“A Bíblia é uma carta rica, e repleta de sutilezas, de um amigo nosso dirigido a nosso grupo. Repetidamente, quando voltamos a ela, seja como indivíduos ou como grupo, perguntando-nos o que esse amigo estava dizendo, somos recompensados com novas percepções.”
Dentro e fora das igrejas, não é raro ouvir algo do tipo: “E Deus disse” ou “Essa é a palavra do Senhor”. Então, o que significa afirmar que Deus fala? Ou como interpretar um texto se quisermos descobrir o que Deus diz nele? Discurso Divino – Reflexões filosóficas sobre a tese de que Deus fala apresenta o melhor da filosofia da religião e da teologia filosófica sobre a natureza da comunicação divina.
O conhecido filósofo e um dos principais pensadores cristãos da atualidade Nicholas Wolterstorff aplica teorias da linguagem que explicam o que é a fala entre seres humanos para explicar o que seria a fala para Deus. Discurso Divino é notável pela profundidade e originalidade com que aborda os atos de fala de Deus. Para Wolterstorff, podemos, sim, acreditar que Deus fala conosco e que é possível entender o que ele quer dizer quando fala conosco.
COMPRE AGORA
VIDEO-RESENHA
GUIA DE ESTUDOS
O Guia de Estudos – Discurso Divino apresenta um rico material de apoio, além de perguntas para discussão do livro Discurso Divino – Reflexões filosóficas sobre a tese de que Deus fala, terceiro volume da série Filosofia e Fé Cristã, de Nicholas Wolterstorff.
André Gomes Quirino oferece uma breve apresentação do livro, bem como um glossário explicativo sobre alguns termos técnicos. Um excelente recurso tanto para a leitura individual, como também para o estudo em grupo dessa obra que apresenta o melhor da filosofia da religião e da teologia filosófica sobre a natureza da comunicação divina.
MINICURSO
Aula 1 – Conceitos Básicos de Filosofia da Linguagem
Aula 2 – Teoria dos atos de fala de John Austin
Aula 3 – A hermenêutica de Paul Ricœur
Aula 4 – A desconstrução de Jacques Derrida
Aula 5 – A teoria de Wolterstorff e a teologia contemporânea
PODCAST
ENDOSSOS
Discurso Divino alimenta a antiga convicção judaica de que Deus não nos deixou sozinhos, mas “fala conosco em nosso caminho” e que, portanto, nosso chamado especial é ouvir esse discurso e entender os alertas e promessas, os mandamentos e bênçãos, as exortações e afirmações que Deus dirige aos seres humanos.
– First Things
Discurso Divino mostra a racionalidade da crença cristã nas Escrituras, lançando as bases para uma renovação integral da hermenêutica bíblica e abrindo uma nova janela para a própria leitura devocional da Bíblia – em suma, mostrando que Deus não tem boca, mas fala. Esta obra confirma novamente Nicholas Wolterstorff como um dos maiores filósofos cristãos de nosso tempo.
– Guilherme Vilela R. Carvalho