por Daniel Palombo

De 13 a 15 de agosto de 2025, 70 participantes (entre eles, 17 brasileiros) de 12 países da América Latina se reuniram em Bogotá, Colômbia, para o Missio Dei III “Espiritualidad y Teología: la mesa compartida” (Espiritualidade e Teologia: a mesa compartilhada). O encontro, fundamentado na unidade e diversidade do corpo de Cristo, buscou renovar o compromisso com a missão de Deus, tendo a mesa como símbolo central de comunhão e envio.

Participantes vindos de 12 países

Ao longo dos dias, as mesas se tornaram espaços de diálogo e partilha por meio de conversas, palavras inspiradoras, oficinas, momentos de oração e escuta mútua. De forma intencional, o encontro foi intergeracional, reunindo diferentes gerações e estimulando a participação ativa de jovens de vários países. Entre os que contribuíram com reflexões e estudos bíblicos estiveram Harold Segura, David Cárdenas, Yolanda Rodrigues, Luiz Felipe Xavier, Nelson Morales, Zazá Lima e Valdir Steuernagel.

Promovido por Tearfund, World Vision, COMIBAM e SETECA (Seminario Teológico Centroamericano), o evento reuniu lideranças de diversas denominações e organizações cristãs, além de missionários e teólogos engajados com a missão.

Valdir dirige o momento da Santa Ceia.

No encerramento, Valdir Steuernagel, líder brasileiro ligado ao Movimento de Lausanne, lembrou que o Missio Dei “surgiu como um grito, como um suspiro” e destacou duas palavras que precisam caminhar juntas: unidade e missão.

“Temos de cultivar mesas que não sejam apenas negócios, mas espaços de amizade, reconciliação e escuta global. A missão latino-americana precisa de um novo mapa, não de conquista, mas de serviço e de uma nova escuta ao evangelho e às novas gerações.”

Em uma das plenárias, Zazá Lima provocou os participantes:

Brasileiros

“Se quisermos ver reconciliação, precisamos trocar alguns púlpitos por mesas. Acolher o diferente é parte do evangelho.”

As duas edições anteriores do Missio Dei também ocorreram em Bogotá, mantendo o compromisso de criar um espaço latino-americano de encontro, escuta e envio. O próximo encontro (Missio Dei IV), já tem data e local definidos: agosto de 2026, em Medellín, na Colômbia.

Assim como o Pacto de Lausanne (1974) convoca a igreja global a viver evangelização e responsabilidade social de forma integrada, o Missio Dei III reafirmou que a mesa é um lugar privilegiado para testemunhar o evangelho, onde amizade, reconciliação e missão caminham juntas.

 


O Movimento de Lausanne

O Movimento de Lausanne conecta influenciadores e ideias para a missão global, com a visão do evangelho para cada pessoa, igrejas, fazedores de discípulos para cada povo e local, líderes como Cristo para cada igreja e setor, e o impacto do reino em cada esfera da sociedade.

>> Siga-nos no Instagram: @lausanne_brasil

Entre em contato

E-mail: lausannebrasil@gmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *