Quando tudo está fora do lugar 1
Quando comecei a trabalhar com as mães de um projeto social no interior de Minas Gerais, aprendi uma dinâmica que eu usava com as mulheres para ensinar o valor de se ter as coisas nos seus devidos lugares.
Eu pedia para que duas mães realizassem a mesma tarefa de forma diferente: preencher duas jarras grandes com pedras, pedrinhas, areia e água. Uma das mães podia executar a tarefa em qualquer ordem, a outra tinha que seguir uma ordem predeterminada: pedras grandes primeiro, depois as menores, em seguida a areia e por último a água.
Invariavelmente, a mãe que seguia esta ordem conseguia preencher a jarra sem entornar a água, ao passo que a outra, às vezes ficava sem espaço até para as pedras maiores.
Moral da história: nossas prioridades precisam começar a ser definidas pelas “pedras grandes”. O que é mais importante precisa ser o centro de nossas atenções primeiro.
Daí um versículo importantíssimo para ser lido, relido, memorizado e transformado em uma oração diária: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6:33
O reino de Deus e a sua justiça neste caso são as pedras grandes. As pedrinhas, areia e água, você pode deduzir na fala de Jesus anterior ao versículo 33: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas.” Mt 6:31-32
Pare e Pense
No seu trabalho diário, você se lembra de que o reino de Deus e a sua justiça são as pedras grandes? Você consegue ver o seu sustento, a sua moradia, as contas a pagar, a sua saúde, o seu futuro, como pedras pequenas? Se você conseguisse, isto faria diferença na sua vida emocional hoje?