De mãos dadas seguiremos, com a criatividade que só o Senhor pode nos dar…
De repente, tudo mudou.
→ Leve-me direto ao Guia do Meu Educador Social Cristão.
Nossas vidas viraram de ponta cabeça e nossas preocupações conquistaram novos recordes e horizontes. Filhos em casa e o desafio de dividir nossas atenções no mesmo local, muitas vezes competindo por espaço e dispositivos eletrônicos. Vimos que para muitos o trabalho redobrou enquanto outros se viram incapacitados de atender e distanciados das crianças e adolescentes a quem amam.
Quem se importa com a situação das crianças e adolescentes espalhados pelos cantos mais pobres e precários deste nosso país continental convive diariamente com uma angústia ainda maior. As estatísticas mostram aumento nos índices de violência doméstica, aumento da pobreza extrema, e aumento do abandono de crianças que eram cuidadas por seus avós. Aumentou também as ameaças oriundas no próprio uso excessivo da internet como o vício tecnológico ou a pornografia. E como se tudo isto não fosse o bastante, chegamos à clara constatação de que a desigualdade de acesso aos bens culturais privará milhões de crianças do direito à educação básica durante a maior parte do ano de 2020.
É neste contexto que a Rede Mãos Dadas lança a sexta edição da Campanha Meu Educador Social Cristão com o tema “De mãos dadas seguiremos, com a criatividade que só Deus pode nos dar”.
Queremos celebrar as formas originais com que os educadores sociais enfrentaram estes dias difíceis por todo o Brasil. Quando os limites e pressões aumentam, aumenta também a oferta de ideias criativas que Deus nos oferece. Muitos educadores sociais foram especialmente criativos. Deus tem prazer em transpor o intransponível, vencer o invencível, e salvar o que está praticamente perdido. E é esse Deus incrível que tem orientado aqueles que se dedicam à difícil tarefa de navegar por toda esta tempestade de mãos dadas com as crianças.
Com Ele, nós podemos. É daí a passagem bíblica escolhida para a campanha. “Nosso Deus lutará por nós”. Esta declaração de Neemias, um copeiro a serviço de um rei persa, inimigo do povo judeu, foi dita numa hora crítica de sua missão. Com a ajuda do Todo-Poderoso, Neemias promoveu a reconstrução do muro de Jerusalém sem o qual o povo permaneceria vulnerável a ataques, saques e muita humilhação. (Veja o Estudo Bíblico na página 8 do guia)
Neemias precisava que o Senhor o ajudasse a erguer um muro a partir de escombros. Nós precisamos que o Senhor nos ajude a prover uma grande rede de proteção para que as crianças e adolescentes no Brasil experimentem uma vida abundante. São duas realidades extremamente distintas, em tempo igualmente diferentes. Mas nós cremos num Deus que é o mesmo ontem, hoje e para todo o sempre. O Deus de Neemias é o nosso Deus.
Celebre as boas ideias de superação que Deus tem nos dado e peça que ele continue lutando por nós e pelas crianças e adolescentes nos dias que virão.
Baixe o Guia Mesc 2020!