“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Mateus 11.8-30 NVI

Este é o segundo ano em que a Rede Mãos Dadas elege como tema para a Campanha Meu Educador Social Cristão a passagem na qual Jesus convida os cansados e sobrecarregados a tomarem para si o jugo (canga) que ele provê.

→ Leve-me direto aos materiais da Campanha Meu Educador Social Cristão

No ano passado pensamos no equilíbrio que Jesus propõe para todos nós, incluindo os que lutam por uma vida mais digna para as crianças.

Jesus usa a metáfora de um carro de boi, ou uma carroça, quando diz: “Tomem sobre vocês o meu jugo”. Resolvemos, então, nos aprofundar nela. Jesus é o carreteiro bondoso, que conhece os seus bois e sabe colocar uma carga apropriada na carroça. Os bois somos nós.

Temos um relacionamento com o nosso carreteiro. Ele nos conhece, mas nós também o conhecemos e queremos agradá-lo, servi-lo e nos relacionar com ele..

Se o carreteiro for bom, a carga será equilibrada e ele prestará atenção às necessidades dos bois. Se for mal, usará os bois até o esgotamento e aí, simplesmente, trocará os bois por uma parelha mais nova. O carreteiro bom é relacional, o mal é utilitário.

Acreditamos que Jesus é um carreteiro bom e que ele nos trata com leveza e afeto. Sendo assim, ele tem todo o interesse de nos conduzir em direção ao equilíbrio.

O EQUILÍBRIO, de acordo com o convite de Jesus vem de:

  • Prestar atenção à saúde e força dos bois (das pessoas que trabalham ou caminham juntas).
  • Buscar em Jesus discernimento para não assumir uma carga que vai além das suas forças.
  • Trabalhar para que a carroça (a instituição, o grupo, a igreja, etc.) esteja em boas condições de funcionamento.
  • Adequar o passo de acordo com a condição da estrada, ou seja, ter uma leitura realista do contexto pelo qual estamos passando como sociedade e fazer as adaptações necessárias.

Não há saúde sem a prática do descanso!

Desta lista de estratégias, a que tem uma chance de ser implementada de imediato por você é a atenção à sua saúde. E quando pensamos em saúde, o primeiro item que precisa ser considerado é o DESCANSO!

Descanso não é a ausência de atividade, é a ausência de peso.

Você já percebeu o quanto as pessoas resistem ao descanso? Talvez porque associamos o trabalho, a quantidade de responsabilidades que carregamos, ao nosso valor pessoal. Ou talvez porque gostamos da adrenalina do corre-corre. E quem sabe, tenhamos medo do silêncio que o descanso pode nos proporcionar. As coisas que não queremos encarar podem brotar e momentos tranquilos e portanto, é melhor se manter muito ocupado.

Mas se você olhar com atenção para o convite de Jesus, ele promete “descanso para suas almas”. Ou seja, ele garante que ao depositarmos nele nossas preocupações e cargas, que ele nos dará paz e serenidade para lidar com o que vier.

Nas próximas páginas deste guia, publicamos alguns conteúdos que podem ajudar você a pensar na importância do descanso, mas também em ideias de como praticá-lo de forma intencional. Publicamos também pelo segundo ano, a Dinâmica de Celebração do Dia Nacional do Educador Social – dia 19 de setembro – com o mesmo tema.

Nosso desejo é que você e toda a sua equipe usem a criatividade – algo muito presente nas equipes que trabalham com crianças – para praticar o autocuidado e aumentar a sua efetividade no ministério tão importante que Deus colocou nas suas mãos.

Em Cristo que nos une,

Elsie Gilbert

 

Baixe o Guia Completo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *