Para refletir: sobre a Esperança no labirinto
Postamos aqui, uma linda História de Esperança – Esperança no labirinto: um refúgio para as crianças da Vila dos Pescadores, em Cubatão. Vale a pena relembrar! Agora, podemos refletir sobre ela e seus protagonistas…
Me ajude a ir direto ao Guia do Mutirão!
1. A esperança é uma atitude positiva quanto ao futuro que nos ajuda a tomar decisões presentes. Quando Cristina, Eliana e Margaret começaram o trabalho na Vila dos Pescadores, qual era a esperança delas em relação ao futuro? Esta expectativa foi cumprida?
2. A esperança compete em nós por espaço com outras atitudes mais negativas como o medo, a decepção e o desânimo (sentimento de que estamos nadando contra a correnteza). Veja Salmos 71.14 a 17:
Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais.
A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.
Falarei dos teus feitos poderosos, ó Soberano Senhor; proclamarei a tua justiça, unicamente a tua justiça. Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.
De acordo com a Bíblia, como podemos vencer as atitudes negativas, permanecendo na esperança? Como o salmista descreve o seu compromisso com a esperança? Quais são as ações que a fortalecem?
3. Uma forma de praticar a esperança todos os dias é por meio de ações de graça. O profeta Jeremias declara, Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã; grande é a tua fidelidade! (Lm 3:21-23) O pensamento é lógico: se Deus nos concedeu uma vitória ontem, ele vai continuar nos mantendo vitoriosos no futuro, porque ele é fiel. Faça uma lista de grandes vitórias passadas. Você pode vislumbrar vitórias parecidas ou até maiores do que estas para o futuro?
Baixe o guia e tenha acesso ao material completo para trabalhar com suas crianças!