Confiança: essa é a palavra de ordem

 

Por Gabriel Neres

#LGC23 #JornadaLausanne4

 

Participantes do encontro “Conversas de Gerações de Lausanne” (LGC23), na Universidade de Biola, Califórnia (EUA), que durou três dias (de 31 de maio a 02 de junho).

 

No último dia (02/06) do encontro Conversas de Gerações de Lausanne (LGC23) os participantes puderam contemplar as lições e princípios ensinados na prática. Foi o dia dos mais jovens da equipe conduzirem as sessões: Sam Couper, da Inglaterra, Khara Collymore, de Barbados, e o jovem professor da Universidade de Biola, Allen Yeh.

Seguindo a metodologia de exegese coletiva, os participantes do LGC23 se depararam com o problema intergeracional disposto em Atos 15.36-16.1-5. A conexão intergeracional entre os membros da equipe do encontro foi um exemplo vivo de como a desavença constatada entre Barnabé e Paulo acerca de João Marcos pode ser solucionada. Confiança: essa é a palavra de ordem.

Da esquerda para a direita: Pearl Ganta, da Índia; Kohein Takeda, do Japão; pastor Gabriel Neres, do Brasil; pastor Ruslan, do Cazaquistão; Jayanthi Vuppala, da Índia; e Femi B. Adeleye, de Gana, mas radicado na Nigéria.

A sessão foi desafiadora, pois colocou diante dos participantes do LGC23 as tensões intergeracionais existentes na Igreja do primeiro século. Paulo, que fora desacreditado nos primeiros dias de sua conversão, demonstrou profundo descrédito quanto a João Marcos, mas, nem por isso, desistiu da formação das novas gerações. Silas e Timóteo tornaram-se o alvo do seu empenho pastoral e formativo. Barnabé, o encorajador de Paulo no início de sua conversão, queria dar mais uma chance ao João Marcos, mas a impossibilidade de consenso entre Paulo e Barnabé acerca de João Marcos gerou a separação.

Na condução da sessão os jovens líderes do LGC23, Sam, Khara e Allen demonstraram que a liderança sênior do Movimento de Lausanne estava disposta a colocar em prática o princípio que ensinaram, a saber, “a missão global de Deus é melhor alcançada através de parcerias intergeracionais, porque a missão se beneficia do que cada um tem a oferecer”. O exemplo tornou-se uma poderosa ferramenta instrutiva para os participantes do encontro. Assim como Barnabé acreditou e encorajou o jovem João Marcos e como Paulo acreditou e encorajou Silas e Timóteo, Sam, Khara e Allen foram encorajados a servir a Igreja de Cristo por meio do Conversas de Gerações de Lausanne.

O culto de encerramento também assumiu a caráter de instrução pelo exemplo. Os jovens lideraram as sessões da manhã e da tarde e os líderes mais velhos assumiram a condução do culto de adoração a Deus e ministração da ceia do Senhor. Na belíssima Calvary Chapel, Nana Yaw Offei Awuku (líder do Lausanne Younger Leaders Generation – YLGen) fez uma poderosa exposição de João 15.5-6. Femi Adeleye (diretor do Langham Preaching Africa e do Institute for Christian Impact – ICI) e Ramez Atallah (diretor geral da Sociedade Bíblica do Egito e vice-presidente do Movimento Lausanne no Congresso Lausanne III) conduziram a liturgia da ceia do Senhor com piedade e devoção. Que forma mais sublime de encerrar o encontro: pessoas de diversas gerações e nações cantando em uma só voz e partilhando do corpo de Cristo!

Impacto pessoal

Femi Adeleye (diretor do Langham Preaching Africa e do Institute for Christian Impact – ICI) e Ramez Atallah (diretor geral da Sociedade Bíblica do Egito e vice-presidente do Movimento Lausanne no Congresso Lausanne III)

Peço licença, caro(a) leitor(a), para quebrar a parede da narrativa em terceira pessoa para assumir a posição de narrador em primeira pessoa. Femi foi integrante do meu grupo de trabalho e eu pude experimentar a sensação de Silas, João Marcos e Timóteo. Fui muito abençoado pelo pastor Femi! Sua experiência, devoção e encorajamento ao longo de cada conversa, discussão e construção coletiva me marcaram profundamente. Tomei noção do tamanho e importância de Femi apenas quando voltei ao Brasil, mas sua grandeza não está em seus títulos e feitos, e sim em seu posicionamento aos pés do Senhor. Em momento algum, Femi ufanou-se de seus feitos missionais, pastorais e teológicos. Era “apenas” um pastor mais velho encorajando um pastor mais novo. Femi foi para mim a verdadeira manifestação do propósito do encontro, a saber, a criação de amizades intergeracionais e interculturais.

O impacto de sua vida na minha vida foi transformador, me encorajando a continuar na jornada com afinco. Femi me fez entender que preciso me empenhar para liderar piedosamente, de forma inspiradora e acolhendo os mais jovens que o Senhor colocar em minha vida ao longo da minha jornada pastoral. Essa lição me fez lembrar dos ensinamentos de outro pastor mais velho crucial para a minha formação ministerial: meu professor e mentor, Ziel Machado (Seminário Teológico Servo de Cristo). Ziel sempre dizia aos seus alunos: “O líder ensina pelo que faz e pelo que deixa de fazer”. O exemplo é uma poderosa metodologia de ensino. Femi e Ziel me ensinaram isso, cada um em uma ocasião da minha vida.

Para minha surpresa, descobri que Femi e Ziel são amigos de longa data. Eles têm o mesmo propósito, o mesmo coração e mesma intencionalidade: formar gerações para que também se tornem formadoras de outras gerações.

Oro para que esse relato encoraje você, caro(a) leitor(a), a se embrenhar no fantástico paraíso das amizades intergeracionais. Esse exercício não é apenas um padrão bíblico, mas uma necessidade para a consolidação e expansão do Reino de Deus na Terra por meio das comunidades locais.

 

  • Gabriel Neres é casado com Suzy e pai do Benjamin e do Vincent. Fez bacharelado e licenciatura em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em filosofia pela mesma instituição e cursou Master of Arts in Biblical Leadership no Seminário Teológico Servo de Cristo. Atua como professor de história e coordenador nacional de Projeto de Vida no Colégio Presbiteriano Mackenzie. É pastor do ministério de adolescentes da Igreja Batista do Morumbi.

>> Siga-nos no Instagram: @lausanne_brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *