Para cumprir a vocação não basta ter paixão. Além de dedicação, esforço e trabalho, é necessário capacitação e estudo. Quando se trata de missões transculturais, chavões triunfalistas não ajudam muito, ou quase nada. Aqueles que desejam compartilhar o evangelho com pessoas de outras culturas – mesmo dentro do Brasil, onde existem diversos grupos com culturas distintas –, precisam buscar conhecer as histórias e os costumes desses segmentos, bem como a maneira como vivem, pensam e leem o mundo.

Embora tenhamos vários seminários e centros de treinamento missionário, nem todas as pessoas tem acesso à capacitação oferecida por eles, seja por motivos de falta de recursos, barreiras geográficas ou outras dificuldades. Mas uma boa ajuda é a leitura de obras que podem dar ao missionário um fundamento bíblico e missiológico, uma leitura contextualizada da realidade, além de desconstruir visões ingênuas e românticas do campo missionário.

Pensando nisso, o Paralelo 10, com o auxílio de missionários experientes e líderes do nordeste, fez uma lista de 11 obras básicas que todos os que desejam servir como missionários no nordeste precisam ler. São livros na área de missiologia, evangelização, contextualização, eclesiologia e outros assuntos com foco na realidade nordestina. Vale a pena conferir!

Cidades do Interior: Uma proposta missionária

Sérgio Lira | 320 páginas | Betel Brasileiro Publicações e Ultimato, 2013.

Cidades do Interior é uma resposta à quase ausência da influência do evangelho nas pequenas cidades brasileiras. Uma obra que identifica e oferece propostas para projetos missionários nessas cidades, considerando a sua realidade religiosa e social. Uma abordagem bíblica e rica em exemplos, para melhor equipar a igreja brasileira na evangelização e no alcance daqueles que vivem à margem das grandes cidades e no interior do país.

________________________________

Missionários para o Sertão Nordestino: Desafios, capacitação e evangelização integral

Ildemar Nunes Medeiros | 160 páginas | Betel Brasileiro Publicações

A obra avalia aspectos como o isolamento social, a religiosidade, o denominacionalismo evangélico, a pobreza e o analfabetismo, marcas negativas distintivas na vida do sertão e do seu povo. E aponta algo mais grave: o fato de a igreja não ouvir o clamor do sertanejo e não clamar em seu favor diante de Deus e dos homens. Ao mesmo tempo em que considero alguns aspectos da realidade sertaneja e seus desafios, proponho um modelo de formação e de atuação de cristãos missionários para o sertão nordestino brasileiro.

________________________________

Palavra que transforma – Curso Bíblico para Povos Minoritários do Brasil

Iraque & Silvéria Carvalho, Ronaldo & Rossana Lidório (Organizadores) | 234 páginas | Descoberta, 2017

Palavra que transforma é um curso preparado para os grupos minoritários do Brasil, como os indígenas, ribeirinhos, ciganos, quilombolas e sertanejos, entre outros. Os grupos minoritários do Brasil, distintos culturalmente, possuem algumas características em comum, como a valorização da comunicação mais verbal do que escrita (oralidade), a naturalidade na maneira de ensinarem e aprenderem (informalidade) e a característica relacional na condução dos assuntos importantes (relacionalidade). Assim, esse curso foi preparado para comunicar as verdades de Deus de forma mais oral, informal, relacional e comunitária.

________________________________

Diaconia no contexto nordestino. Desafios – Reflexões – Práxis

Rudolf von Sinner (org.) | 166 páginas | Editora: CEBI/ Sinodal/Paulinas

O olhar desta coletânea está voltado para a região Nordeste do Brasil. O público a quem ela se dirige são, principalmente, as igrejas históricas. Entre estas, as evangélicas têm, tradicionalmente, o eixo de sua presença nas regiões Sudeste e Sul. Para muitos, o Nordeste constitui um mistério, distante e desconhecido. Por isso é oportuna esta coletânea de artigos sobre a realidade da região e a atuação diaconal das igrejas neste contexto.

________________________________

Um Jumentinho na Avenida – A missão da igreja e as cidades

Marcos Monteiro | 184 Páginas | Editora Ultimato, 2007

Como alcançar o homem urbano — aquele que confia desconfiando, pede orações, mas também remédios, crê em Deus, mas também em esoterismo e crendices populares? O que dizer das diferentes expressões urbanas de igreja, das suas contradições, da hesitação entre “o que fazer” e “como fazer”, da pobreza e da violência nas cidades? São estas algumas das questões apresentadas em Um Jumentinho na Avenida — a missão da igreja e as cidades. (Livro esgotado)

________________________________

Igreja em Movimento. Comunidades em Transformação

Organizadores: Leandro Silva, Marcos Mendes, Valtenci Oliveira e Renildo Diniz | Garimpo Editorial, 2016

A obra é um chamado ao engajamento da igreja local em seu papel de transformação, visando contribuir para um movimento participativo que mobilize o povo de Deus frente aos desafios centrais de suas comunidades locais: conectando pastores, líderes e profissionais cristãos de diversos campos para compartilhar reflexão bíblica, estratégias, oportunidades; e impulsionando esforços colaborativos entre igrejas locais, seus líderes e organizações para o avanço da missão integral de Deus nas cidades.

________________________________

O grito do Sertão Nordestino

Beat Roggensinger (Org.) | 128 páginas | Ed. Esperança

A responsabilidade da igreja brasileira não é apenas enviar e sustentar missionários em outros continentes. Não somos responsáveis somente pelos “confins da terra”, mas também por Jerusalém, Judeia e Samaria. Por muito tempo temos nos esquecido de alguns desafios urgentes ao nosso redor, ou até mesmo fechado nossos olhos.

________________________________

Redescobrindo o Evangelho – A Reforma e os Desafios da Missão da Igreja Contemporânea

Organizadores: Marcos Mendes, Leandro Silva, Renildo Diniz e Valtenci Oliveira | 200 páginas | Garimpo Editorial, 2017

Produzido no contexto do 5º Congresso ALEF para Pastores e Líderes, realizado de 18 a 21 de outubro de 2017 em Natal, RN, a obra é uma ferramenta fundamental para processos de formação de lideres e discipulado em grupos pequenos, que visa promover uma reflexão saudável e equilibrada acerca do papel da igreja contemporânea, com os olhos fixos no Deus que promoveu a Reforma, na Palavra que inspirou o movimento e na renovação da igreja.

________________________________

Cidades para a glória de Deus

Sérgio Lyra | Betel Brasileiro Publicações

Cidades para a glória de Deus indica, já em seu título, a perspectiva que a presença do  povo de Deus deve ter à cidade. Sem uma conversão do olhar não haverá uma presença transformadora. A visão negativa e pessimista da cidade tem produzido a paralisia da Igreja, que é agente da missão de Deus para a cidade. Esta perspectiva reflete, a meu ver, a beleza da proposta de Sérgio Lyra e é um convite para convertermos nosso olhar e postura para que a cidade seja um instrumento da glória de Deus, porque Deus amou e ama a cidade! (Jorge Henrique Barro)

________________________________

A Bíblia e o Bisturi

Edijéce Martins | 208 páginas | Cultura Cristã

A vida de George William Butler, o médico-missionário talentoso e dedicado a Deus, que serviu ao Senhor e à sua Igreja em nosso país, no estado do Maranhão, e deixou o seu nome gravado na História. O relato inspirador de uma vida de consagração e de serviço cristão.

________________________________

Água & Luz: Os grandes desafios missionários no Nordeste

Ildemar Nunes de Medeiros | 180 páginas, 2009.

A obra é uma boa ferramenta com orientações sobre como preparar um vocacionado de forma eficiente para atuar nos campos missionários do sertão nordestino diante dos grandes desafios ali existentes e as formas contextualizadas de transmitir integralmente o evangelho. (Para adquirir, entre em contato com o autor pelo e-mail: ildemarnm@gmail.com)

  1. Denilson Medeiros

    Olá, a Paz do Senhor, acho que este livro “Missionários para o Sertão Nordestino: Desafios, capacitação e evangelização integral” é a segunda edição deste “Água & Luz: Os grandes desafios missionários no Nordeste”, do Pr Ildemar Nunes, poderia confirmar?

  2. Eric Dionisio Santos de Paula

    Já li “Cidades do Interior”, “Missionários para o Sertão Nordestino”, “O grito do Sertão Nordestino” e super-recomendo!
    Leitura obrigatória para todo obreiro que deseja desenvolver um trabalho eficiente no Nordeste.

    Algumas sugestões: Cada um desses, o autores se dedicaram a tratarem sobre uma linha específica (um olhar específico pessoal), sendo assim, um complementa o outro.

  3. Sandra Souza da Silva

    Olá boa tarde irmãos. Muito boa a lista indicada, mas notei a ausência de materiais sobre os indígenas. sei que são poucas as obras escritas,mais sugiro, Fulni-ô,cultura, identidade e território no nordeste indígena, editora universitária UFPE, Xucuru, fortalecimento de uma identidade cultural.

  4. Editor Paralelo10

    Olá, Sandra!
    Muito boa sua observação. Estamos preparando uma lista com indicações de obras relacionadas ao contexto ribeirinho e indígena. Vamos adicionar sua sugestão.
    Obrigado por acompanhar o blog. Comentários e sugestões são sempre bem-vindos.

  5. Bom dia, sou o Saulo Ítalo estou na região agreste do Estado de Alagoas. Tenho extremo interesse pelos livros. Qual o valor unitário e em atacado desde já agradeço

  6. Editor Paralelo10

    Bom dia, Ítalo.
    Que bom saber de seu interesse pelos livros.
    Bem, nem todos os livros são publicações da editora Ultimato. Com exceção de um, todos os outros livros da lista tem link no título. Ao clicar, você será direcionado para a página da editora do respectivo livro. Lá você terá as informações dos valores.
    Obrigado por sua visita no blog.
    Volte sempre!

  7. Luciano Batista

    11 livros que todo candidato a missões no nordeste precisa ler? Fala sério gente! Convenhamos, o Nordeste é de uma complexidade enorme, a começar pelo bioma da caatinga é simplesmente é único no mundo. Suas contradições sociais e desigualdades são singulares. Nossa cultura Nordestina apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios, inclusive, vale salientar que o Brasil começa por aqui. A religiosidade popular, as festividades (juninas, reisados, cordel,), as crenças (que Monteiro Lobato nos contou), o artesanato, a culinária etc. Há três personagens que deveriam ser conhecidos por todos aqueles/as que desejam migrar para o Nordeste a fim de trabalhar com nosso povo: Lampião (para conhecer a bravura e macheza do nordestino), Padre Cícero (para conhecer a religiosidade) e Luiz Gonzaga (que cantava nossa cultura). Receio que tais livros não nos contem muito sobre tais figuras, o que é uma pena (pra não dizer, “uma lástima”!)! Se permitem, darei outras sugestões: A invenção do Nordeste (Durval Muniz), O fim do Nordeste e outros mitos (Zaidan), Grande sertão veredas (João Guimarães Rosa), Raízes do Brasil (Sérgio Buarque), Os sertões (Euclides da Cunha), O Auto da compadecida (Ariano) etc, etc. Obviamente há outros autores e livros que podem/devem ser mencionados!

  8. Editor Paralelo10

    Prezado, Luciano. Muito obrigado por sua visita em nosso blog e pelo seu comentário.
    Sim, você está certo, o nordeste é uma complexidade, por isso a lista publicada é apenas uma sugestão e não pretende esgotar todo o assunto. As 11 obras foram indicadas por missionários, pastores e líderes do nordeste que as acham úteis para a formação de obreiros que desejam ou já trabalham na região, mas certamente podemos acrescentar muitas outras como as que você mencionou. Obrigado pelas dicas.
    Volte sempre!

  9. Bom, li “Cidades do Interior”, do Pr Sério Lyra. Fantástico. 100% recomendado

  10. Ótimas sugestões Luciano, pra fazer missões no NE, antes precisa-se conhecer a história e formação do nosso povo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *