) יְשַׁעְיָהוּ – Yesha’Yahu ou יְשַׁעְיָה – Yesha’Yah, nome do profeta Isaías.
    – יְשַׁעְיָהוּ – Yesha’Yahu significa “Ele (O Eterno) é a Salvação”
    – יְשַׁעְיָה – Yesha’Yah significa “Salvação do Eterno”
    5) יְהוֹשִׁיעַ – Yehoshiy’a – Significa “ele salvará”, futuro da 3ª pessoa do singular masculino e da mesma raiz (ישׁע) Yod, Shin e Ain. Lexicon – pg. 300. (I Sa. 17:47; Sl. 116:6).
    6) Já o termo יְהוֹשֻׁעַ, Yehoshu’a muito embora seja uma contração do Nome do Eterno (יְהוָה) com o verbo salvar. E que apesar de significar “o Eterno é o seu auxílio, socorro, salvação”, segundo o Lexicon tem como raiz as letras Hê, Vav e Hê (הוה), cujo significado é o seguinte:
    I- Existir, ser, derivar…
    Daí, o Nome de D’us (יְהוָה) O GRANDE EU SOU.
    II- Desejo, pedido, vontade…
    Lexicon – pg. 300.
    Contudo o que mais importa mesmo é o que disse um certo anjo de D’us para יוֹסֵף, Yosseph (José), aquele que veio a ser o esposo de מִרְיָם, Miryam (Maria), explicando o significado do nome Yeshu’a:
    וְהִיא יֹלֶדֶת בֵּן וְקָרָאתָ אֶת־שְׁמוֹ יֵשׁוּעַ כִּי הוּא יוֹשִׁיעַ אֶת־עַמּוֹ מֵחַטֹּאתֵיהֶם׃
    “E ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de יֵשׁוּעַ, Yeshu’a, porque ele (יוֹשִׁיעַ, yoshiy’a) SALVARÁ o seu povo dos seus pecados”. (Matityahu, Mateus 1:21).
    E na realidade יֵשׁוּעַ – Yeshu’a é tanto o Salvador, como também יְהוֹשִׁיעַ – Yehoshiy’a, Ele salvará ou יְהוֹשֻׁעַ – Yehoshu’a, a Salvação do Eterno para toda humanidade, todavia eu prefiro chamá-lo de יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ, Yeshu’a ha Mashiyach, o Salvador Ungido ou como queiram o Messias Salvador.
    O nome do pai estará no filho!
    “Pai Santo, guardo os em teu Nome que me deste, para que eles seja um, assim como nós…” Yochanan, João 17;11
    Que é: YHWH (Corrompido Deus) + SHUA (que é Salvação) = YESHUA que quer dizer: YHWH é Salvação! Que confere a ordem dada a Yosseph (José): “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome YESHUA; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” – Matityahu, Mateus 1:21
    Sabendo desta grande verdade, podemos agora discernir que o Nome Verdadeiro do Filho do Altíssimo YHWH têm que conter as quatro consoantes do tetragrama sagrado (Yôd, Hê, Wav e Hê), que é o Nome do Pai/Abi.
    Lembrando também que nome próprio não muda, também tem a questão da qual podemos ver a presença do nome do Altíssimo em outros nomes de personagens importante das escrituras, que ao “traduzirem” mataram todo o significado, a identidade e etc.
    Ou seja, o que o Mashiyach foi, o que é e o que será, perdeu todo o significado com a tradução. Ou seja, a identidade já não existe mais.
    Se você é João aqui no Brasil, e for para os Estados Unidos seu nome continuará sendo João e não John, assim sucessivamente em qualquer lugar do mundo. Pois o nome representa o seu ser.
    Yeshua haMashiyach é o caminho, a única salvação!
    “Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Como pois invocarão aquele em que não crer E como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?
    E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!” – Romiyah 10:13-15
    “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” – Lucas 18:8
    Sabem porque não achará fé na terra? Simplesmente por estarem seguindo um outro “salvador” e não o verdadeiro Salvador YESHUA HAMASHIYACH!
    Shalom Aleichem!

  79. Prezado senhor Timóteo, sobre o comentário anterior… eu queria apenas enviar o comentário escolhido (do Herbert, há dois anos) para o meu e-mail pois gostei muito das informações que ele contribuiu. Não havia prestado atenção que era para citar e não para enviar o comentário. Parabenizo pelo ensino. Pena que, em meio a tantos comentários bons, existem confusões sem necessidade, as quais podem ofender e tirar a honra de quem pesquisa com seriedade. Que Deus continue a dar paciência, amor e perseverança na arte de ensinar, para a gloria Dele. Paz do nosso Senhor!

  80. Na verdade YHWH é um tetragrama chamado Yud-He-Wav-HE.
    mas porém também pode ser lido como YHAWEH.mas que siguinifca Senhor . Verdadeiramente o nome exato de Deus nao temos conhecimento nesta geração. pois os povo autrora o colocou em secreto por causa das blasfemias contra o nosso Deus pelo os povos pagões e com a escrita era apenas com conssoantes, foi passado de geração em geração apenas as conssoantes e assim nao sabendo as vogais nao sabiam o que na realidade era o que estava escrito ninguem conssegue pronunciar com o siguinificado este tetragrama. Mais porém Deus sonda o nosso coração e esquadrinha nossa alma ele sabe que quando voce diz:Deus voce se refere a ele o soberano que esta assentado no alto e sublime trono e de que todoa a terra esta cheia de sua gloria. Amén. Que o Eterno seja com todos os amados irmãos.

  81. Primeiro que tudo obrigado. Olá irmãos, o que forem… eu cresci com avós católicos, acredito no que jesus transmitiu. Eu vejo as coisas de maneira diferente tenho praticamente 30 anos, já tentei perceber várias religiões, vários pontos de vista tentei perceber de maneira errada, lia os livros importantes de cada religião cheguei a ler kabbalah em inglês nem sempre concordo, ninguém tá certo, outro errado, acho deus amor universal seja pessoas, animais o que for… Amor, vejo Jesus amor não universal para mim chega isso, tantas guerras, isso tudo, para quê para provar que eu tou certo e o outro errado, não vale a pena isso… seja isso, seja desigualdade, os países mais pobres, mais ricos, os países maiores, os mais pequenos, tudo isso é humano, não de deus. Nem vale a pena os quatro canais, portugueses e estrangeiros ou se fala de fofoquices ou outras porcarias, o que é importante nunca tem tempo. Programas também ensinam, sites ensinam, temos de saber gerir o aprender, quando relaxar, acalmar-nos a nós seja a pensar seja o que for, eu tenho o crítico da minha cabeça mas já não vou escutar quando me insulta seja a mim, seja a família dum lado. Tem de se saber o que é sites bons e sites maus. Aprender também é importante. Ninguém humano tem conhecimento máximo. O senhor Timóteo explicou os vários nomes de deus e de jesus, não explicou todos, não importa, explicou também que não se deve levar tudo á letra, tudo tem nome importa é distinguir nome de significado. O senhor Timóteo também explicou isso vocês é que estão tão focados no nome e questionam, questionam mas não vem o significado eu chamar deus, chamar infinito, chamar as moléculas entre as coisas ninguém tá separado dele é isso o importante. Deus é amor seja de pai, seja de animais, seja do que porra for. Agora se é jesus, ou outros nomes paciência. Se é deus ou outros nomes paciência. Não acreditem em tudo o que ouvem seja igrejas, pessoas que vão coscuvilhar a vida de outras sem necessidade, ou ver o que vestem, ás vezes basta ter fé seja numa igreja uma vez por acaso quando se precisa realmente de algum consolo, seja a nível pensar positivo, seja o que for ninguém sabe mais que outro. Antes em Portugal havia regras forçadas impediam de ser livres, agora á jovens que confundem liberdade com abusos, continua a haver desproporção a nível governo que porra for. Tem de se saber depois o que é ser adulto. Eu ainda não me considero adulto. Para quê é tão bom não perder contato com a natureza, com os animais xau

  82. Esse blog tinha fikado pérfeito se vc tivesse colocado tambem alguns nomes dados ao Espirito Santo, como consolador, intercessor (com gemidos inexpremiveis), testemunha viva, santificador, distribuidor de dons, formador de nossos frutos, sei la , algo do tipo.

  83. O verdadeiro nome de Deus é Jesus , porque ? Não teria lógica sendo o nome de Deus Jeová e no novo testamento não aparecer , claro que saram a explicação de que o novo testamento foi escrito em grego , mais perceba que em 1joao 5-20 ela diz que sabermos que o filho de Deus é vindo e nos deu a conhecer o verdadeiro Deus isto é Jesus Cristo o verdadeiro Deus e a vida eterna , Isaias 40-10 diz que o Senhor vira com o Seu braço forte e trará com sigo o seu galardão e dará a cada um segundo as suas obra , e no apocalipse 22-12 a 16 diz que será Jesus a dar o galardão , voltamos em Actos dos apóstolo diz que Deus resgatou as ovelha com o seu próprio sangue , no livro de Ezequiel (34-1.. o Senhor disse que viria Ele mesmo procurar as suas ovelhas , desceria dos céu para buscar as suas ovelhas , ABIBLIA DIZ QUE O NOME DE JESUS ESTÁ A CIMA DE TODO NOME POR MEIO DESTE NOME TODO JOELHO SE PROSTRARA E TODA BOCA CONFESSARÁ QUER DOS QUE ESTÃO NOS CÉU , NA TERRA ,obs. Deus também está nos Céu , Ele É o Deus todo poderoso e Senhor dos senhor !!

  84. Claudio Cesar Gomes Gonçalves

    A Paz do Senhor Prezados irmãos em Cristo Jesus!
    Êxodo capítulo 3 versículos 13, 14 e 15 e se me permitem vou transcrevê-los aqui:
    3:13 – Então disse Moisés à Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é seu nome? Que lhes direi?
    3:14 – E disse Deus à Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
    3:15 – E Deus disse mais à Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; e este é meu MEMORIAL de geração em geração.
    Trechos copiados da Bíblia Sagrada Harpa Cristã, edição Revista e Corrigida edição de 1995 de João Ferreira de Almeida.
    O termo “memorial” foi grafado por mim, para que fique dito que o termo quer dizer “ficar como “lembrança”, “na memória”, “no conhecimento” de geração em geração”, ou seja, PARA SEMPRE, a respeito do NOME D’ELE.
    Amados, o nome de Deus todos os crentes e não crentes, sabem qual é: DEUS. Para quem tem maior conhecimento da Escritura YWHW, ou Yavé, Javé. Mesmo estes são traduções, transliterações ou o termo que quiserem usar, aproximações do verdadeiro nome de Deus, pois a sua pronúncia foi esquecida a muito, muito tempo, uma vez que aqueles que liam as escrituras, quando se deparavam com o nome de Deus, ou pronunciavam Adonai (Senhor) ou escreviam o nome na margens dos rolos, por temor de pronunciar o nome de Deus. Eles, os leitores, não se sentiam limpos o suficiente para pronunciar o nome sagrado. OHHH ALELUIA!!!! Quem dera que nos dias atuais, tivéssemos nós o mesmo temor que existia naquele tempo, e não pronunciar o nome de Deus em vão ou de qualquer maneira.
    E para encerrar minha contribuição quanto ao assunto, não querendo saber mais do que ninguém, os “outros nomes de Deus”, são apenas adjetivações pela passagem em que as pessoas eram agraciadas com a misericórdia de Deus: Deus proverá,;Deus é a minha bandeira; Deus é a minha rocha, etc.etc.
    Espero ter, como disse anteriormente, contribuído com algo aos irmãos, dizendo também que, se formos fiéis, Deus nos proverá de todo conhecimento a respeito da Pessoa d’Ele.
    A Paz do Senhor possa sempre estar entre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>