AS FILHAS DE ZELOFEADE – Um Estudo Bíblico
pela Rev. Dra. Lydia Mwaniki
Leia Números 27:1–7
Números 27:1–7 apresenta um cenário em que as mulheres não tinham permissão para possuir terras. Na verdade, em Israel, as mulheres eram tratadas como propriedade do pai e, depois, transferidas para o marido por meio de um pagamento nupcial. Em sua humildade e sabedoria, as cinco filhas de Zelofeade influenciaram a criação de uma nova lei por Deus para permitir que as mulheres possuíssem terras.
As filhas de Zelofeade viveram no final do êxodo dos israelitas do Egito, enquanto eles se preparavam para entrar na Terra Prometida. À medida que o tempo passava no deserto e a população mudava, tornou-se necessário realizar um novo censo (Números 26:1–4). O objetivo do censo era ajudar a planejar as estruturas sociais e econômicas da nova nação. Deus disse que a terra deveria ser dividida entre as tribos proporcionalmente conforme o tamanho de suas famílias (Números 26:52–56). Cada chefe de família do sexo masculino recebeu um lote.
Zelofeade havia morrido sem deixar um filho do sexo masculino. Quando as filhas perceberam que o nome de seu pai seria excluído na hora de entregar as terras por não ter um herdeiro do sexo masculino, elas fizeram uma coisa extraordinária que nunca havia sido vista antes. Eles pediram a Moisés, a Eleazar, o sacerdote, aos chefes e à assembleia inteira seu direito de herdar a propriedade do pai. Em humildade, Moisés levou a questão a Deus. Deus respondeu que o pedido das filhas era justo e que elas deveriam receber a herança do pai.
Deus é justo e imparcial e não quer que as mulheres sejam desfavorecidas. Ele as vê como perfeitamente capazes de possuir e administrar terras.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
- Identifique de que maneiras os direitos das mulheres são violados em sua comunidade.
- Que medidas práticas as mulheres e os homens de sua comunidade podem tomar para proteger o direito das mulheres à terra, bem como todos os seus outros direitos?
- Que lições podemos aprender com esta passagem bíblica sobre o papel dos líderes na promoção da justiça de gênero?
__________________________________________________
A Rev. Dra. Lydia Mwaniki é a Diretora de Teologia, Vida Familiar e Justiça de Gênero da Conferência de Igrejas de Toda a África.
E-mail: lydiamuthonimwaniki@gmail.com
Retirado da Revista Passo a Passo 105 – Tearfund. Acesse aqui!
Nilson Ferreira Campos
Obrigado pelos estudo foi muito bom gostei muito .
.
elsie
Que bom que gostou, Nilson! Conheça mais nosso conteúdo e descubra outros estudos. Agradecemos seu comentário e volte sempre!
Eliete Mendes Lopes
pregações das filhas de Zelofeade
elsie
Olá Eliete! Agradecemos seu comentário e deixamos o convite para conhecer mais estudos em nosso site: https://www.maosdadas.ong.br/ Volte sempre!
Izabel Nascimento
Amei esse estudo,não me canso de ler essa passagem.
elsie
Oi Izabel! Que bom que gostou! Aproveite para conhecer mais estudos disponíveis em nosso site, na área de downloads. Forte abraço e volte sempre!
https://www.maosdadas.ong.br/area-de-downloads/
Adeilton Alves Silva
Amei esse estudo gostaria de receber outros estudos
elsie
Oi Adeilton! Tudo bem? Enviamos para o seu e-mail, um link que alguns estudos que temos. Aproveite para explorar mais em nosso site. Forte abraço e volte sempre!
Kellen Cristina Soares neto da Silva
Obrigada
elsie
Por nada. Deus abençoe!
Everaldo
Muito bom!
elsie
Ficamos alegres que tenha gostado! Deus abençoe!
José Luíz
Isso significa que Deus naquele momento atendeu o pedido delas ? Sim
Mais se Deus sabe o futuro como deixou passar batido essa situação ?
Será que deixou só para se comunicar com o homem ..
Será que Deus como Jesus se esvaziou de si mesmo ? Para poder se relacionar melhor com a humanidade ?
Junior
Como Deus deixou passar batido isso ?
Ele não sabia ? E a onisciência de Deus ?
Desculpe pela mensagem ….
Me explica por favor 🙏
elsie
Olá!
Que bom que gostou do nosso conteúdo.
Agradecemos o seu comentário.