Novas paradigmas para a educação teológica no Brasil
de Timóteo Carriker
Parte dum projeto educativo envolve uma avaliação de projetos anteriores. Não sua falta, procura-se identificar tendências históricas que contribuíram para as teorias, mesmo implícitas, e práticas pedagógicas atuais. Para esta finalidade, esta reflexão se divide em três partes: 1) uma identificação de tendências na educação brasileira ao longo da sua história; 2) o contexto da educação religiosa evangélica em geral e; 3) especificamente o contexto da educação na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. A reflexão é mais sintética que analítica.
Fundamentos teológicos para a educação cristã
de Timóteo Carriker
A seguinte reflexão procura desenvolver algumas bases teológicas para o ministério de educação na igreja local. O trabalho foi adaptado dum documento recente da Igreja Presbiteriana do Brasil que nortea a educação teológica (seminários e centros de treinamento missionário) da denominação.
Algumas implicações pedagógicos para um currículo de educação cristã
de Marilda Rios Martins (pedagoga e membro da Igreja Presbiteriana Independente do Estreito)
As preocupações com a organização das atividades educacionais e, mesmo com o que ensinar, já existe há bastante tempo. É certo também que mais diversas filosofias educacionais em diferentes épocas, mesmo quando o campo do currículo ainda não se tornara especializado, de alguma maneira transitaram neste território e fizeram especulações sobre currículo.
Princípios educativos para o treinamento missionario. Esta é uma reflexão realizada por ocasião do Quinto Congresso Brasileiro de Missões propondo princípios teológicos e pedagógicos, mas não curriculares ou metodológicos, para o treinamento missionário.
Além dos estudos acima, estão à disposição a seguintes apresentações de PowerPoint de Timóteo Carriker:
A educação e a missão da igreja
Estratégias educativas de mudança