Educador do Ministério Infantil pode sofrer burnout?
Por Débora Vieira
Quando servimos crianças no ministério é bem possível nos percebermos como Marta, irmã de Maria, em Lucas 10:38-42. Só quem vive as demandas dominicais da “salinha” sabe o que significa a vontade, o chamado para ensinar, e tão poucos recursos disponíveis. Sabemos das urgências na assistência das famílias das crianças, mas enfrentamos limitações quanto aos auxílios. Falta tempo aos voluntários para o preparo de ministrações que realmente levem a transformações de vida – e não só fiquem fazendo as crianças matarem tempo durante o culto. Além disso, lidamos com as conhecidas questões de falta de verba, conflitos de opinião quando existe equipe de professores e, em não poucas situações, a falta de apoio da figura pastoral ou liderança da igreja. Olha… Como Marta não teria serviço? A demanda é real e não para! A casa é dela! Jesus está ali.
E Maria não se toca.
Desde 2022 a OMS reconheceu que pessoas que se dedicam a outras pessoas intensamente estão mais suscetíveis a um estado de exaustão física e mental causado especificamente pelo servir. Este é o burnout, a doença gerada pelo estresse das pessoas exigentes, entusiasmadas com o trabalho e que normalmente não têm medo de aceitar novas responsabilidades ao lidar com expectativas do outro. Ele não aparece de uma hora pra outra, normalmente é desenvolvido ao longo de anos até atingir o pico da tensão. Mulheres de 25 a 40 anos são as mais afetadas, mas homens sofrem também. As áreas de trabalho mais atingidas? Saúde, Educação e Segurança Pública. O que é simbólico demais para o educador do Ministério Infantil sério, que ministra justamente saúde, educação e segurança espiritual às crianças! Seria exagero dizer que educadores do Ministério Infantil podem sofrer, sim, de burnout?
Como Marta deveria agir, afinal, diante de tanto? É tanto cuidado real, tanta entrega cheia de amor… Pois é… Mas como sabemos, Jesus realmente ensina Marta a ver as coisas de outro modo. Por que será, hein? Ele, o maior exemplo de Servo para o cristão. Foi Ele quem disse: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mt.20:28) Também, em Filipenses 2:6 vemos que Jesus, apesar de ser Deus, não considerou que, justamente, “ser Deus” era algo ao qual deveria se apegar, mas se esvaziou, tornou-se homem e veio para entregar-se ao máximo, morrendo por nossos pecados. Por que Ele diz para Marta mudar de postura, afinal? Jesus diz, especificamente: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária…” (Lucas 10:41,42a) O Servo dos servos diz que apenas uma coisa é necessária. Ele não despreza a preocupação e a inquietação de Marta. Ele as reconhece. Ele percebe o coração dela, mas com amor o leva para outro lugar: estar diante do Servo dos servos é poder aprender com Ele. “Como Ele serve?”, “O que Ele realmente faz para servir?”, “Com o que Ele gasta tempo?”, “Com o que Ele se importa?”, “Ele se retira para orar sozinho?”, “Ele descansa?”, “Ele tem tempo com amigos íntimos?”, “Ele tem conversas profundas e difíceis?”, “Como ele se prepara?”, “Ele se cala?”, “A quais opiniões ele dá importância?” Ah! Como há o que se aprender diante do Servo que mais serviu e serve pessoas no mundo!
“Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:42b)
Às vezes precisamos aprender com amigos, com irmãos… com as irmãs… com as Marias que nos ensinam a acalmar para ouvir o Bom Pastor. Jesus convida Marta a olhar de outro modo para sua irmã Maria. Será que há alguém próximo a você, que ama Jesus, e pode te inspirar a se aquietar diante Dele? Como a vida dele ou dela te ensina? Não é preciso caminhar sozinho, no fim das contas.
Além de observar seus amigos e amigas (ou ainda procurar ajuda profissional, se preciso), você pode ter um grande apoio em um material cuidadosamente preparado pela Rede Mãos Dadas para cuidar de você, que cuida de tantos. O botão abaixo dá acesso a um curso gratuito que, passo a passo, leva o leitor a ter seu tempo aos pés de Jesus, trocando o seu pesado e real fardo com o Dele, que promete ser real também – porém leve. Clique no botão abaixo e cuide da sua saúde emocional fazendo o CURSO FARDO LEVE.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)
→ ACESSE O CURSO E AVALIE A SUA SAÚDE EMOCIONAL