Brincar é organizar o mundo!
As crianças estão crescendo! Agora já é hora do aprendizado de casa se unir ao aprendizado da escola! Veja abaixo um trecho do livro “O Direito de Brincar – Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar” sobre as necessidades do pré-escolar (3 a 6 anos) e algumas sugestões para brincar.
Habilidades à prova!
Nesta idade as crianças costumam ganhar um “melhor amigo” e aprender as habilidades sociais necessárias para manter os jogos sociais cooperativos de “casa” ou “piratas”, com várias crianças que participam. Esta “brincadeira de fantasia” também lhes permite explorar os papéis, canais de emoções e o “fazer sentido” do seu mundo.
Uma brincadeira de criança em idade pré‐escolar evidencia o aumento das habilidades: da fala, da agilidade física e da coordenação de pequenos músculos. Brincar melhora essas habilidades.
Sugestões para brincar:
• Escaladas mais desafiadoras, equilíbrio, balanço, parques infantis (gangorra, carrossel, escorregador). Parques seguros são essenciais e precisam ser lugares agradáveis para os adultos enquanto supervisionam o brincar.
• Explorar ambientes naturais: observar plantas, insetos, animais de fazenda e de estimação.
• Brincar de “faz de conta”: se vestir, brincar de compras, de médico, cozinhar, bonecas, caminhas de bonecas e carrinhos de bebê, casinha ou toca (forneça caixas grandes, cobertores para cobrir mesas), fortes, “polícia e ladrão”, super-heróis.
• Andar em pequenas bicicletas ou patinetes firmes.
• Jogos: bola, pular, perseguição, aprender a capturar, até mesmo simples jogos de carta.
• Brincar com água, incluindo aprender a nadar (geralmente com ajuda de um nadador experiente).
Quais são as brincadeiras preferidas das crianças da pré-escola?
________________________________________
Veja mais baixando o PDF do livro “O Direito de Brincar – Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”.