Por Priscila Mesquita

Até o fim do mês de junho, a Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus) deve inaugurar o novo prédio da Congregação em Envira, município localizado a 1.200 quilômetros de Manaus, no sudoeste do Estado. Com rápido avanço no mês de maio, a construção é fruto da parceria entre a Igreja Presbiteriana de Vila Mariana (SP), missão River of Revival (Texas-EUA) e IPManaus.

Felipe e Adenilde Silva, casal que lidera a igreja em Envira (AM)

De acordo com o coordenador desse campo missionário, Pr. Alcedir Sentalin, a estrutura básica está pronta, necessitando apenas da instalação de banheiros e retoques na pintura. “A construção deve terminar em meados de junho. Será um espaço amplo, com estrutura em madeira, onde poderemos receber as crianças, os jovens e os adultos que já frequentam os cultos”, explica o pastor.

A Igreja em Envira possui uma característica urbana é atualmente é liderada pelo jovem casal Felipe e Adenilde Silva, que conduzem as reuniões em uma casa. Além desse núcleo, a IPManaus já desenvolve um trabalho missionário entre os indígenas da região.   

25 anos de missões ribeirinhas

Alcedir Sentalin é natural de Valinhos (São Paulo), mas há 25 anos atendeu ao chamado do Senhor para servir aos ribeirinhos do Amazonas. Mais recentemente, iniciou o trabalho de pesquisa missionária e plantação de igrejas também entre os indígenas. Em dois anos, esses novos pontos de pregação tem se multiplicado em diferentes etnias e em algumas aldeias já existem chapéus de palha para a realização dos cultos nas línguas originais dos povos.

“Nesses 25 anos de vivência missionária no Amazonas, aprendi a depender mais de Deus. Depender de Deus tem me ajudado a vencer o cansaço e os dias maus. E assim vejo que faço menos, espero mais, compreendo melhor o próximo e Deus derrama graça”, avalia Alcedir. 

Envira, município localizado a 1.200 quilômetros de Manaus, no sudoeste do Estado do Amazonas (Foto: Alcedir Sentalin)

• Priscila Mesquita é jornalista e gestora do Ministério de Comunicação da Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *