Marta e Maria: duas irmãs, duas atitudes

MARTA E MARIA: DUAS IRMÃS, DUAS ATITUDES

 

Texto Básico: Lucas 10.38-42; João 11.1-45

Texto devocional: João 12.1-8

Versículo chave: João 11.27
Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo

Alvo da lição:
Considerar o contraste entre Maria e Marta e avaliar as suas próprias relações.

Leia a Bíblia diariamente
Segunda: Lc 10.38-42
Terça: Jo 11.1-15
Quarta: Jo 11.16-30
Quinta: Jo 11.31-45
Sexta: Jo 12.1-8
Sábado: Jo 15.1-8
Domingo: 1 Co 13.1-13

 

Introdução

Betânia era uma cidadezinha, ou melhor, um povoado, bem perto de Jerusalém. O Senhor ia sempre lá porque havia uma casa aberta para Ele. Ali Jesus passou os últimos momentos de tranquilidade e paz de Sua vida, ao lado de Seus grandes amigos: Marta, Maria e Lázaro.

São lindos os quadros inspirados por essa família, registrados nas páginas da Bíblia.

I. A visita de Jesus (Lc 10.38-42)

O primeiro quadro nos mostra Jesus chegando a Betânia, e Marta trazendo-O para hospedar-Se em sua casa. Ela apreciava muito o Mestre. Era hospitaleira e considerava uma honra receber o Senhor como hóspede.

Essa foi uma atitude correta de Marta. O escritor da carta aos hebreus recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns, fazendo isso, hospedaram anjos. Marta hospedou o Filho de Deus, o Salvador! Hoje, Jesus bate à porta do nosso coração e diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20).

1. A escolha de Marta

Marta fez tudo para oferecer uma boa acolhida ao seu hóspede. Era uma visita muito importante e merecia o melhor. Assim, ela se esmerou para apresentar-lhe uma calorosa recepção. Enquanto realizava um serviço, pensa­va em mais outro … mais outro … e foi ficando desanimada, inquieta, irritada, e começou a murmurar. O seu trabalho de amor estava se tornando uma tarefa pesada demais!

Aplicação
Esse é um alerta para nós. Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Pre­cisamos recusar o desânimo. Tudo que fazemos para o Senhor deve ser contado como alegria.

2. A escolha de Maria

Enquanto Marta se fatigava na la­buta caseira, Maria, sua irmã, assentada aos pés de Jesus, totalmente absorta, ouvia os Seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos.

3. A perda de Marta

Marta não podia saborear os ensinos de Jesus, pois estava muito preocupada com pormenores e coisas secundárias. Ela começou a se consi­derar vítima, e passou a acusar a irmã diante do hóspede amado. Sua irritação era tão grande que ela incluiu Jesus na acusação: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?” E foi além, atrevendo-se a dar ordens ao Mestre: “Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me” (Lc 10.40).

Então, a voz do Mestre se fez ou­vir: “Marta! Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa” (Lc 10.41-42).

Essas poucas palavras continham sérias advertências:
a. Marta estava misturando o prio­ritário com o secundário;
b. Marta estava perdendo tempo com coisas de pouca impor­tância;
c. Marta não compreendia que Cristo veio para servir e não para ser servido;
d. Marta não percebia que Jesus ti­nha mais interesse na sua pessoa do que no seu serviço.

Essas advertências são dirigidas a nós, hoje.
Há mais uma coisa que devemos notar: precisamos evitar a murmura­ção. Ela não agrada ao Senhor. Ela não edifica.

4. O lucro de Maria

“Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10.42). Maria escolheu estar aos pés de Jesus, numa atitude de adoração e como discí­pula. Ela não precisava ser repreendida, mas sim elogiada, pois havia feito a melhor escolha.

Aplicação
O tempo que passamos com Jesus é sempre muito bem empregado. Preci­samos organizar a vida de tal forma aprender de Cristo seja o mais importante para nós.

II. A morte de Lázaro (Jo 11.1-45)

1. A tragédia da morte

O segundo quadro é anunciado por espessas mágoas. A morte roubou do lar feliz o irmão querido. Parecia injustiça da parte de Deus! Marta, Ma­ria e Lázaro eram amigos íntimos de Jesus. O seu lar era Dele. Então, apesar do quanto tinham feito, a tragédia os alcançou. Parecia indiferença da parte de Jesus! Maria e Marta mandaram chamá-Lo. Esperaram que Ele viesse para curar Lázaro. Ele não veio a tempo, e Lázaro morreu.

Aplicação
Pode acontecer isso na nossa vida, também. Sofremos, nos desesperamos, oramos, clamamos… e o pior acontece. Ter amor por Jesus não nos imuniza contra tristezas e provas da vida, contudo nos garante forças e conforto para sairmos vencedores dessas experiências. Jamais podemos permitir que elas nos vençam.

2. A vitória sobre a morte

Quando Jesus chegou a Betânia, Lázaro já tinha sido sepultado. Nesse incidente vemos a diferença de tempe­ramento entre as duas irmãs – Marta, extrovertida e ativa, não pôde esperar e saiu correndo ao encontro do Senhor, enquanto Maria, mais introvertida e calma, ficou em casa, sentada. Marta desafiou a amizade do Mestre: “Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido!” (v.21). Marta tirou de Jesus a mais conformadora declaração sobre a Sua Pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (v.25). Mas no versículo 29 lemos que quando Marta disse a Maria: “O Mestre chegou e te chama” (v.28), Maria “levantou-se depressa”. É interessante notar que ela disse a Jesus exatamente as mesmas palavras que Marta tinha dito (v.32), mas a reação de Jesus foi diferente. Com Marta, Jesus manteve um diálogo teológico, mas Maria recebeu do Senhor o mais belo gesto de solidariedade: “Jesus chorou” (v.35). É tão bom saber que Jesus nos conhece pessoalmente e trata Seus filhos individualmente! Ambas presenciaram a glória de Deus e receberam o irmão de volta: vivo e saudável!

Com esse fato, Marta adquiriu:
a. uma nova compreensão de fé (v.22);
b. uma nova compreensão da ver­dade (v.25-26);
c. uma nova compreensão do Se­nhor (v.27).

Maria compreendeu melhor o significado da morte (Jo 12.3) e do sepultamento de Jesus (Jo 12.7). Muitos judeus que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus fez, creram Nele, e o Filho de Deus foi glorificado. Todos foram bene­ficiados por meio dessa experiência dolorosa.

Aplicação
Precisamos achar um propósito nas ex­periências difíceis pelas quais passamos, e, mesmo sem achá-lo, devemos confiar no Senhor. Não podemos tirar conclusões precipitadas a respeito dos acontecimen­tos. No fim, tudo concorre para o bem, conforme Romanos 8.28.

III. Uma refeição de amor (Jo 12.1-8)

1. Uma manifestação de amor

O terceiro quadro se deu num banquete em Betânia, seis dias antes da paixão de Cristo. Foi uma ocasião muito especial. Lázaro, que tinha sido ressuscitado, estava à mesa com o Mestre. Marta, como sempre, servin­do. As qualidades de hospitalidade e de prontidão em servir continuam em evidência em sua vida. Maria, pela terceira vez, se encontra aos pés de Jesus. Ela quebrou todas as etiquetas e presta uma homenagem ao Senhor: derrama um precioso perfume nos Seus pés e os enxuga com os cabelos. Foi a manifestação da sua alma, efeito de uma profunda afeição.

2. Uma manifestação de crítica

“Que extravagância! Que desperdí­cio!” disse Judas. E os demais discípulos concordaram (Mt 26.8).

Talvez nós tivéssemos, também, criticado Maria, se ali estivéssemos. Não é assim que fazemos? Criticamos a igreja, criticamos o pastor, criticamos os oficiais, criticamos os velhos, os mo­ços, as crianças … A oferta que a mulher ofereceu a Jesus, inspirada pelo amor, mal interpretada pelos homens, foi bem recebida pelo Senhor e recompensada pela história. Maria se imortalizou e, por isso, estamos a falar dela, hoje (Mt 26.13). O seu desejo era mostrar amor e simpatia ao Senhor. Ele compre­endeu, aceitou e recompensou o gesto condescendente.

Aplicação
Temos feito alguma coisa extraordinária para o Senhor, que realmente prove o nosso amor a Ele? Não por dever, mas por amor? Somos, hoje, gra­tos a Maria por essa lição de desprendimento?

Conclusão

Marta procurou agradar ao Senhor por meio dos seus próprios esforços. Maria ofereceu-Lhe o melhor que tinha. Isto nos faz lembrar de Caim e Abel. Martapossuíapersonalidadeativa e extrovertida. O seu amor pelo Senhor revelava-se em serviço. Ela era uma mulher que agia rapidamente. Maria era introvertida e calma por natureza. Das três vezes que seu nome é citado na Bíblia, encontramo-la aos pés de Jesus. E Jesus amava tanto uma como a outra! (Jo 11.5)

 Aplicação
Ao examinarmos o contraste entre Marta e Maria, devemos avaliar as nossas pró­prias relações com o Senhor. Temos mais de Marta ou temos mais de Maria?

Aplicações para a minha vida

1. Se Jesus disse que devo ser um bom samaritano e ajudar aos ou­tros, por que não mandou Maria ajudar sua irmã? (Lc 10.41-42)

2. Em que aspectos Marta é um exemplo ou uma advertência para mim?

3. Ajudar os outros não substitui o tempo que devo passar com Jesus, alimentando-me da Sua Palavra.

4. Quando o serviço cristão é rea­lizado só com as minhas forças, será que os resultados são: can­saço, desânimo, frustrações, mal­-entendidos, lamúrias?

5. Para nós, crentes, a morte é um breve dormir em paz. Assim como Lázaro, eu, também, ouvirei a voz doSenhor. Posso gritar“Aleluia!”?

Autora da lição: Profa. Odila Braga de Oliveira

>> Estudo publicado originalmente pela Editora Cristã Evangélica, na revista “Gente Que Fez”, da série Biografias. Usado com permissão.

Print Friendly, PDF & Email

112 Comentários para “Marta e Maria: duas irmãs, duas atitudes”

  1. Edivalter Ferreira da Silveira 5 de março de 2014 at 19:54 #

    este estudo é bom bom e ajuda muito a compreensão da palavra de Deus .

    • simone trindade faria gama 2 de setembro de 2014 at 9:32 #

      esse foi o melhor estudo sobre marta e Maria que já li.

      • JONATHA ANDRÉ 29 de setembro de 2017 at 11:36 #

        Verdade, concordo.

    • maria ivoneide de oliveira 10 de outubro de 2016 at 14:54 #

      estou estudando sobre marta e maria gostei muito gostaria de aprende muito mais

      • Muito bom 2 de junho de 2017 at 19:24 #

        Parabens muito bom

    • Edite 25 de março de 2017 at 12:38 #

      muito bom

  2. josivaldo melo de jesus 24 de julho de 2014 at 20:03 #

    palavras maravilhosa

  3. josivaldo melo de jesus 24 de julho de 2014 at 20:04 #

    se deus e por nos quem sera contra nos

    • Enviada na missão de te ajudar 31 de julho de 2016 at 13:00 #

      Deus nos fala que quem é amigo do mundo é inimigo de Deus, e quem é amigo de Deus é inimigo do mundo.
      Logo, se Deus é por nos quem será contra nos??
      O mundo inteiro. Todos serão contra nos..
      Deus também fala que, maior é quem está conosco do que o que esta no mundo, 1000 cairão ao seu lado e 10.000 a sua direita, mais tu não serás atingido.
      Deus abençoe a todos!!
      Fiquem na Paz do Senhor Jesus!!

  4. deivid 4 de agosto de 2014 at 18:18 #

    Amei esse site, tudo explicado.

  5. marilza oliveira da silva 5 de agosto de 2014 at 18:31 #

    Gostei muito desse estudo me fez entender melhor esse texto antes eu tinha umas duvidas agora eu conpreendi espero encontrar outros testo maravilhoso como este amei

    • neide barbosa 23 de agosto de 2014 at 20:07 #

      Esse texto e maravilhoso, cada dias nos edifica mas

  6. Luis 6 de agosto de 2014 at 15:47 #

    sou professor da E.B.D na igreja batista Jd Cristina. E achei muito bom, me esclareceram muitas duvidas..

  7. Mirian 7 de agosto de 2014 at 23:57 #

    Gostei bastantte do que foi falado sobre marta e maria!!

  8. Valdemir Macedo. 21 de agosto de 2014 at 9:52 #

    Muito bom gostei, parabéns por lindo estudo.

  9. José Marcos 27 de agosto de 2014 at 12:40 #

    Isto é até um alerta para os ministros da igreja, que deixam o momento do culto para tratar de assuntos burocráticos em secretaria, tesouraria, e outros assuntos, que apesar de importantes, não podem substituir o momento da adoração, e alimento pela palavra.

    Estava preparando uma mensagem com este tema, e em minhas pesquisas, acabei encontrando esse esboço de vocês, muito bem explicado.

    Parabéns, e Deus os abençoem cada vez mais.

    • Shirley Dionello 10 de março de 2015 at 17:36 #

      Muito interessante e sabia a sua colocação meu irmão, por isso mesmo que a palavra do Senhor diz que há um tempo determinado para Todas as coisas, até mesmo para os assuntos burocráticos, Deus o abençoe.

  10. luciana soares 2 de setembro de 2014 at 8:03 #

    muito bom eu aprendi mais da vida de cada um desses dicipulos e serve como exempo para minha vida.

  11. Flemer 11 de setembro de 2014 at 22:32 #

    Muito maneiro essa palavra

  12. jose 15 de setembro de 2014 at 10:06 #

    muito bom……

  13. izomar castro 15 de setembro de 2014 at 13:26 #

    amei este estudo biblico ,apreendir muito que Deus abençoe

  14. Geraldo Rodrigues Filho 16 de setembro de 2014 at 7:12 #

    gostaria de receber este estudo de marta no meu hotmail.

  15. alessandra 21 de setembro de 2014 at 10:53 #

    muito bom aprendi muito

  16. sara c santana f 29 de setembro de 2014 at 9:38 #

    concordo com seu estudo, pois ontem ministrei esta palavra no culto e hoje resolvi procurar um estudo para me aprofundar no assunto, o 1º q abri foi este e fiquei maravilhada com q li. DEUS É FIEL

  17. francisca da silva melo 7 de outubro de 2014 at 16:15 #

    muito bom mesmo, devemos ser com Maria, marta abriu as portas para jesus mas não deu atenção para ele, Maria foi se preocupar com o que ele tinha a lhe dizer.. por isso , não faça como marta , não adianta você dizer sim para jesus , mas não praticar. não valorizar etc…

  18. jhonata rogerio 10 de outubro de 2014 at 11:04 #

    o bom dese estudo e quem esta hospedado e jesus na casa de maria e marta e quem sta hospedado na sua casa
    la em lucas 1 37 diz porque para deus e imporsivel

  19. Dinah Ribeiro 12 de outubro de 2014 at 15:30 #

    Aplicações para nossa vida:

    1. Se Jesus disse que devo ser um bom samaritano e ajudar aos ou­tros, por que não mandou Maria ajudar sua irmã? (Lc 10.41-42)
    Minha opinião: Se Jesus tivesse incentivado Maria, ajudar Marta sua Irmã naquele exato momento?! e não à ouvi-lo, como Ambas iriam se alimentar do Pão que vem de Deus? AMBAS PERECERIAM. “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”. Mateus 4:4. Por esse motivo, talvez Jesus não mandou Maria ajudar MARTA. Ele nos fez a vez do Bom Samaritano! Ao nos ensinar que, nem só de afazeres domésticos… preocupações materiais…se fazem uma Vida!!! Mais também de toda Verdade e Palavra que sai da boca de DEUS.(Ler e meditar e praticar as Santa Escritura a Bíblia Sagrada) Parabéns por compactuar conosco o Reino do Céu e a sua Justiça. A PAZ DO SENHOR SEJA NA NOSSA CASA AMÉM. Dinah Ribeiro.

  20. Marilene 30 de outubro de 2014 at 10:01 #

    Essa mensagem é maravilhosa, hoje 30/10/2014 estava meditando a respeito da vida de Marta e Maria e resolvi me aprofundar mais nas pesquisas, quando encontrei essa mensagem que retrata muito bem bem a atitude das irmãs. Me fez lembrar que em muitos momentos nós agimos dessa mesma forma.

    Glória ao Espirito Santo, que te iluminou e deu discernimento revelando essa mensagem tão clara daquele acontecimento que nos remete ao nosso dia a dia.

    Que cada dia o Senhor nos aperfeiçoe mais e mais e que sejamos servos.

    Deus continue te iluminando.

  21. Adalgisa 3 de novembro de 2014 at 1:14 #

    Jesus veio servir. Mas não devemos esquecer de servir a Jesus e a Deus pai

  22. gilmarleao 14 de novembro de 2014 at 18:16 #

    gloria a deus

  23. Heron Santana 18 de novembro de 2014 at 17:00 #

    Muito bom este estudo. Hoje vemos tantas Martas e Marias em nossas igrejas onde uns escolhem escolhem o que bem lhe aprouver. Que grande lição Maia nos trouxe. Bom é viver uma vida sem reclamações, sem murmurações e bom é procurarmos servir o Mestre Amado da melhor maneira possivel. Deus abençoe a todos.

  24. MARIA DO CARMO DA SILVA 19 de novembro de 2014 at 15:36 #

    AMEI ESSE COMENTÁRIO ME ABRIU MUITO A MENTE ABRIGADO

  25. nelson 24 de novembro de 2014 at 7:13 #

    Muito bom.achei interessante que marta foi o canal para jesus chegar aquela familia hoje ele procura pessoas que abrão a porta a escolha e pessoa

  26. Warley Max 24 de novembro de 2014 at 21:13 #

    Louvado seja o Senhor por esta palavra edificante… Glórias a Ele para SEMPRE, amém!!!

  27. Holanda Guedes 27 de novembro de 2014 at 23:30 #

    Somos desesperados pelas coisas do mundo, mais quando chega a hora de servir ao Senhor Jesus, é uma moleza é uma falta de coragem,muita murmuração,enfim até parece que não vamos passar a eternidade com ele,acorda povo cristão!!!!!!

  28. Fabricio 4 de janeiro de 2015 at 14:05 #

    Vale apena abrir mão, do que é passageiro, e agarrar o que é eterno!!

  29. natividade 4 de janeiro de 2015 at 23:01 #

    Muitas pessoas como Marta ate chamam Jesus para dentro de casa ,mas nao querem ter tempo para falar com ele ,ser intimo dele “JESUS não quer ser apenas convidado para entrar nas nossas casas,mas também quer ser nosso amigo confidencial que falamos a todo momento e em qualquer situaçao. Seja amigo de DEUS. Peça seu conselho.

  30. Adelson Alves da Silva 16 de janeiro de 2015 at 18:35 #

    Estudo como este ajuda na edificação e compreensão da Palavra de Deus, na qual devemos meditar de dia e de noite (Salmos 1.2; Josué .8)

  31. josé ribeiro 25 de janeiro de 2015 at 13:33 #

    A paz do senhor, me perdoem pelo meu comentario , mas eu vejo marta como um canal de benção para sua familia; porque ela não esperou jesus se decidir ela foi ao seu encontro antes que ele entrase em outra casa, muitas vezes ficamos parados ,sentados esperando a benção chegar. Queridos nos temos que ir ao encontro de JESUS so ELE tem a salvação e a vida eterna .

    • Celsinho 19 de fevereiro de 2018 at 17:55 #

      Parabéns pela sua colocação Jose Ribeiro, me arrepiou pelas palavras,
      se Marta não fosse uma Excelente Hospedeira Jesus não iria com frequencia em sua casa, alias ia somente em sua casa nos raros momentos de lazer e descanso. Vc nao vai em uma casa somente para se alimentar de palavras, pode ir pela 1ª vez mais não voltara, mas se Jesus iria com frequencia era pq Marta o Tratava como seu Hospedes Ilustres, ficar sentado(a) ouvindo e comodo. Assim como em mts ocasiões existem varias Marias, e apenas algumas Martas. Qual das duas escolheu a melhor parte .. Jesus disse> Maria, pois ficar sentada era facil .

  32. MARIA APARECIDA AMORIM 11 de fevereiro de 2015 at 15:37 #

    Simplesmente maravilhoso este artigo!

  33. fernando lima 11 de fevereiro de 2015 at 19:39 #

    muy bueno este messajen que Dios te bendiga mi hemana

  34. antonio 19 de fevereiro de 2015 at 10:57 #

    Ola , excelente estudo !
    mas defendo a ousadia de marta , pois vemos que é ela que recebe jesus em sua casa e isso foi o motivo essencial para o relacionamento de jesus com Maria e consequentemente com a ressurreição de lazaro . imagino que a atitude de marta tocou o coração de jesus , pois ele voltou lá mais vezes !

    • Celso Oliveira 14 de junho de 2015 at 13:43 #

      Excelente observação!

      • Celsinho Antonio 19 de fevereiro de 2018 at 17:59 #

        Nada eh por acaso os dois Xaras (Celso Antonio) tem as mesmas conclusoes que a minha hehe

    • Celsinho Antonio 19 de fevereiro de 2018 at 17:57 #

      Parabéns pela sua colocação Xara Antonio, foi o Unico Sensato e Coerente no meu modo de ver sobre a atitude de Marta e se Marta não fosse uma Excelente Hospedeira Jesus não iria com frequencia em sua casa, alias ia somente em sua casa nos raros momentos de lazer e descanso. Vc nao vai em uma casa somente para se alimentar de palavras, pode ir pela 1ª vez mais não voltara, mas se Jesus iria com frequencia era pq Marta o Tratava como seu Hospedes Ilustres, ficar sentado(a) ouvindo e comodo. Assim como em mts ocasiões existem varias Marias, e apenas algumas Martas. Qual das duas escolheu a melhor parte .. Jesus disse> Maria, pois ficar sentada era facil .

  35. edla raquel 4 de março de 2015 at 15:03 #

    eu aprendi que nada pode substituir a presença de jesus em nossas vida muito bom esse estudo parabéns que o senhor continuir lhe usando mais e mais

  36. iracema 14 de março de 2015 at 10:11 #

    Que estudo tremendo…Deus falou comigo de forma tremenda… Chorei! Amar a Deus com a alma…isso mexeu comigo!

  37. Francisco Mauro de Sousa 15 de março de 2015 at 7:34 #

    Achei maravilhoso, pois estou trabalhando com adolescente e o estudo hoje caiu como uma luva. Louvo a Deus pela disponibilidade do site e o trabalho abençoado dos irmãos. Que Deus os abençoe.

    • orestes faria 17 de março de 2015 at 20:43 #

      gostei muito quando se fala que maria priorisa a melhor parte, me fez lembrar do capitolo 6 vers 33 de mateus buscai em primeiro lugar o reino de DEUS e sua justiça e demais coisas serao acrescentadas.

  38. Maria Eduarda 30 de março de 2015 at 20:29 #

    Muito bom esse estudo,aprendi muito com ele,só tenho 11anos e vou pregar sobte ele

  39. Arlete Pereira Pessoa de Oliveira 8 de maio de 2015 at 12:33 #

    Muito esclarecedor obrigada

  40. DÉBORA 26 de maio de 2015 at 9:10 #

    foi uma benção esse estudo,ele não tira o valor de marta,mas reforça que devemos ter atitudes de maria,porque o senhor ele entra em nossas casas,mas se tivermos muito desatentos em lhe dar atenção creio eu que ele não fica nela…amém

  41. Luciano 30 de maio de 2015 at 0:14 #

    muito edificante e ressalta bem o objetivo de adorarmos ao Senhor.

  42. arilucia freire 30 de maio de 2015 at 10:42 #

    Muito bom! Mto na dependência do Espírito essa professora que apresentou esse estudo. Deus seja louvado! e te abençoe grandemente. O exemplo dessa duas mulheres são fantástico e nos ensina muito na nossa relação com o nosso Senhor Jesus Cristo. Como enfatizamos sempre o comportamento/atitude de Marta nesse exemplo, o que tomo como ensino é que apenas devemos evitar as sobrecargas, pois todas/todos que se deixam levar….cedo ou tarde vão gritar como ela. Maria, ah, Maria…. realmente o melhor é mesmo está assentado com o mestre, aprendamos com a sabedoria dela.

  43. neusa maria 11 de agosto de 2015 at 18:27 #

    O estudo que precisava. Entendo, claramente, agora a diferença entre as duas e o respeito de Jesus pelas duas e não só por Maria como pensava

  44. Márcia Fernandes rieger 20 de agosto de 2015 at 0:10 #

    Meu Deus ! Muito forte esta passagem a diferença em servir e ser servido!!
    Temos que saber dividir as duas partes como mulher de Deus! Como o Senhor falou comigo !

  45. Joao oliveira 11 de setembro de 2015 at 13:38 #

    Parabéns que o senhor jesus vos abençoe mais e mais(se não for pede muito sempre que puder mande algus desses estudos para mim obrigado joaooliveira999@outlook.com.br

  46. Cassandra Gusmão 4 de outubro de 2015 at 16:48 #

    Realmente uma benção este estudo!! Tinha um estudo pronto para dar na igreja e resolvi pesquisar algo mais sobre Marta e Maria.E entendi muito mais através deste estudo.Deus continue abençoando!!

  47. Biga 23 de outubro de 2015 at 17:10 #

    Como é gostoso ler mensagens edificantes como esta.Por favor, sempre que puder, poste mais msgs.Todos crescem com ela.Faz bem à nossa alma.Muito obrigada pela dedicação.

  48. Olinda Araújo 6 de novembro de 2015 at 17:29 #

    A minha vida foi avivada e despertada com esta mensagem Servir e meditar na Palavra , sem murmuração e sem fadiga, e sempre confiando no Senhor Jesus. Mesmo diante das dificuldade em todas as áreas de nossa vida.

  49. simone diniz 12 de novembro de 2015 at 7:40 #

    gostei muito a palavra do senhor é vida, uma injeção de animo.para nossa alma…que Deus continue lhe dando todo entendimento necessário.

  50. Ana Rita 13 de janeiro de 2016 at 16:16 #

    Gostei muito desse estudo, como faço p ter acesso a esses estudos?

  51. Ana Rita 13 de janeiro de 2016 at 16:19 #

    Gostaria de conhecer mais sobre vocês

  52. Dieiza Patricia Pires Stauffer 14 de janeiro de 2016 at 15:48 #

    Deus nos guia sempre para o bem, e um ótimo exemplo é esse de marta e maria e como devemos adquirir um pouco de cada uma delas. Marta, que escolhe agradar a SENHOR e Maria, que escolhe ouvir as sabias palavras que Cristo quer ensinar, algo que nuca lhe será tirado, agindo sempre com humildade e de coração puro.

    Gostei muito do texto, me ajuda a aprender cada vez mais.

  53. Maria 22 de janeiro de 2016 at 20:56 #

    Muito bom obrigado senhor.

  54. vanderson 13 de fevereiro de 2016 at 4:51 #

    muito lindo mesmo este, estudo que Deus abençoe a todos.

  55. julieta de borba chaucoski 13 de fevereiro de 2016 at 15:56 #

    obrigado pelo estudoamei tudo isso a paz

  56. Juranndi da Silva 28 de fevereiro de 2016 at 15:51 #

    Estudo maravilhoso!

  57. Israel dos Santos Silva 2 de março de 2016 at 18:03 #

    Marta e Maria formam um enigma que se revela ao surgir o ideal de servo. Por um lado o serviço secular em benefício da obra do Senhor(Marta) aliado ao Espiritual(Maria).

  58. Marta dos santos 14 de março de 2016 at 20:02 #

    Me sinto muito mais Marta do que Maria não por ter o nome mais sim por minhas atitudes perante a vida

    • Celsinho Antonio 19 de fevereiro de 2018 at 18:04 #

      Faco das suas as minhas palavras Marta, nao por ser Xara pois nao sou mas nasci no dia dela 29 de julho.
      Se Marta não fosse uma Excelente Hospedeira Jesus não iria com frequencia em sua casa, alias ia somente em sua casa nos raros momentos de lazer e descanso. Vc nao vai em uma casa somente para se alimentar de palavras, pode ir pela 1ª vez mais não voltara, mas se Jesus iria com frequencia era pq Marta o Tratava como seu Hospedes Ilustres, ficar sentado(a) ouvindo e comodo. Assim como em mts ocasiões existem varias Marias, e apenas algumas Martas. Qual das duas escolheu a melhor parte .. Jesus disse> Maria, pois ficar sentada era facil .
      Seu comentário está aguardando moderação.

  59. Lorraine 12 de maio de 2016 at 16:37 #

    Ajudou muito meu estudo…:) A paz do senhor…

  60. cris bueno vengue 31 de maio de 2016 at 14:17 #

    gostei muito dessa estudo eu sempre tinha duvida quem era maria e quem era marta quem ficava com jesus e quem cuidava dos afazeres da casa agora foi esclarecido bom de mais

  61. SILAS ELETRO 4 de junho de 2016 at 21:00 #

    A PAZ IRMÃO, ÓTIMO ESTUDO!!!
    FOI BEM COLOCADO QUE JESUS AMAVA AS DUAS IRMAS , E QUE O SERVIÇOS DE MARTA TAMBÉM ERA IMPORTANTE!!!
    O PROBLEMA DO SER HUMANO ,É SEMPRE ACHAR QUE TODOS TEM QUE SER… E AGIR DA MESMA MANEIRA.
    PENSO EU ;QUE CADA PESSOA JESUS SEMPRE VAI TRATAR DE UMA FORMA DIFERENTE .MAS COM SEU VALOR .
    OBRIGADO VC ESTA SENDO USADO PARA NOS ABENÇOAR ABENÇOAR !!!

  62. lenita ilka 11 de junho de 2016 at 12:35 #

    Paz do Senhor!
    Muito maravilhoso esse estudo falando da historia de Marta e Maria

  63. Pr. Edison Duarte 14 de junho de 2016 at 10:03 #

    linda inspiração parabéns, DEUS conta com essa sabedoria para falar com clareza aos seus filhinhos que este JESUS de Marta e Maria te abençoe sempre.

  64. José Edson Batista de oliveira 25 de junho de 2016 at 17:07 #

    Esses comentários mostra o quanto estamos despreparado para enfrentrar as coisas do Auto , E por esses motivos mudar as nossas atitudes diárias pois os estudos bíblicos nos leva a compreender adoacao de Cristo na cruz para uma mudança de concepção de vida individual que temos nessa esfera terrestre que vivemos.

  65. Avanilda horacio 19 de julho de 2016 at 9:36 #

    Gostei bastante da interpreitaçao. Estudei na catikezi só que nao havia emtendido nada, pesquisei aki e achei a melhor explicaçao d tudo que aconteceu com maria e a marta.

  66. Pr Claudinei Ferreira 11 de setembro de 2016 at 6:27 #

    Olá minha irmã excelente entendimento desse texto, parabéns, disponibiliza mais estudo para nós. Deus abençõe vc e sua família.

  67. joilson 25 de setembro de 2016 at 10:12 #

    25/9/2016 que bom ler ouvi meditar emcinar emtender e praticar a palavra de deus. isso e ter um emcontro com deus e ser de deus. porque o proprio deus dissi aquele que e de deus escuta a pavra de deus…

  68. maria ivoneide de oliveira 10 de outubro de 2016 at 14:59 #

    Que bom ler e aprender sobre tudo que aconteceu na quele tempo quando jesus estava aqui na terra

  69. Gracilane 1 de dezembro de 2016 at 5:06 #

    Estudo maravilhoso pois aprende muito Deus seja louvado.

  70. Ricardo Neme Nasralla 6 de dezembro de 2016 at 18:31 #

    Se a melhor notícia que existe é “E TODOS SEREMOS ENSINADOS POR DEUS”, a única preocupação é aprender o que Deus ensina a cada um de nós (João 6-45, Isaías 54-13).
    PORTANTO, UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA: aprender o que Deus ensina.

  71. orismar p.silva 11 de dezembro de 2016 at 11:19 #

    muito bom estudo,estarei usando ele como parte de uma pregação que farei com uma célula que lidero . Muito obrigado pelo esclarecimento!

  72. Simião Mabote Simbine 14 de dezembro de 2016 at 1:27 #

    Glória a Deus, bela abordagem
    Ficou muito claro nesta abordagem à diferença entre a Marta e Marta e o quão elas eram especiais para o Mestre apesar de serem diferentes.

    Que Deus
    abençoe a autora do estudo e que continue fluindo segredos do céu através de ti.

  73. Gabriela 20 de dezembro de 2016 at 19:35 #

    Estou me preparando para um congresso de irmãs, esse estudo me ajudou muito. …Parabéns

  74. sandra ferrari 9 de janeiro de 2017 at 12:33 #

    EU gostei muito dessa palavra

  75. JOANA DARC NUNES DOS SANTOS 8 de fevereiro de 2017 at 22:11 #

    Muito lindo a história de Marta e Maria e fica aqui minha reflexão quais são suas prioridades será que estamos preocupados com nossa vida secular ou estamos preocupados em agradar a Jesus.
    Quanto a morte de Lazaro quando achamos que estamos sozinho e que tudo esta perdido o Senhor chega no momento certo ele é a solução para todos nosso problemas. Creia somente

  76. maria angelica teixeira 15 de março de 2017 at 17:52 #

    maravilhoso este estudo bíblico

  77. maria angelica teixeira 15 de março de 2017 at 17:56 #

    tenho um pouco de marta em mim,mas em nome de jesus vou mim libertar para fazer o ide do SENHOR JESUS CRISTO

  78. ma 17 de março de 2017 at 9:36 #

    Excelente explicação sobre Marta e Maria .Muito bom ajudar o próximo , principalmente se for com a Palavra de Deus Que o Senhor, derrame bençãos em abundância em sua vida .

  79. jose natanael 15 de abril de 2017 at 15:42 #

    esse estudo e uma maravilha aprendi muito. e uma rica fonte sabedoria

  80. Elani Cristina 20 de abril de 2017 at 8:59 #

    Muito esclarecedor esse esboço; muito obrigado a quem o publicou, que Deus o abençoe infinitamente mais e lhe use tremendamente cada dia mais!

  81. Carlos Durães 15 de maio de 2017 at 19:18 #

    As vezes estamos tão ocupado dentro da igreja para fazer a “obra de Deus” que não prestamos mais atenção nos ensinamentos do Mestre, são tantas responsabilidades: reuniões, ensaios, metas a bater, etc e etc…, as vezes no afã de cumprir todas essas responsabilidades, muitas das vezes há desentendimentos entre irmãos, entre os diferentes ministérios e por aí vai, as vezes não prestamos mais atenção na pregação da Palavra de Deus, porque queremos fazer o “melhor” para o Mestre, Marta não se deu conta que aquele momento, era para ela parar tudo; e prestar atenção nos ensinamentos de Cristo, como diz a Palavra: A tempo pra tudo!! E muitas das vezes estamos tão preocupado com a “obra” que nem temos mais vida espiritual !!!!!

    A Paz do Senhor.

  82. OSCAR BULCÃO NETO 3 de junho de 2017 at 23:13 #

    QUEM ERA A MAIS VELHA DAS IRMÃS, MARTA OU MARIA?

  83. Jemima Rangel Marins 23 de julho de 2017 at 7:03 #

    Que visão maravilhosa!!!! Me edifício muito!! Obrigada!

  84. Celsinho Antonio 19 de fevereiro de 2018 at 18:11 #

    Se Marta não fosse uma Excelente Hospedeira Jesus não iria com frequencia em sua casa, aliás ia somente em sua casa nos raros momentos de lazer e descanso.
    Vc não vai em uma casa somente para se alimentar de palavras, pode ir pela 1ª vez mais não volta se não um bom anfitrião,
    mas se Jesus iria com frequencia era pq Marta o Tratava como seu Hospedes Ilustres, ficar sentado(a) ouvindo é comodo.
    Assim como em mts ocasiões existem varias Marias, e apenas algumas Martas. Qual das duas escolheu a melhor parte ..
    Jesus disse> Maria, pois ficar sentada era fácil .

  85. Solange Meinking 7 de março de 2018 at 12:00 #

    Só acho que houve uma fusão das Marias. A Maria irmã de Marta é uma, Maria Madalena ou de Magdala, que unge os pés de Jesus num banquete, não é a mesma.

    Abraços

  86. Regina Miranda 15 de abril de 2018 at 12:48 #

    Gostei muito do estudo bíblico,estou tentando ajudar uma pessoa no meu trabalho que sofre de TOC.lembrei-me deste passagem bíblica para evangeliza-la, e por isso vim buscar mais
    Conhecimento para que pudesse falar da palavra de Deus com propriedade,este site foi realmente um achado.Muito obrigada Deus abençoe os seus idealizadores.

  87. Cleber 5 de julho de 2018 at 14:56 #

    Muito bom, parabéns. Que Deus te abençoe grandemente.

  88. Raphael Santos 7 de agosto de 2018 at 23:03 #

    Muito bom , clareou a mente e abriu o entendimento , fiquem na paz do Senhor!

  89. Rárison 8 de agosto de 2018 at 12:35 #

    Excelente estudo, realizado com muita coerência e graça..
    Deus abençoe!

  90. Elaine Felizardo 1 de setembro de 2018 at 21:31 #

    Belíssimo estudo
    Temos que abrir mão de tudo e ficar aos pés do mestre.

  91. Luciana Santos 23 de novembro de 2018 at 8:26 #

    Glória a Deus por esse estudo

  92. Rubiana 9 de dezembro de 2018 at 18:54 #

    Deus é lindo

    • Quirino 19 de dezembro de 2018 at 23:40 #

      Maravilha de comentário! Palavra inspirada pelo Espírito de Deus!… Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor!… A escritora do “Estudo bíblico” foi e é tão somente um “Instrumento”, pelo qual o Espírito Santo de Deus nos transmitiui tal maravilhoso ensino!!! Deus abençoe a todos! Amém!!!

  93. Rosilene 2 de janeiro de 2019 at 17:43 #

    Muito explicito o assunto ,parabéns, mesmo sem nos conhecermos vc foi hoje canal de bênção em meu ministério!

  94. Graziela Camila Pereira Flauzino 9 de janeiro de 2019 at 9:58 #

    Gostei muito do ensinamento sanou minhas dúvidas… Gloria a Deus

  95. Fabíola Evangelista 12 de março de 2019 at 15:47 #

    Que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério.
    Um estudo inspirado por Deus, na qual eu pude aprender muito.

    Deus continue abençoando em nome de Jesus.

  96. ANA BEATRIZ 24 de março de 2019 at 14:27 #

    EU CATEI ESSE ESTUDO AMEI

  97. Marta 18 de abril de 2019 at 20:55 #

    Marta era muito trabalhadora, Maria tinha um bom coração. As duas irmãs queria servir a Jesus, cada uma de uma forma que achou melhor. Linda história.

Deixe um comentário