Quem é Jesus Cristo?

SÉRIE |
Conversando Sobre a Fé Cristã  |  Estudo 1

Texto básico
Mateus 16.13-17

Introdução

Neste país onde a maioria se diz cristã parece desnecessário apresentar Jesus Cristo às pessoas, dizer quem foi ele e o que fez neste mundo. A história do seu nascimento da virgem Maria é celebrada por todos, anualmente, no mês de dezembro; a história de sua paixão e morte é lembrada em todas as igrejas durante a chamada Semana Santa, que coincide com a Páscoa judaica. As pessoas têm quadros retratando Maria, a mãe de Jesus, ou o próprio Cristo nas paredes de suas casas; usam crucifixos, fazem o sinal da cruz etc. Os que frequentam igrejas, ouvem leituras do Evangelho e sermões sobre o seu significado. Tudo isso é muito positivo, e pode ser o ponto de partida para estes estudos sobre:

Quem é Jesus Cristo?
O que Jesus Cristo fez e ainda pode fazer por nós?
Que necessidade temos de Jesus Cristo?
Que tipo de relacionamento e compromisso podemos ter com Cristo?

Essas questões são muito importantes. Vamos buscar respostas na Bíblia, que é a Palavra de Deus. Nosso propósito não é discutir religiões, mas, sim, examinar o que a Bíblia diz sobre a Pessoa, vida e obra de Jesus Cristo. Depois, à luz desse ensino, cada um examinará a própria consciência (mente) e o próprio coração (fé, amor, afeição) e, com a iluminação do Espírito Santo, decidirá a respeito.

Neste primeiro estudo, vamos buscar respostas bíblicas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? A Bíblia toda fala de Jesus, direta ou indiretamente. No Velho Testamento, primeira grande divisão da Bíblia, há muitas profecias e figuras sobre Jesus, seu nascimento, sua vida, sua obra e sua morte na cruz; o Novo Testamento, segunda divisão da Bíblia, narra o cumprimento das profecias e símbolos do Velho Testamento e comenta seu significado para nós e para toda a humanidade. Num estudo assim tão pequeno, só podemos destacar alguns poucos versículos.

O apóstolo Paulo recomendou àqueles que se diziam cristãos em Corinto: “Examinem-se a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer.” (2Co 13.5)

Para entender o que a Bíblia fala

1. Leia a profecia de Isaías 7.14. Qual seria o nome da criança? Veja seu significado em Mateus 1.23.
Que coisa! Você realmente pensa e acredita em Jesus desse modo?

2. Em Isaías 9.6 há outra profecia referente ao nascimento do Messias. Que outros nomes lhe foram dados? É assim o seu Messias, o seu Cristo?

3. João Batista foi o precursor de Cristo. Batizou Jesus quando este estava para
iniciar seu ministério. A palavra de João era bem acatada entre os judeus. O que foi que ele disse sobre Jesus? João 1.32-34, principalmente o v. 34.

4. Uma vez Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem vocês dizem que eu sou?” Qual foi a resposta de Simão Pedro, falando por si e pelos demais? Mateus 16.15-16.

5. Junto ao poço de Jacó, às portas da cidade de Sicar, na Samaria, Jesus conversou com uma mulher que tinha tido 5 maridos e, na ocasião, estava vivendo com um homem que não era seu marido. A mulher entendeu e creu que Jesus era o Messias prometido, e falou a seu respeito com os samaritanos. A convite destes, Jesus passou dois dias em Sicar. Quando partiu, que foi que os samaritanos disseram à mulher? João 4.42. (Posteriormente, leia a história toda neste capítulo).

6. De acordo com Mateus 27.45-54, coisas estranhas aconteceram durante a crucificação de Jesus. Impressionados com as mesmas, que foi que o oficial romano (um centurião) e os demais soldados disseram sobre Jesus? Verso 54.

7. O próprio Jesus, repetidas vezes, usando metáforas, disse quem ele era. Leia as passagens abaixo indicadas e reflita sobre seu significado. Por exemplo: O que significa para você esta declaração de Jesus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome…” (Jo 6.35).
» João 8.12
» João 10.9
» João 10.11
» João 11.25
» João 14.6
» João 15.5

Filho de Deus: este título indica que Jesus é igual a Deus, o Pai (João 5.17-18 e 14.8-11). Salvador é o significado do nome Jesus, conforme vemos em Mateus 1.21.

Autor: Éber Lenz César

PARA SABER MAIS

> A Vida em Cristo, John Stott
> Cristianismo Básico, John Stott
> Como Ser Cristão, John Stott
> Por Que Sou Cristão, John Stott

 

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário