(Diaconia) Há pelo menos duas décadas, a busca de uma vacina para a Aids é um dos grandes objetivos da biomedicina. Até agora, muito esforço foi feito, mas o avanço ainda é lento. Esse é o tema do IV Encontro de Vacinas Anti-HIV e Aids da Região Nordeste, que acontece amanhã (08) em Recife. O evento é uma realização da ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo, em parceria com o Comitê Comunitário de Acompanhamento de Pesquisas em Pernambucano, e do Programa Estadual de DST/AIDS de Pernambuco, e a IAVI.

O encontro promete um amplo debate que gere informações e conhecimento sobre vacinas anti-HIV terapêuticas e preventivas, sem deixar de lado temáticas como ética na pesquisa, participação comunitária no processo de controle social e socialização de novos métodos e experimentos da investigação de prevenção ao vírus HIV. Participam deste momento representantes que já atuam no campo de vacinas Anti-HIV dos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará.

O Brasil conta com sítios de pesquisas Anti-HIV em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Em Pernambuco, há uma pesquisa em andamento no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Universidade Federal de Pernambuco. Entre as dificuldades encontradas para produção de uma vacina eficaz, deve-se a fato do HIV ser um retrovírus, capaz de se integrar ao material genético do hospedeiro, o que impossibilita o uso do vírus atenuado para a produção de vacina. Outras características são a grande variabilidade e a capacidade de recombinação do vírus, impedindo o sistema imune de montar uma resposta.

Debates sobre estratégias de prevenção também fazem parte da programação, como a profilaxia pré-exposição (PrEP)—a administração de antiretrovirais (ARVs) antes da exposição ao HIV para proteger contra a infecção, atualmente existe ensaios clínicos na esperança de reduzir o risco de contrair o HIV e a Profilaxia pós-exposição, ou PEP, é dada a indivíduos após uma possível exposição ao HIV. Se administrada em até 3 dias da exposição ao HIV, a PEP já se mostra capaz de reduzir o risco de infecção pelo HIV – porém não é uma substituta para outras estratégias de prevenção do HIV. “Empoderar essas representações sobre as novas técnicas de prevenção ao HIV é essencial para o monitoramento desses serviços no SUS”, disse Wladimir Reis, o coordenador geral do GTP+. A PEP já está sendo implementada a partir do novo consenso terapêutico do Departamento de DST,AIDS e Hepatites Virais no Brasil.

Ao fim do encontro, depois de todos os debates, haverá uma apresentação do grupo de teatro “Turma da Prevenção”, com o esquete teatral “Vacinas Já”.

 

Serviço

IV Encontro de Vacinas Anti-HIV e Aids

Hora: 9h – 18h

Local: Hotel Canarius. Boa Viagem – Recife | PE

 

Departamento de Comunicação do GTP+

Mariana Karilena – (81) 8636 9863 | Emanuela Castro – (81) 9193.2315

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *