“Os teístas que hesitam ante a qualquer tentativa de explicar o mal são forçados a encarar o fato de que os escritos sagrados das principais tradições teístas muitas vezes fornecem tais explicações.”
Como explicar o sofrimento evitável – e que não serve a propósito algum – de um animal?
O mal continua sendo um desafio para os que creem. Como lidar com os argumentos em favor do ateísmo, tendo em vista o sofrimento animal e também a ausência de respostas da fé cristã? Como lidar com o aparente conflito entre a tese teísta de que existe um Deus criador, amoroso e onisciente, e a realidade da existência do mal no mundo?
Natureza Sanguinária – Deus e o problema do sofrimento animal explora o desafio especial dos cristãos levantado pela dor e pelo sofrimento dos animais, oferecendo explicações abrangentes como resposta.
VIDEO-RESENHA
GUIA DE ESTUDOS
O Guia de Estudos – Natureza Sanguinária apresenta um rico material de apoio, além de perguntas para discussão do livro Natureza Sanguinária – Deus e o problema do sofrimento animal, quinto volume da série Filosofia e Fé Cristã.
Dafne O. Reis e Gabriel R. de Oliveira oferecem uma breve apresentação do livro, bem como um glossário explicativo sobre alguns termos técnicos. Um excelente recurso tanto para a leitura individual, como também para o estudo em grupo dessa obra que vem inaugurar a teologia analítica no Brasil.
MINICURSO
Aula 1 – Deus e o sofrimento animal
Aula 2 – O argumento evidencial do mal, o teísmo cético e o padrão epistêmico
Aula 3 – Uma avaliação do neocartesianismo
Aula 4 – Teodiceia baseada na queda de Adão
Aula 5 – A criação, a teoria da evolução e as razões de Deus
PODCAST
ENDOSSOS
Uma obra cuidadosamente argumentada, historicamente fundamentada e perspicaz.
– American Catholic Philosophical Quarterly
O único livro em inglês sobre teodiceia e sofrimento animal na filosofia da religião. Murray estabelece o padrão para a discussão da dor animal como um problema na teodiceia.
– Gary Chartier
Natureza Sanguinária – Deus e o problema do sofrimento animal foi escrito com clareza e seria um acréscimo útil aos cursos de filosofia da religião, especialmente aqueles que enfocam o problema do mal.
– Mylan Engel Jr
OUTROS LINKS
EM BREVE