Por Elsie Gilbert

“No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. (Jo. 7.37- 38). Quando a criança é vista como uma pessoa integral, complexa, ao mesmo tempo dona e agente de transformação da sua própria história, não é difícil perceber que ela carrega dentro de si muitos desejos. São anseios que, se por um lado podem ser fonte de angústia, por outro são molas propulsoras para a vida.

Os Educadores Sociais Cristãos devem ser capazes de enxergar estas muitas sedes das crianças e dos adolescentes com quem trabalham. Devem também buscar formas de dialogar com eles para ajudá-los a navegar situações de vida por vezes confusas e até assombrosas.

 

ENTÃO QUAIS SÃO AS SEDES DAS CRIANÇAS?
São basicamente as mesmas dos adultos: desejo de pertencer, de ser parte de uma família amorosa; desejo de segurança, de poder sonhar com o futuro sem que este sonho se torne em um pesadelo; desejo de se relacionar com um Deus amoroso e todo-poderoso que sabe o que está fazendo; desejo de entender coisas profundas e ocultas que ainda estão por serem decifradas; desejo de significado, de saber que sua vida faz sentido e é relevante.

E é por isto que a Rede Mãos Dadas lança um desafio especial na 3a Campanha Meu Educador Social Cristão, cujo tema é: Eles enxergam as muitas sedes das crianças! Para enxergar a sede do outro é preciso reconhecer a sua. Queremos parabenizar todos os homens e mulheres que dedicam seus talentos, seus conhecimentos, seus esforços e seu tempo para caminhar com aquelas crianças e adolescentes cuja situação de vida é precária. Mas queremos também reconhecer as muitas sedes que cada um de vocês carrega.

 

SOMOS TODOS EDUCADORES SOCIAIS: VEJA ALGUMAS POSSIBILIDADES

Observação: a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) contém a família de ocupações com o código 5153 cujo nome é: Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei. Os títulos reunidos nesta família são: 5153-05 – Educador social: Arte educador, Educador de rua, Educador social de rua, Instrutor educacional, Orientador sócio educativo. 5153-10 – Agente de ação social: Agente de proteção social, Agente de proteção social de rua, Agente social. 5153-15 – Monitor de dependente químico: Conselheiro de dependente químico, Consultor em dependência química. 5153-20 – Conselheiro tutelar. 5153-25 – Socioeducador, Agente de apoio socioeducativo, Agente de segurança socioeducativa, Agente educacional, Atendente de reintegração social. 5153-30 – Monitor de ressocialização prisional, Agente de ressocialização prisional, Monitor disciplinar prisional.

 

E A SUA SEDE?
Querido educador, querida educadora, saciar a sua sede é essencial. Não deixe de fazer isto, pelo seu bem e pelo bem das crianças e adolescentes que você busca influenciar com o seu trabalho. Que ao se reabastecer na fonte que é Cristo, você descubra mais uma vez que, de fato, fontes de água viva jorram do seu interior.

Parabéns pelo seu dia!

Participe da Campanha Meu Educador Social Cristão, (clique aqui!)

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>