Espelho, espelho meu… Diga-me, por favor: quem é Deus?
De acordo com o psicólogo Paul Warren*, criancinhas formam seu primeiro conceito de Deus a partir da imagem que têm dos pais (pai e mãe). “Você é o dublê, o ator substituto, trabalhando no lugar da grande estrela. Você pode fazer um bom trabalho ou ter uma péssima atuação, mas de qualquer forma, você está representando. Não dá para evitar esta posição de ator substituto.”
Perguntamos a vários agentes sociais, ligados a duas organizações parceiras de Mãos Dadas, qual pessoa tinha exercido um papel inspirador e transformador em suas vidas. A maioria absoluta citou um dos pais ou pessoas que cumpriram o papel de cuidador da criança (avós, tias, irmãs mais velhas). Outras pessoas citadas foram professores, líderes, pastores e amigos.
Essas pessoas, modelos imperfeitos de Deus, exibiram traços de caráter encorajadores: eram honestas, amorosas, humildes, trabalhadoras, sinceras, pacientes, compreensivas, cuidadosas, dedicadas, solidárias, amigas… e a lista continua.**
Não perguntamos que características negativas essas pessoas possuíam, mas é uma pergunta válida para nós: que traços de caráter você precisa mudar? Ou melhor, em quais deles você precisa da atuação transformadora de Deus? Lembre-se que quanto mais próximo do caráter de Cristo, mais fácil será transmitir um bom conceito de Deus para as crianças e adolescentes com os quais convivemos, tanto no trabalho quanto em casa.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
* WARREN, Paul. My Preschooler. EUA: Thomas Nelson Publishers. 1949, p. 195.
** Participe dessa enquete no seu projeto, usando as instruções disponíveis AQUI.
Sidney Eugenio da Silva
As pessoas que contribuem para a formação do caráter é muito importante, principalmente do caráter cristão. No meu caso minha mãe contribuiu negativamente; pois, sempre que fazia alguma coisa errada dizia: “vou dizer ao seu pastor”! O resultado disso foi que fiquei muito tempo com trauma de pastor. Mas foi na igreja que tive homens que foram modelos para mim e, muito que desfrutei da minha adolescência na casa do Senhor, foi graças a um professor que tive, ele sempre dava um jeito pra que eu participasse dos acampamentos e piqueniques da igreja. Bem como meus dois ultimo pastores foram grandes exemplos, dentre outros com quem tive contato e pude aprender sobre ministério. Hoje sou pastor, pai, amigo e graças a Deus pude aprender muito com grandes homens de Deus que foram colocados em meu caminho pelo próprio Deus.
Sidney Eugenio da Silva
Hoje vejo Deus como meu Criador, meu amigo, o Deus da minha salvação etc. não vejo Ele como um cara que está com um chicote na mão pra nos castigar sempre que fazemos alguma coisa errada. Ele me deu perdão em Jesus e me mostrou seu grande amor enviando Jesus. Ele já me deu provas suficientes do Seu amor por mim. Por isso, amo a Deus e a Jesus cada vez mais!
elsie
Querido Sidney, bom dia!
Que bom ler o seu comentário. Você tem toda a razão, o nosso Senhor é um Deus de amor, um Deus de perdão.
Por isso devemos a cada dia trabalhar para a sua obra, pelo seu amor.
Um forte abraço de toda a nossa equipe!
zonaxxi
I’m amazed, I have to admit. Seldom do I encounter
a blog that’s both equally educative and amusing, and without a
doubt, you have hit the nail on the head. The issue is something
that not enough folks are speaking intelligently about.
Now i’m very happy I found this in my hunt for something relating to this.
elsie
Olá Federico!
Agradecemos o seu contato e ficamos contentes que tenha gostado do conteúdo da Rede Mãos Dadas.
Esperamos que possa desfrutar de outros conteúdos e recursos disponíveis em nosso site.
Que Deus o abençoe!