“O ensinamento de Jesus é que, para cumprirmos o segundo mandamento do amor, não devemos apenas reagir com o coração aberto às necessidades e obrigações que encontramos, mas também, de uma maneira significativa, voltar nossa atenção e energia para as necessidades daqueles que pertencem a outros grupos, tornando-os foco de nossa preocupação.”


Fé Ritualizada – Ensaios em filosofia da liturgia explora filosoficamente a riqueza da vida litúrgica, das múltiplas formas como ela é expressa na tradição (especialmente na tradição ortodoxa).

Para o autor, a liturgia não é um apêndice da vida cristã. Ele explora o significado e as implicações dos ritos, incluindo posturas e recitações coletivas. Discorre também sobre a ética das atividades religiosas e sobre o problema da ocultação divina.

Fé Ritualizada explora o significado do canto litúrgico, da iconografia e também aponta a liturgia na vida cristã como a expressão prática da convicção da tradição, uma resposta ao convite divino e o reconhecimento de uma vocação.

  COMPRE AGORA

 

 

 

FORMATO DIGITAL (EBOOK):


VIDEO-RESENHA



GUIA DE ESTUDOS


EM BREVE


MINICURSO


 

 

Aula 1 – Introdução à Filosofia da Liturgia

 

Aula 2 – Liturgia e Eucaristia

 

Aula 3 – Ocultação Divina e Liturgia

 

Aula 4 – Dupla Agência, Escritura e Liturgia

 

Aula 5 – Fé Cristã, Crença e Dúvida

 

 


PODCAST



ENDOSSOS


Fé Ritualizada abre a porta para uma nova maneira de praticar a filosofia da religião. A teologia filosófica, a filosofia da literatura, a epistemologia e a filosofia da linguagem estão lado a lado neste livro, em um diálogo profundo e robusto. Os frutos deste trabalho são numerosos demais para serem mencionados. […] Que este livro envolvente e esclarecedor seja amplamente lido e discutido.
– Samuel Lebens, University of Haifa, em Notre Dame Philosophical Reviews

Cuneo traz uma nova perspectiva para muitas questões litúrgicas exatamente porque as aborda como questões formuladas mais filosoficamente do que teologicamente. Sua honestidade em relação ao seu próprio compromisso de fé e sua luta contínua com a dúvida também acrescentam um forte tom de autenticidade e urgência à sua abordagem, da qual os teólogos fariam bem em tomar nota cuidadosa.
– David A. Stosur, Cardinal Stritch University, em Reading Religion


OUTROS LINKS


Live de lançamento do livro com Arthur Santos, Marcelo Cabral e Davi Bastos.

Por que não filosofar sobre a liturgia?, resenha de Arthur Santos.