7237-101413-gs7237Por Elsie Gilbert

Que tal abraçar apenas um dia de cada vez?

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:34

Continuo na minha saga de mudança. Agora estou na casa onde morarei pelos próximos seis meses. Mas tudo ainda está fora do lugar! Algumas coisas estão sem lugar, como documentos e material de escritório.

Ao mesmo tempo em que tentamos nos organizar na casa nova, temos o compromisso de manter nossos compromissos em ministério. Meu marido se prepara esta semana para sua viagem ao Amazonas na semana que vem. Não queremos deixar de cumprir os compromissos que fizemos no começo do ano. Um deles envolvia uma visita à uma comunidade ribeirinha que fica a 20 horas de balsa partindo de Manaus.

Então, o que fazer?

Percebo que nós, especialmente quando estamos diante do desafio de encarar o planejamento de nossas ações (quem sabe do programa que administramos) não nos sentimos muito motivados por estas palavras de Jesus. E acho até que o mestre não menospreza a grande necessidade humana de planejamento.

No entanto, ele conhece nosso coração e da nossa incrível tendência à ansiedade e angústia por coisas sobre as quais não temos nenhuma influência ou possibilidade de controle! Então ele nos adverte. Nossa saúde emocional depende de uma perspectiva mais curta. Nosso coração não aguenta sofrer grandes revezes a longo prazo. E o jogo mental “E se isto ou aquilo acontecer?” Não nos ajuda a enfrentar as próximas horas.

Ouvi de um amigo, no maior momento de turbulência de sua vida dizer, “Agora não é mais um dia de cada vez, é uma hora de cada vez!” Ele tinha razão: na próxima hora eu posso levar meus pensamentos cativos a Deus, na próxima hora eu posso praticar a gratidão, na próxima hora eu posso concentrar em uma tarefa e tentar completa-la, na próxima hora Jesus promete estar comigo a cada minuto. Vencida esta hora, terei a satisfação de saber que fui vitoriosa, e já posso encarar a próxima!

Na próxima hora vou cuidar da cozinha! E você, que mal o dia reserva para você que com a ajuda de Jesus você pode enfrentar e sair vitorioso?

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *