A certeza da salvação

SÉRIE |
Conversando Sobre a Fé Cristã  |  Estudo 4

Texto básico
1 João 3. 1-5; 5.1-13

Introdução

Muitas pessoas dizem que creem em Deus e em Cristo; admitem que há vida após a morte e acreditam piamente que a Bíblia é a Palavra de Deus; mas, apesar disso, não têm certeza de sua salvação eterna. Quando perguntadas a respeito, geralmente dizem: “Ninguém pode saber, de antemão, se está salvo ou perdido!” Ou então: “Estou fazendo por onde… Se Deus achar que eu mereço…” Alguns até dizem: “Eu acho que vou para o céu, sim…” Porém, quando lhes perguntamos por que, respondem mais ou menos assim: “Ora, porque eu sou religioso, tento guardar os mandamentos de Deus e não faço mal a ninguém…”

Evidentemente, este é um assunto muitíssimo importante. A certeza da salvação eterna resulta do que já estudamos sobre Cristo e a razão porque ele veio ao mundo.

Uma das características do cristão verdadeiro é a certeza da salvação eterna. Vamos ver o que a Bíblia nos diz a respeito.

Para entender o que a Bíblia fala

1. Que dizia Jesus às pessoas que criam nele e o seguiam? Lucas 10.20?

2. Como se sabe, Jesus foi crucificado com dois malfeitores. A certa altura, um deles disse a Jesus: “Jesus, lembre-se de mim quando vier no seu reino” Lucas 23.42. Obviamente, naqueles últimos minutos de sua vida terrena, arrependeu-se de seus pecados, lembrou-se de ter ouvido alguém o próprio Jesus dizer algo sobre ressurreição um reino futuro e glorioso e creu que Jesus poderia perdoá-lo e salvá-lo… Foi o bastante! Que foi que Jesus lhe disse, então? Lucas 23.43.

Só para refletir, note que Jesus não disse: “Agora é tarde! Não tem como, não posso salvá-lo!” Também não disse: “Como você pode pensar que eu o levarei para o céu ou o receberei no meu Reino? Você só fez maldades e nem ao menos foi batizado!”

3. Se, em seguida à essa promessa de Jesus, alguém perguntasse àquele malfeitor arrependido e crente: “Para onde você vai depois da morte?”, o que você acha que ele poderia dizer e por que?

4. Com que palavras o apóstolo Paulo deixou absolutamente claro que ele tinha certeza de sua salvação?

» Filipenses 1.21-23
» 2 Coríntios 5.8

Esse “estar com Cristo” ou “deixar este corpo terreno e estar em nosso lar com o Senhor”, em seguida à morte, não é, ainda, o estado final e eterno do crente, daquele que se arrepende de seus pecados e crê em Jesus. É um “estado intermediário”.

O estado final terá início quando Cristo voltar, no final dos tempos, e os mortos ressuscitarem. Ver Romanos 8.22; 1 Tessalonicenses 4.13-18.

5. À luz do claro ensino da Palavra de Deus sobre o que acontece com o espírito ou alma do crente, após a morte, medite nestas diferentes doutrinas, tão comuns neste país dito cristão:

Qual das três inclui confiança na promessa de Deus de perdoar nossos pecados quando nos arrependemos e cremos em Cristo? Qual delas leva a sério a cruz de Cristo? Qual nos prepara melhor para a morte ou nos consola quando perdemos um ente querido que, em vida, creu em Cristo como seu Salvador e Senhor?

6. Leia 1 João 3.1-5 e note as expressões: “de fato, somos filhos de Deus”, “agora somos filhos de Deus”, “sabemos”, “sabeis”. Essas expressões e palavras confirmam que quem crê em Cristo e o recebe como seu Salvador pode saber com certeza que é filho de Deus e, portanto, um pecador perdoado e salvo.

7. Com que propósito específico João escreveu sua primeira epístola? 1 João 5.13.

Note a ressalva na parte final do versículo: Só os que crêem em Jesus, o Filho de Deus, podem saber, com certeza, que têm a vida eterna. Ver João 3.16-18.

8. Além da Palavra de Deus, que outro auxílio tem o crente para saber que é um filho de Deus, um pecador perdoado e salvo? Romanos 8.16.

9. Vamos ver se você entendeu bem as bases bíblicas que permitem ao crente saber com certeza que está salvo. Marque as respostas corretas.

O crente sabe que está salvo porque:

» Foi batizado e frequenta uma igreja.
» Pratica ou se esforça para praticar as boas obras.
» Crê que Jesus é o Filho de Deus e seu único e sufi ciente Salvador.
» Tem emoções fortes, sente que está salvo.
» Confessou seus pecados a Deus e creu que ele o perdoou.
» Convidou Jesus para entrar em sua vida e creu que ele o fez.
» O Espírito Santo o tem ajudado a crer que está salvo.

10. Você tem certeza de sua salvação? Em que base?

 

Autor: Éber Lenz César

PARA SABER MAIS

> A Vida em Cristo, John Stott
> Cristianismo Básico, John Stott
> Como Ser Cristão, John Stott
> Por Que Sou Cristão, John Stott

Print Friendly, PDF & Email

Tags: ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário