Os rios e igarapés da Amazônia escondem muitas histórias de gente que luta para sobreviver. As dificuldades são inúmeras, desde problemas que poderiam ser amenizados pela efetivação de serviços públicos básicos de saúde e educação, e tantos outros sobre os quais não se tem controle. Mesmo diante de tantas adversidades, os ribeirinhos colecionam histórias de luta, sobrevivência e esperança. Muitas delas nunca serão conhecidas. Mas pelo menos algumas você pode conhecer agora. Elas foram registradas pela câmera do jornalista Rodrigo Santos, em suas viagens pela Amazônia, com a organização Asas de Socorro. Vale a pena conferir.

A menina com paralisia cerebral

História de uma família que tem uma filha deficiente – o pai gostaria que a menina pudesse brincar com os irmãos. Ele se preocupa com as crianças e sabe do amor e necessidades básicas da família e lamenta a ausência de assistência pública. Um dia triste foi quando os pais notaram a filha deficiente. O próprio pai aplicou injeção de remédio na filha e orou a Deus pelo restabelecimento da menina. Deus ouviu sua oração.

heila web from Rodrigo Santos on Vimeo.

Casa da farinha

A família cultiva produtos da terra e derivados de mandioca. É do comércio dos produtos que a família depende para a sobrevivência. O cultivo de mandioca é o componente básico do sistema de produção na Amazônia, quer seja nos ambientes de várzea como os de terra firme, em razão de sua dupla finalidade: subsistência e comercialização.

casa da farinha -hd from Rodrigo Santos on Vimeo.

Luz dos olhos

Médico com especialidade em oftalmologia. Aos 33 anos ele se converte a Cristo encontra seu propósito de vida. Além de levar o amor de Deus, com sua profissão ele atende muitos ribeirinhos durante as viagens pelo rio Madeira.

Luz dos olhos from Rodrigo Santos on Vimeo.

O sonho de Karol

A pequena Karol nasceu com problema de visão congênito e, por falta de cuidados médicos, perdeu a visão de um olho. A menina mora em uma pequena comunidade, à beira do rio Manacapuru, no interior do Amazonas. Ela tem esperança que a ajuda chegará um dia.

O Sonho de Karol from Rodrigo Santos on Vimeo.

ASN Brasil

Conheça a história do trabalho da Agência de Saúde das Nações (ASN), uma organização que atua em Guiné Bissau, levando a assistência odontológica e cuidado médico a lugares bem precários. Todos esses atendimentos são sinais da graça, da esperança e do amor de Deus por aquelas pessoas. Alguém se importa com aquele povo, alguém dá valor a eles.

Asn brasil II from Rodrigo Santos on Vimeo.

Clique aqui e assista outras histórias e vídeos produzidos por Rodrigo Santos.

Conteúdo originalmente publicado no Blog da Ultimato em 15/08/2017.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *