Por Marcos André Fernandes

Por aqui as coisas não estão nada fáceis. Um rastro de destruição, que ainda não está totalmente definido, foi deixado pela chuva intensa que castigou nossa região. Só da Igreja Presbiteriana dois templos foram totalmente destruídos, um em Cortês e outro em Palmeirina, município vizinho ao nosso. Neste só restou o alicerce, é incrível, tudo ruiu! O templo Presbiteriano de Palmares ficou praticamente destruído, talvez sem condições recuperação.Uma tristeza!

Hoje participamos da entrega de donativos, mais de 4 toneladas de alimentos, roupas e colchonetes que foram arrecadados por minha igreja. Fomos a Correntes, no caminhão do Sal da Terra. Um momento muito triste vive esta cidadezinha. Aqui perto do nosso sítio (Brejinho) várias famílias estão desabrigadas, ou perderam quase tudo isto é que de fato tem nos preocupado.

Algumas cidades alagoanas foram arrasadas, como Branquinha que teve 80% dos imóveis destruídos. As vítimas precisam com urgência de alimentos, água e colchões. 25 munícipios pernambucanos estão sem água encanada, pois a enxurrada levou as tubulações. Outras, como Palmares, estão desabastecidas de alimentos uma vez que o comércio foi destroçado, não havendo mais lojas, mercados… nada! Falta, também energia em várias localidades, devido a queda da rede elétrica. A situação é muito preocupante. As pessoas têm se mobilizado como podem.

As autoridades municipais estão perplexas e praticamente sem ação diante de tanto estrago e desafio. Existem, também, muitos desaparecidos. Outros perderam tudo, casa, bens, parentes… Várias estradas estão sem condições de uso, deixando muitas comunidades rurais, praticamente isoladas… Lamentável!

Pedimos as orações das igrejas, para que não chova mais nestes dias, pois tudo está muito encharcado e se cair mais chuva a situação, que já é ruim, irá piorar. Para que haja provisão de alimentos, água, roupas, colchões e material de construção. E para que o caos dê lugar a ordem, de forma que a sociedade se organize neste início de reconstrução.

A nossa cidade – Garanhuns – é serrana e tem poucas encostas, quase não fomos afetados, apesar dos 9 dias sem parar de chover e das 16 horas de chuvas intensas que caíram da madrugada da quinta para a sexta-feira.

Já o sertão, ficou apenas nublado com chuvas esparsas.

Grato pela atenção e orações,

Marcos André Fernandes, é missionário da IV Igreja Presbiteriana de Garanhuns, PE e atua no sertão nordestino com o Ministério Sal da Terra. (Texto enviado em 21 de junho)

—–

Se você quer saber como ajudar as vítimas, entre em contato conosco pelo e-mail: paralelo10@utimato.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *