Brincadeiras para crianças
As férias estão chegando, e com elas um grande dilema: o que fazer com a criançada. Da minha parte o dilema surge do fato de que eu continuo trabalhando, pelo menos por algumas semanas, enquanto meus filhos estão ligados no 220, muito interessados em curtir um tempo especial comigo. Como conciliar isto? Foi pensando nisto que escolhi estas duas sugestões de brincadeiras que podem ser feitas por qualquer pessoa encarregada de cuidar das crianças. Veja dados sobre o livro “Brincadeiras para Crianças” ao final.
SAPATEADO COM OS DEDOS DAS MÃOS!
A criança vai curtir muito brincar com os dedinhos! Ela pode conversar, caminhar e dar um show de música!
Tópicos de aprendizado!
- Consciência corporal, Coordenação
- Desenvolvimento motor fino
- Desenvolvimento da audição / discriminação auditiva
- Matemática / familiaridade com os números.
Material:
- Dez dedais ou tampas de canetas
- Superfície dura
O que fazer:
- Cubra a ponta dos dedos da criança com os dedais ou as tampas de caneta. Talvez você precise cobri-las antes com um band-aid para os dedos ou as tampas de caneta se encaixarem diritinho.
- Peça à criança para criar um ritmo qualquer numa superfície dura.
- Toque uma música e peça-lhe para acompanhar o ritmo com batidinhas leves da ponta dos dedos.
- Peça-lhe para dar batidinhas leves em vários objetos da sala e de outros cômodos da casa e prestar atenção aos sons diferentes de cada um deles.
Variação: Reveze-se com ela no uso dos dedais e toque uma música dando batinhas leves em diferentes áreas do seu corpo. Peça-lhe para fechar os olhos e adivinhar em que parte do corpo você está dando batidinhas só a partir do som!
Precauções: Não utilize tampas de caneta de ponta fina e preste atenção para não deixar a criança enfiar os dedais ou as tampas na boca. Além disso, não deixe dar batidinhas em vidros, ou em outros objetos que quebram com facilidade.
A CAIXA MISTERIOSA!
As Crianças adoram o mistério, e você pode criá-lo com uma simples caixa na qual escondeu alguma coisa!
Tópicos de aprendizado!
- Classificação de objetos.
- Desenvolviment cognitivo / raciocinío.
- Criação de imagens mentais
- Capacidade de resolver problemas
- Interação social
Material:
- Vários objetos com que a criança esteja familiarizada, como um calçado, um brinquedo, uma boneca, uma xícara especial, um livro favorito etc.
- Um saco de papel
- Uma caixa – pode ser de sapatos
- Fita adesiva
O que fazer:
- Escolha vários objetos familiares e coloque-os num saco de papel, de modo que a criança não possa ver.
- Peça-lhe para fechar os olhos e depois retire um objeto do saco e coloque-os na caixa.
- Feche a tampa com a fita durex e dê a caixa à criança para ela segurar.
- Diga-lhe que há uma coisa misteriosa dentro da caixa.
- Deixe que ela sinta o peso, sacuda a caixa e pense no caso.
- Dê-lhe uma dica sobre o que está dentro e peça-lhe para adivinhar o que é.
- Continue dando pistas até ela adivinhar que objeto está dentro da caixa.
- Abra a caixa e revele o objeto. Depois repita com outro objeto do saco de papel
Variação: Deixe a criança inverter os papéis e esconder objetos dentro da caixa para adivinhar o que é!
Precauções: Todos os objetos devem ser seguros para uma criança manusear.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Estas ideias foram retiradas do livro: “Brincadeiras para crianças de 3 a 6 anos – Jogos simples que as ajudam a crescer.” Penny Warner, 2006, páginas 33 e 80, Cascais – Portugal, Editora Pergaminho Ltda.