Semana 22: Lucas 7.11-16

Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: — Não chore. Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse: — Moço, eu ordeno a você: levante-se! O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo: — Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!

Este incidente, como o anterior a respeito da cura do empregado do oficial romano, faz muito mais que simplesmente ilustrar as grandes proezas de Jesus: curando os doentes, expulsando os demônios e até ressuscitando os mortes. Estas, sem dúvida eram espetaculares e muito contribuiram para a fama de Jesus. Mas lembra da nossa reflexão anterior, “o prelúdio da cura”? Naquela lição, a compaixão, a justiça e a humildade do oficial, demonstradas em relação ao seu empregado, ao povo judeu, e a Jesus, eram o prelúdio da sua cura.

Há uma linda passagem, Isaías 58.1-10, que diz a mesma coisa. Fala das condições da cura (libertação do exílio) de Israel. Vale a pena ler.

Queres cura? Queres plena salvação, do tipo que brilha como a luz do sol? Então, trates o seu próximo com justiça, compaixão e humildade.

Mas dava pena mesmo. Uma mulher da cultura palestina antiga sem marido e sem filho para apoiá-la estava numa situação extremamente precária (lembra da história da Rute e da Noemi). O dó que Jesus sentia talvez não tenha sido tanto pela perda do filho em si, mas pela condição que isto dava à viuva. E de compaixão profunda brotou cura extraordinária. Pense nisto…

De compaixão e justiça profundas brota cura profunda, até mesmo vida da morte.

Oração

Incrível é o Teu amor, ó Pai. Incomparável a Tua compaixão! Retíssima a Tua justiça! Inunde os nossos corpos e as nossas almas do Teu Espírito para que brote vida da morte. Em nome de Jesus, quem Tu ressuscitaste da morte. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *