16 de julho de 2013

 

A Associação Evangélica da Índia sediou em Bangalore, no mês de junho de 2013, o primeiro Fórum Lausanne Global de Liderança, atraindo 350 participantes de mais de 60 países, selecionados por seus envolvimentos na arena pública, igrejas, agências e meios de comunicação. O trabalho principal do Fórum foi avaliar o progresso em questões identificadas no Compromisso da Cidade do Cabo, e estimular ainda mais a ação colaborativa em direção aos objetivos do “Chamado à Ação”.

 

A Diretora do Fórum foi Grace Mathews, vice-presidente do Conselho de Lausanne. “Nossos grupos temáticos reuniram mentes argutas e pensadores estratégicos”, disse ela, acrescentando: “o aspecto da parceria manteve-se como valor fundamental desde nosso princípio, sob a liderança de Billy Graham e John Stott. Assim como fizemos na Cidade do Cabo, pretendemos fazer muito mais no Fórum disponível on-line para obter uma ampla participação nas discussões”.

 

Cada um dos quatro dias foram iniciados com a exposição da Bíblia por um representante de um continente diferente, seguida do estudo multi-cultural da Bíblia pelos participantes divididos em mesas. O Fórum, em seguida, passava a explorar as formas nas quais a igreja pode envolver melhor a nossa cultura – em particular, através da igreja local, através do trabalho e através de influenciadores culturais. Às noites eram trazidas notícias de todos os continentes, com tempo para oração.

 

Ao final do Fórum, Doug Birdsall, presidente executivo de Lausanne desde 2004, e agora presidente da Sociedade Bíblica Norte-americana, passou formalmente a liderança para o norte-americano de origem coreana Michael Oh (42), fundador-presidente de Instituto Bíblico Cristo da cidade de Nagoya, Japão. Como Diretor Executivo/CEO recém-nomeado, enfatizou seu desejo de ver líderes mais jovens engajados no Movimento.

 

A primeira de uma série de consultas globais sobre questões críticas identificadas no Compromisso da Cidade do Cabo já tinha acontecido, na Jamaica, sobre o mandato para o cuidado com a criação. Nos próximos meses consultas para explorar as questões mais cruciais mencionadas no Compromisso da Cidade do Cabo serão realizadas. Uma delas acontecerá em Março de 2014, em São Paulo, e abordará o tema “A Teologia da Prosperidade, a Pobreza e o Evangelho”.

 

Em preparação para o encontro em Bangalore, foram publicadas edições especiais do boletim foi publicada uma edição especial do “Análise Global do Movimento de Lausanne” (disponível no momento somente em inglês e espanhol) trazendo a visão de uma rede internacional de analistas evangélicos para equipar os participantes e líderes cristãos a nível mundial para a tarefa da evangelização mundial. Para receber via e-mail a edição bi-mensal desse boletim, basta fazer sua assinatura online. Para acessar o Compromisso da Cidade do Cabo e a crescente lista de livros publicados, visite www.lausanne.org/books

 

Vídeos de partes do Fórum Global de Liderança estarão disponíveis na internet em breve.

 

Vários participantes também têm publicado em seus blogs, em ingles, suas experiências no Fórum Global de Liderança:

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *