A cobiça – onde o adultério começa

A COBIÇA  —  ONDE O ADULTÉRIO COMEÇA

 

 

Instrução básica: Mateus 5.27-30

Roteiro da semana
Domingo – 2Sm 11.1-5
Segunda-feira – 2Sm 11.14-17
Terça-feira – 2Sm 11.26-27
Quarta-feira – Pv 4.23,27
Quinta-feira – Mt 15.19
Sexta-feira – Cl 3.5
Sábado – 1Ts 4.4-5

 

Mente e coração

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” [1 Coríntios 10.13]

Não é errado achar atores, atrizes e outras pessoas bonitas, ou querer ter coisas da moda e de última geração. O problema está quando passamos a viver para isso e começamos a fazer de tudo para ter o que queremos.

 

Partida

Cobiçar vai além de querer – é não conseguir tirar os olhos e o pensamento do alvo do sentimento, é fazer de tudo para ter o que se quer. É esse sentimento que leva ao adultério e que destrói tantos lares e vidas. E ele, em si, já é pecado.

 

Primeiro, o que é o adultério?

Você sabe definir o que é adultério? A Bíblia define adultério como relação sexual de uma pessoa casada com outra, fora do casamento. Como a televisão tem tratado esse tema? De forma positiva ou negativa?

 

Por que Deus proíbe o adultério?

O sexo dentro do casamento é abençoado e une dois indivíduos, preparando-os para formar uma família, que é a base do corpo de Cristo. Deus proíbe o adultério porque se preocupa com as pessoas e com a igreja, e sabe que o adultério só traz infelicidade. Leia Gênesis 2.18-25.

 

Onde o adultério começa?

O adultério começa muito antes da traição em si. Ele começa com a cobiça, com o olhar o outro e desejar. Muita gente diz: “Olhar não arranca pedaço.” Na verdade, o simples olhar de relance ou casualmente não arranca mesmo. Mas se você tem uma amiga (ou amigo, no caso dos garotos) que tem um namorado lindo (namorada linda) e:

– Você não consegue parar de olhar para ele (ela);

– Fica pensando nele (nela) o dia inteiro;

– Sempre dá um jeito de conversar com ele (ela).

– Quando você vê, está bolando um plano para roubar o (a) namorado (a) de sua amiga (o).

Não é adultério, porque eles não são casados. Então, não há problema. Será?

Jesus não disse que aquele que cobiçar já pecou? Eles podem não ser casados e você pode não estar destruindo uma família, mas você estará magoando um amigo e abrindo precedentes em sua vida.

E, se isso se tornar uma forte tendência ou hábito, como será no seu futuro?

 

A cobiça de bens materiais

Podemos cobiçar também as coisas dos outros: isso leva a outro mal – o furto, a inveja e/ou a ganância. Como já vimos, não é ruim querer ter coisas. Mas nunca podemos invejar o outro ou querer roubar.

 

Como evitar a cobiça  —  Leia Mateus 5.29-30.

Se você olhar para alguém com cobiça você deve ir ao médico e pedir a ele que arranque o seu olho? Não é bem isso. Arrancar o olho significa que devemos nos afastar daquilo que está despertando em nós a cobiça.

Como fazer isso?

– Primeiro: ore, ore, ore, ore – e ore mais um pouco;

– Encha a sua mente com pensamentos relacionados a Jesus (leia um livro, por exemplo, com algum tema sobre o assunto);

– Converse com seus pais ou professores da escola dominical sobre o sentimento de cobiça (com relação a alguém ou a alguma coisa);

– E, principalmente, afaste-se do que está lhe causando tal sentimento.

 

Pit stop

Quando Davi cobiçou Bate-Seba, ele já tinha pecado. Mas a história dele poderia ter sido diferente se ele não tivesse cedido a esse desejo. Deus perdoou o pecado de Davi, mas ele teve de aguentar as consequências.

 

Chegada

A família é muito importante para Deus. Tanto a terrena, como a família na fé. Devemos respeitar e amar os nossos pais terrenos e amar os nossos irmãos da igreja, que são parte da nossa família celestial.

 

Bíblia e família

Nesta semana você terá dois desafios. O primeiro é ligar ou mandar um e-mail para uma pessoa da igreja diferente, todos os dias, que não seja do seu círculo de convivência. Sabe aquele irmão com quem você nunca conversa? Bem, que tal ligar para ele? Conheça melhor os seus irmãos. O outro é orar pelos membros de sua família que ainda não fazem parte de sua família na fé. Essa parte é muito importante. Quem não quer ver a sua família terrena inteira lá no céu?

 

Para você

A família é tema frequente em filmes, seriados, desenhos e novelas. Isso demonstra a sua importância. Você chegou a assistir a Sétimo céu – em inglês, Seventh Heaven? É um seriado que passou de 1996 a 2007 que retrata a vida de uma família de pastor. Vale a pena conferir, principalmente as primeiras temporadas.

>> Estudo publicado originalmente pela Editora Cultura Cristã. Usado com permissão.

Print Friendly, PDF & Email

24 Comentários para “A cobiça – onde o adultério começa”

    Error thrown

    Call to undefined function ereg()