“Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos”. Daniel 1.17

Quando você se coloca à disposição do Senhor com fidelidade e compromisso sério, Ele nos capacita para toda obra que põe em nossas mãos. Ele nos dá a condição de gerir bem tanto as suas obras, como as obras dos homens que também são colocadas em nossas mãos. Daniel e seus amigos foram fiéis ao Senhor não se contaminando com os alimentos e nem com a riqueza que vinha daquele rei impuro. Por causa de sua fidelidade ao Senhor, eles foram abençoados com sabedoria e inteligência, dando-os a condição de saber tudo da cultura babilônica. Entretanto, a Daniel, o Senhor abençoou ainda com visões e interpretações de sonhos, tornando-o diferenciado entre todos. Este texto foi interpretado de outra forma por Jesus quando disse: “buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas serão acrescentadas”. Não deve existir nada entre nós e Deus. Devemos amá-lo acima de nossos desejos, vontades e entendimento, pois somente n’Ele há o suprimento de todas as nossas necessidades. O grande problema é que, ao contrário do ensino de Jesus, buscamos em primeiro lugar riquezas do reino dos homens, para só depois, muito depois, buscar as riquezas do reino do Senhor. Chegamos ao cúmulo de afirmar que só buscaremos o Senhor quando formos velhos, pois enquanto jovens precisamos gozar a vida. Ao contrário desta postura arrogante, estes jovens nos mostraram o quão bom é servir ao Senhor em primeiro lugar e, assim, provaram do acréscimo d’Ele em todas as coisas. Abençoados pela sabedoria e a inteligência que o Senhor concedeu, foram considerados aptos a galgar os mais altos cargos do governo babilônico. Mesmo sofrendo todo tipo de perseguição, humilhação e discriminação por causa de sua espiritualidade, eles nunca negligenciaram o seu amor pelo Senhor e, por isso, foram abençoados com toda sorte de bênçãos. Muitas pessoas temem abrir mão de sua vida para viver sob a vontade do Pai e, por causa disso, não conseguem provar das promessas de cuidado, suprimento e segurança que Ele nos oferece. Devemos seguir o exemplo destes heróis da fé, pois somente quando assumimos o compromisso de tornar Jesus como nosso único Senhor é que conseguiremos vencer as dificuldades que a vida nos oferece.

Oração: Senhor Jesus, dá-nos fé, coragem e discernimento para entender que só em ti seremos satisfeitos de toda a nossa necessidade. Que o nosso coração, nossa alma e nosso entendimento estejam sempre prontos para te amar e por ti viver. É o que oramos em nome teu nome. Amém!

__________

Rev. Fred Souto é presbítero da Igreja Anglicana, Diocese do Recife; faz parte do Arcediagado Centro. É autor das da série de meditações do Maná do Senhor.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *