Dinâmica de Escuta para Crianças e Adolescentes
OBJETIVO PRINCIPAL DESTA DINÂMICA
- Levar as crianças a revelar para o restante da igreja, o que elas acham mais importante na vida.
- Levar os jovens e adultos da igreja a valorizar a opinião das crianças.
TEMPO NECESSÁRIO
- Tempo para a dinâmica propriamente dita (60 min).
- Tempo para tabular os resultados e inserir estes resultados no Power Point (30 min).
- Tempo para apresentar os resultados para os adultos em uma reunião congregacional como o culto ou fechamento de escola dominical (10 min).
RECURSOS NECESSÁRIOS
- Impressão dos recursos didáticos contidos neste guia.
– Figuras de carneiros, ovelhas e cordeiros (sugestões na Página 11).
– Cartas para a dinâmica, de acordo com a idade das crianças (JOGO I: 6 a 8 anos – páginas 10 e 11 ou JOGO II: a partir de 9 anos – páginas 14 e 15). Observação: para que o jogo seja mais ágil, recomendamos que seja organizado um jogo de cartas para cada 4 ou 5 crianças. - Serão montadas previamente dois vidros, um contendo areia e outro capim (veja imagens na página 12). Eles serão usadas para as crianças depositarem as respostas da dinâmica.
- Quadradinhos de papel em duas cores: verde e branco – neles as crianças escreverão as respostas da dinâmica (prepare 5 quadradinhos de cada cor para cada criança).
- Vários lápis ou canetas
- Vídeo: Este poderá ser usado na própria dinâmica com as crianças e depois na apresentação dos resultados para toda a igreja. Esta última etapa é essencial nesta dinâmica para que as crianças se sintam valorizadas pelos adultos.
APRESENTAÇÃO DA ESCUTA PARA AS CRIANÇAS
Texto Base: João 10.1-18
“Elas o seguem, porque conhecem a sua voz. (…) Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.
Jesus ensinou aos seus discípulos que ele era o Bom Pastor e os discípulos eram ovelhas. Imagine um rebanho. Neste rebanho você vai ter carneiros, ovelhas e cordeiros. Para ser um rebanho, precisamos de todas as idades, certo?
Isto quer dizer que você não precisa ser grande para ouvir a voz do Bom Pastor e segui-lo. Desde bem pequenos, os cordeirinhos aprendem a seguir a voz do seu Bom Pastor. E quando os discípulos adultos quiseram impedir que as crianças chegassem perto de Jesus, ele deu a maior bronca: “Não atrapalhem os pequeninos, não coloquem obstáculos¡ Deixem que as crianças se acheguem a mim!”
Em João 10, Jesus declarou ser o Bom Pastor e nós o seu rebanho. Isto é uma metáfora. Ou seja, é uma forma de Jesus tentar nos ensinar como é o relacionamento dele conosco. Vamos ver se nós sabemos quem nós somos neste rebanho?
- Num rebanho podemos ter o adulto macho. Vamos chamá-lo de Sr. Carneiro.
- Temos a adulta fêmea. Vamos chamá-la de Sra. Ovelha.
- E temos os cordeiros que são os filhotes!
Coloque à vista de todos as imagens de Carneiro, Ovelha e Cordeiro. Eu vou falar o nome de uma pessoa e vocês vão me dizer se esta pessoa é carneiro, ovelha, cordeirinho ou cordeirinha, ok? Fale nomes de mulheres, homens, crianças e adolescentes da igreja que sejam conhecidos por todos. Por fim, lance o desafio para as crianças: E o Pastor [nome do pastor(a) ou obreiro ou missionária de sua igreja], o que ele (ou ela) é? Não queremos que as crianças associem as falas do Bom Pastor ao pastor da sua igreja! Explique para elas que o pastor ou pastora da igreja é, de acordo com
esta história de Jesus, também um carneiro ou ovelha. O Bom Pastor no texto bíblico de João 10 é o próprio Jesus. O pastor da nossa igreja é um carneiro [ou ovelha, se sua denominação ordena pastoras] mais experiente que nos ajuda a seguir o Bom Pastor. Jesus também disse que as ovelhas, os carneiros, e cordeiros, reconhecem a voz do Bom Pastor e o seguem. E o Bom Pastor faz quatro coisas muito importantes:
- Ele observa seu rebanho para saber do que precisam e se estão correndo algum perigo.
- Ele guia o rebanho para um pasto legal e, como as ovelhas têm medo de águas correntes, ele procura um lugar tranquilo para que elas possam beber água.
- Ele protege contra qualquer perigo, tanto de animais selvagens, como de ladrões como também de frio, tempestades e outros perigos.
- Ele brinca com as ovelhas. Todo pastor de ovelhas no tempo da Bíblia andava com um tipo de flauta. Ele criava músicas para distrair as ovelhas e até acalmá-las quando descansavam nos campos ou tinham voltado para o aprisco, à noite.
Mas o que é mais especial no pastor de ovelhas, é que ele chama cada um dos carneiros, cada uma das ovelhas e cada um dos cordeiros, pelo nome! Ele sabe o seu nome! Então, quando Jesus olha para esta igreja, ele vê um rebanho. E quando ele vê este rebanho, e faz a lista de cada um de nós, ele lista o meu nome e o seu nome!
Como ovelhas não sabem falar, o Bom Pastor precisa observar, ficar bem atento ao comportamento delas para saber o que estão sentindo, o que precisam e até o que querem naquele momento. Jesus também presta atenção em nós e ele gosta quando vamos até ele e contamos para ele tudo o que queremos, o que é importante, o que estamos aprendendo, do que estamos com medo, o que gostaríamos que acontecesse, etc. E é por isto que Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e que esta vida seja uma vida plena ou completa para vocês”. E se for preciso, o compromisso do Bom Pastor é tão grande pelas ovelhas, que ele está disposto a defendê-las arriscando a sua própria vida! No caso de Jesus, foi exatamente isto que fez; ele deu a sua vida por nós.
Como criança, você já parou para pensar o que é importante para você?
SE O BOM PASTOR VIESSE AQUI NA NOSSA IGREJA E RESOLVESSE NOS PERGUNTAR O QUE NOS ACHAMOS MAIS IMPORTANTE NA VIDA, O QUE DIRÍAMOS PARA ELE?
Para a ovelha, o que é importante? Faça uma lista com as crianças que pode conter água tranquila, capim verde, lugar quente para passar a noite, confiança no pastor para não sentirem medo, estar juntas com o rebanho e não sozinha, saber reconhecer a voz do pastor para não ir atrás do ladrão, etc.
E para nós crianças e adolescentes, deste rebanho que é a nossa igreja, o que é importante, o que é essencial? O que é o nosso capim? Qualquer rebanho no tempo de Jesus conhecia a areia e conviviam com a paisagem que percorriam todos os dias. Mas as ovelhas não davam muita importância para a paisagem. Estava lá, era uma coisa boa, mas não essencial. O negócio delas era procurar o capim verdinho. Então, nós temos aqui dois vidros um representa a comida para a ovelha, o capim, e ela indica as COISAS IMPORTANTES na nossa vida. No outro vidro temos a areia, que representa as coisas boas, mas MENOS IMPORTANTES nas nossas vidas. As duas coisas são boas, mas uma é mais importante que a outra.
INSTRUÇÕES PARA A ESCUTA COM CRIANÇAS ACIMA DE 9 ANOS (INCLUINDO ADOLESCENTES)
Mostre os dois vidros para as crianças e coloque-os num lugar onde todos tenham acesso. Divida as crianças em grupos de 4 ou cinco para cada jogo de cartas. Disponha o jogo no chão ou em mesas como faria para um jogo de memória. Ao lado das cartas, coloque quadradinhos de papel verdes e brancos e canetas ou lápis.
- Uma criança de cada vez lê e escolhe as cinco cartas que representam as coisas mais importantes, essenciais, na vida para elas. Depois de separar as cinco, a criança escreve as letras das cinco cartas no papel verde, e deposita no vidro contendo capim.
- Uma a uma as crianças escolhem as 5 coisas mais importantes e procedem da mesma forma.
- Depois que todas responderem à pergunta: “Quais são as 5 coisas mais importantes”, comece o processo novamente. Desta vez a primeira criança escolherá as 5 coisas menos importantes e escreverá as letras no quadradinho branco. Ela, então, depositará seu quadradinho no vidro contendo areia. Cada criança procederá da mesma forma.
- Encerre a dinâmica promovendo uma discussão alegre e brincalhona sobre as coisas contidas em cada carta cuidando para não dar a sua opinião. Estimule as crianças a defender uma carta colocando suas razões e argumentos. Nesta parte da escuta você deve apenas moderar a discussão para que as crianças tratem as opiniões dos outros com respeito sem deixar de defender seus pontos de vista. NÃO DIGA PARA ELAS SE ESTÃO CERTAS OU ERRADAS! A ideia é ouvi-las e descobrir como pensam. Não perca a oportunidade!
- Antes de despedi-las, agradeça a elas por terem sido honestas e lembre-as que antes mesmo de falar, o Bom Pastor já sabe o que elas acham importante. Diga a elas que ele está feliz por ter tantas ovelhas inteligentes e espertas neste rebanho.
INSTRUÇÕES PARA A ESCUTA COM CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS
Siga as mesmas instruções acima. A grande diferença será no número de coisas que as crianças escolherão e no tipo de carta que estarão manuseando.
- As crianças escolherão 3 ao invés de 5 coisas mais importantes.
- As crianças escolherão 3 ao invés de 5 coisas menos importantes.
- As cartas estão ilustradas para facilitar a compreensão.
- O auxílio do educador elucidando o que cada carta significa pode ser muito proveitoso desde que o educador não induza a criança na escolha
Baixe e imprima as cartas para o jogo (AQUI!)
Participe da Quarta Campanha Igreja Amiga da Criança, (clique aqui!)
Wilma Moreira Salesiano E Alvarez
Gostaria que valorizasse mais. Temos um projeto social na igreja e vemos pouco envolvimento da igreja com o mesmo. Estou aplicando o trabalho de vcs no projeto e está ótimo.
elsie
Querida Wilma, bom dia!
Que boa notícia! Ficamos felizes que você esteja conseguindo envolver o seu projeto, através do nosso trabalho. Iremos disponibilizar ainda essa semana a tabulação da dinâmica de escuta.
Qualquer dúvida estamos à disposição para ajudá-la.
Marcelle Basílio
Boa noite!
Acontecerá um retiro para adolescentes e gostaríamos de fazer está dinâmica, porém não estou conseguindo fazer o download das cartas para o jogo.
Poderiam me ajudar?
elsie
Oi Marcelle!
O link estava com erro, acabamos de corrigir.
Encaminhei o material para o seu e-mail.