Sou pastor da ACEV (Ação Evangélica) há 41 anos e moro todo este tempo na capital do sertão paraibano, a “morada do sol” chamada Patos, mas nunca vi uma seca igual a esta de 2012/2013. Metade do rebanho bovino do estado já morreu.

Foto: Jim Loring (Tearfund)

Nordestino mostra o pouco de água que conseguiu. Foto: Jim Loring (Tearfund)

A ACEV sempre pergunta quando enfrenta situações assim: “O que nós podemos fazer, para, ao menos, ajudar no meio de um desastre natural tão terrível”? Chegamos à conclusão de que precisamos continuar fazendo o que estamos fazendo ao longo desses nossos 75 anos de existência pregando e praticando o Evangelho.

Em termos práticos, isto envolve plantarmos e apoiarmos igrejinhas no interior, junto com as comunidades nas quais elas estão inseridas, como faróis da luz divina. Entendemos que o papel da igreja autêntica não é sugar e sim servir. Por isso, não podemos ficar alheios aos graves problemas que as comunidades enfrentam como, por exemplo, esta seca trágica.

A ACEV entende que esta seca é basicamente causada por fatores naturais, mas que estas causas naturais são acentuadas pelas aberrações do homem que devasta a caatinga num desrespeito total ao Deus que fez tudo muito bom e a quem pertence a Terra. Por isso, entre os projetos da ACEV está o “Meio Ambiente – cuidando do meu sertão” que combate o desmatamento, a caça e tráfico da fauna e estimula a reciclagem e tratamento adequado do lixo.

Perfuração de poços é uma das ações da ACEV. Foto: John Medcraft (ACEV).

Perfuração de poços é uma das ações da ACEV. Foto: John Medcraft.

Há décadas a ACEV perfura poços nas regiões mais longínquas da Paraíba e Pernambuco e, neste período de seca absoluta, está redobrando os esforços para salvar vidas, comunidades e igrejas, buscando água a 50 metros abaixo do solo, instalando bombas e sistemas hidráulicos completos com tanques para armazenar a água. Cada poço com instalação completa custa entre R$ 20 e R$ 25 mil (dependendo de fatores como a distância da energia elétrica). A ACEV tem uma equipe experiente e treinada para este trabalho, e só não faz mais por falta de recursos. A ONG “ACEV Social”, que administra tudo isso, passa por uma auditoria anual com padrão internacional. Portanto, qualquer igreja, indivíduo ou empresa que queira contribuir para este fim neste momento tão necessário pode ter a certeza da seriedade e ética cristã que existe em tudo que fazemos.

Se fé e obras são as duas pernas da igreja, precisamos marchar juntos agora, mais de que nunca. Vamos orar e agir pelo sertão nordestino. Quando há uma enchente em algum lugar, todos, corretamente, correm para ajudar naquela situação tão evidente e exposta. A seca é mais discreta, como uma paralisia que lenta, mas brutalmente, extingue a vida. Temos que agir motivados pelo amor de Deus. Estamos agindo. Irmãos em Cristo, ajude-nos a agir mais!

____________

John Medcraft é pastor e presidente da Igreja Ação Evangélica, com atuação principalmente na Paraíba.

 

Para contribuir:
Ação Evangélica Social
Banco Bradesco – Agência: 0493-6. C/C: 113.798-0.
CNPJ: 08.402.894/0001-58
Mais informações: acesse www.acevbrasil.org.br ou envie seu e-mail para o nosso coordenador geral de projetos: prwostenes@yahoo.com.br

 

 

  1. De fato, precisamos nos identificar com a necessidade do sertanejo do semiárido nordestino, o qual mais sofre com impacto da seca. Oremos e para que mais pessoas se mobilizem a agir, seja intercedendo junto às autoridades competentes, seja fazendo algo, seja contribuindo.

    Ótima reflexão do Pr. John sobre a seca e o posicionamento da igreja!

  2. Faço parte da acev e tenho visto verdadeiros homens de Deus empenhados nesse trabalho de missão integral, onde muitas familias e comunidades tem sido beneficiadas, mas, ainda faltam muitos outros que estão carente de ajuda diante dessa seca, precisando de agua ou seja de novas perfurações de poços mais infelismente tem faltado recurssos, que possamos colaborar mais, pois aquele que ajuda o necessitado estar cooperando para o reino de Deus.

  3. Parabéns Ação Evangelca por ter chegado junto de tanta gente que até perdeu a fé por causa dos descaso, mas ACEV sempre vai onde ninguém vai, que Deus continui abençoando e mandando recursos.

  4. parabéns a Acev pelo o seu trabalho durante todos esses anos pregando o evangelho e servindo as comunidades carentes dos Sertões de pernambuco e Paraíba. Igreja deste nível está em escassez, por isso não tenha medo de ajudar os frutos já é conhecido, por isso vamos investir para vermos mais frutos ainda. Parabéns ao seu presidente pr John pelo o seu excelente trabalho realizado a frente desta igreja.

  5. Parabéns Ação Evangélica pelo belo trabalho.
    A Ação Evangélica tem seguido o exemplo de jesus, alimentado os que tem fome ,e saciado acede daqueles que necessitam de água,e o mas importante tem dado o alimento espiritual. Parabéns que Deus continue levantando recursos para que esse trabalho nunca venha parar.

  6. O milagre do amor genuíno, solidário e prático pode também combater a seca sertão. E ele nascer no coração de quem ama a Deus e toda a sua criação. Lamentavelmente essa seca tem atingido muitos corações que só destroem o meio ambiente e assim vão piorando a situação cada vez mais. Mas a ACEV tem feito a diferença provando que ainda é possível sonhamos com dias melhores nosso amado sertão! Parabéns ACEV!

  7. Tenho o privilégio de desde 1989 ser da ACEV e acompanhar seu trabalho. Minha adolescência foi marcada pelas viagens que fazia com pastor John e os jovens da nossa igreja pela sertão. Me apaixonei pela região. Tive oportunidade de vivenciar nessas viagens, banhos de cuia em águas barrentas, tomar água de pote com cor escura, lavar louças numa bacia com pouquíssima água, usar candeeiro e comer tapioca feita na pedra. E também vivenciei a primeira vez que saiu água encanada na comunidade do Caroá, primeiro sítio a receber perfuração de um poço pela ACEV. Não tenho palavras para explicar a sensação de ter água saindo de um chuveiro, quando por anos, para tomar banho tínhamos que caminhar muito até chegar em praticamente uma poça d’água para nos servir dela.
    Quando se vive num lugar sem água, sabe-se dar o valor que ela tem.
    Hoje ainda sirvo na ACEV e continuo viajando e visitando comunidades. E sinto a mesma emoção privilegiada de ver a transformação integral de muitas pelo evangelho todo, e ainda sinto o mesmo sentimento de impotência quando não podemos beneficiar outras comunidades por falta de recursos. Temos mão de obra, temos possibilidades de encontrar água, desejamos ardentemente dar mais que palavras e um ombro, mas muitas vezes ainda nos falta o recurso. Só me resta chorar com os que choram. Não se trata apenas de um poço, se trata do amor de Deus pelo sertanejo sedento, que espera em São José
    (http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/03/chuva-no-dia-de-sao-jose-e-esperanca-para-9-cidades-vitimas-da-seca-em-pe.html) para que venha chuva, quando sabemos que o dono da água é Jesus a Água da Vida!

  8. Parabéns a Ação Evangélica pelo o seu excelente trabalho durante todos esses anos, não só em períodos de seca, mas faz um trabalho de preparação para lutar contra a seca, igreja desse nível que trabalha para as comunidades só com o intuito de ajudar está em instição. Em nossos dias há muitas igrejas que suga as pessoas; lhes escravizando e posteriormente elas desacreditam do verdadeiro Evangelho. Parabéns ao pastor john que está a frente desta igreja e tem feito um trabalho que é digno de honras.

  9. O trabalho da ACEV tem sido de grande relevância no alto sertão paraibano, enfatizando dessa feita a região de Princesa Isabel onde resido e vejo de perto a importância desse projeto para comunidades locais e adjacentes. Por esta razão é necessário um olhar mais carinhoso dos parceiros para que possam contribuir ainda mais e dar continuidade a um projeto que traz vida e esperança diante da grande seca que castiga o nosso sertão.

  10. Quero parabenizar a ação investida pela ACEV que ao longo dos anos de sua existência vem contribuindo para minimizar o sofrimento do povo sertanejo.

  11. É um excelente trabalho que a Acev vem realizando ao longo desses anos com resultados gratificantes, toda a equipe que está engajada neste projeto está realmente de parabéns, que Deus abençõe ricamente a vida de cada um, para que possam continuar com esse maravilhoso trabalho.

  12. Pregar o evangelho é muito mais que palavras, é a pregação com os nossos atos também. A ACEV está de parabéns pois consegue unir estes dois aspectos na anunciação das Boas Novas de Jesus.

  13. http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-sertanejo-castigado-pela-seca-e-antes-de-tudo-um-dependente-das-vigarices-federais/

    Eis uma leitura que adequa uma realidade triste (moro na região) e muito embora mineiro, entendo um pouco da coisa por aqui. Acho que o clamor da ACEV é legítima, mas há mais coisas atrás que devem ser ditas. O Augusto Nunes foi em cima!

    PS. Gostaria que a ACEV, assim como levou seu clamor ao leitor, pudesse dizer aqui na ULTIMATO, como está a presente situação na sua região.

  14. Obrigado pelo seu comentário Eduardo. Você pergunta sobre a presente situação da seca.

    Algumas regiões (falo do sertão paraibano) tiveram 300 ou 400 mm de chuva que ajuda, mas é insuficiente para o plantio e para encher os açudes. Outras regiões como Patos e São Mamede (PB), onde moro, estão numa situação muito pior. Só tivemos 74,5 mm este ano! É uma lástima!

  15. GLÓRIA A DEUS PELA SUA VIDA! Estava vendo a reportagem na Record esta semana aonde um senhor levantava a vaca dele toda a vez que ela caia, e ela nao parava de pé de tao magra e o desespero no olhar dele. O Senhor me levou a orar, jejuar e a profetizar chuva neste local e procurei (creio que guiada pelo E.S) alguma instituição séria.
    Assim como no tempo de Elias eu CREIO que muito pode a oração de um justo.

    Você possui alguma representação aqui no RS? Gostaria muito de conversar com alguem pessoalmente. A conta para ofertar ainda é a citada neste texto?

    DTA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *