Justiça e oração: mudando o mundo através da oração

Série “Viva com Justiça” | Estudo 4

“A oração faz com que o seu coração fique maior, até que seja capaz de abrigar o próprio Deus. O fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor e o fruto do amor é o serviço pelas pessoas pobres.”

– Madre Teresa

“Devemos mudar o mundo através da oração.”

– Richard J. Foster

Texto base: Neemias – capítulos 1 e 5

 

Perguntas para discussão

  1. Há coisas pelas quais você ore diariamente?
  2. Você ora por “grandes” questões como a fome, a escravidão e a pobreza extrema? Como são essas suas orações?
  3. Como a vida de oração de Neemias o capacita a ter confiança para buscar justiça para o povo de Deus? Como podemos orar da mesma maneira pelo nosso próprio contexto?
  4. Conte sobre uma ocasião em que as suas orações foram claramente respondidas.
  5. O que Deus está lhe dizendo, e como você vai responder? 

Trabalho em grupo

Imprima, recorte dos jornais ou desenhe figuras que representem força, poder e riqueza: fotos de políticos, logotipos corporativos etc. Em seguida, faça o mesmo com imagens que representem as pessoas e os lugares mais vulneráveis do mundo: crianças, viúvas, o mapa de uma comunidade pobre etc. Em grupo, olhem para as figuras e imagens, colocando-as uma ao lado da outra. Ore para que as pessoas vulneráveis possam influenciar as pessoas que ocupam posições de poder e que as pessoas que ocupam posições de poder usem a sua força para buscar justiça para as pessoas vulneráveis. Ore especificamente pelos seus líderes e pelas decisões que eles tomam e que causam um impacto na vida das pessoas pobres e vulneráveis em seu país e em todo o mundo.

Trabalho Individual

Comece a preparar o seu plano de ação de longo prazo. Daqui para frente, você continuará a acrescentar dados ao seu plano de ação pessoal. Todas as ações com as quais você se comprometeu devem ser mensuráveis e com um prazo estabelecido. Posteriormente, você vai compartilhar este plano de ação com o seu grupo, pois isso irá ajuda-lo(a) a lembrar-se dos seus compromissos.

Comece comprometendo-se a orar. Desafie-se a orar por uma questão que pareça muito grande ou desgastante e ore diariamente por um mês. Isto irá acostumá-lo(a) a buscar a Deus persistentemente e em oração diante de situações de injustiça. Além disso, pense em como você poderia mobilizar a sua comunidade para orar. Continue trabalhando em sua expressão criativa. 

Oração

Senhor, dá-me a dedicação de Neemias para fazer com que a justiça seja feita, mesmo diante de adversidades. Ajuda-me a aproximar-me de ti, do teu propósito e daquilo com que tu te importas. Dá-me ouvidos e olhos sensíveis para poder ouvir e enxergar a injustiça, e também coragem para poder responder. 


PARA SABER MAIS

 

Definições

Copeiro: A função de Neemias junto ao Rei Artaxerxes. A função de copeiro era uma das que mais exigiam confiança no palácio, visto que o copeiro era a pessoa que provava e garantia que toda a comida e bebida do rei não estivesse envenenada antes que fosse consumida por ele. Por causa disso, Neemias tinha grande influencia junto ao rei.

Oração Intercessória: O ato de orar a Deus a favor de outras pessoas. 


Ore em Todas as Circunstâncias

Por Mari Williams

A oração está no cerne da tarefa do Reino de buscar justiça. A oração permite que compartilhemos com Deus o que está no nosso coração, e que também possamos ouvir o que está no coração dele. Ele nos instrui através da oração e, assim, passamos a nos importar com as coisas com as quais ele se importa. As orações das comunidades com as quais a Tearfund trabalha e também as orações dos seus dedicados mantenedores, funcionários e parceiros sustentam tudo o que a Tearfund faz.

Às vezes, essa oração pode ser muito específica. Quando surge uma determinada necessidade, as pessoas mobilizam-se em oração. Há um exemplo da Nigéria, quando um grupo de jovens se sentiu motivado a fazer algo mais para cuidar do meio ambiente, depois de terem feito o curso Viva com Justiça, fabricando sacolas de compras recicladas a partir de faixas publicitárias plásticas encontradas nas ruas da cidade onde o grupo morava. Para seguir adiante com esta iniciativa, conhecida como sacolas “Go Green Nigeria” (sacolas Vamos Ser Verdes, Nigéria), foi necessário pedir autorização para um órgão estatal. Os jovens pediram autorização, mas ela foi negada. Os funcionários do governo suspeitaram das intenções dos jovens e ficaram em dúvida quanto aos benefícios de apoiarem a iniciativa. Apesar de frustrados e desapontados, os jovens não desistiram. Em vez disso, eles passaram a orar, pedindo que Deus mudasse a atitude dos funcionários do governo, e que a autorização necessária fosse concedida. Depois de várias semanas de oração, uma segunda reunião foi agendada com os funcionários do governo e a autorização foi concedida! Deus respondeu as orações e tocou no coração dos funcionários. A iniciativa das sacolas “Go Green Nigeria” podia começar.

Em outras ocasiões, as nossas orações por justiça são mais gerais e globais, assim como quando oramos pela erradicação da fome. Como parte de uma campanha de erradicação da fome, conhecida como “Comida suficiente para todos SE”, a Tearfund mobilizou milhares de pessoas em oração antes da Cúpula do G8, em 2013, a qual foi realizada na Irlanda do Norte.

As pessoas foram incentivadas a colocar um alarme para despertar as 13h08 todas as tardes para lembrá-las de orar por aqueles que vão dormir com fome todas as noites (uma em cada oito pessoas). Tim Magowan, diretor da Tearfund na Irlanda do Norte, lembra-se do desafio: “O que começou como uma simples ideia de um pastor na Irlanda do Norte, chegou a envolver milhares de pessoas em todo o Reino Unido e na Irlanda, que oraram todos os dias as 13h08 pela erradicação da fome. Juntos, levantamos as nossas vozes em oração, falamos em diversos eventos e manifestamo-nos através dos cartões postais da campanha, e isso teve um papel importante no sentido de desafiar os líderes do G8 a levarem ajuda e esperança as pessoas famintas.”

Como resultado das orações que fizemos e das ações de campanha e lobby que realizamos, os governos prometeram recursos adicionais para combater a fome. Foi feito muito mais progresso do que esperávamos na luta contra a sonegação de impostos por parte das grandes empresas, o que causa muita pobreza, injustiça e fome em nosso mundo.

Às vezes, as orações são respondidas rapidamente. Outras vezes, precisamos perseverar por meses ou anos, clamando a Deus por mudanças. Porém, em todos os momentos, Deus ouve as nossas orações e é fiel. Quando nos aproximamos dele em oração, ele a usa para transformar o mundo e a nós mesmos.


>> Acesse mais recursos aqui e aqui.

>> Para acessar todos os estudos da série, clique aqui.

>> Estudo bíblico retirado da Sessão Quatro do livro Viva com Justiça, de Tearfund e Desafio Miqueias. Reproduzido com permissão.

>> Conheça e baixe grátis o e-book Conversando sobre oração.

Print Friendly, PDF & Email

Tags: , , , ,

2 Comentários para “Justiça e oração: mudando o mundo através da oração”

    Error thrown

    Call to undefined function ereg()