Jesus toma o lugar dos ídolos

domingo
domingo

Hebreus 1.1-4

Nós nos voltamos para ídolos porque Deus nos parece muito distante, inacessível e intangível. Mas, para nós, Jesus toma o lugar dos ídolos. Quando nos apegamos a ele, a necessidade do ídolo desaparece. Jesus está próximo, tangível, acessível, pois ele é “Emanuel – Deus conosco”.

Ansiamos por aquilo que está à nossa mão, mas também ansiamos pelo universal. Não podemos nos satisfazer com o concreto, a menos que o universal esteja nesse concreto. Essas duas coisas estão juntas nesta passagem: “Que Cristo habite no coração de vocês […] para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento” (Ef 3.17-19). Aqui está uma fé arraigada – “arraigada e alicerçada” – e, ainda assim, não arraigada, capaz de “compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade”. Se Cristo habita em seu coração, você é a pessoa mais próxima do mundo – você é uma pessoa de outra Pessoa, de outra Lealdade, de outro Amor –, você está centrado no Outro. No entanto, você está universalizado. Você “compreende” todas as dimensões da vida. Você “compreende” a verdade na “largura” – os liberais. Você é mais liberal que os liberais, pois a verdade encontrada em qualquer lugar lhe pertence, porque você pertence à Verdade, Cristo. Você “compreende” a verdade no “comprimento” – os defensores da sucessão, aqueles que têm um senso de solidariedade com os séculos cristãos. Você defende mais a sucessão do que os apóstolos que a defendiam, pois você é um sucessor de Cristo. Todos os cristãos da história, não somente os apóstolos, pertencem a você, porque você pertence a Cristo. Você pode “compreender” a verdade na “profundidade” – os fundamentalistas, aqueles que insistem na encarnação, na morte expiatória, na ressurreição. Mas você é mais fundamentalista que os fundamentalistas, porque você está “arraigado e alicerçado” no Cristo encarnado, expiado e ressurreto. Cristo, e não meramente doutrinas sobre ele, é o centro fundamental de sua fé. E você pode “compreender” a verdade na “altura” – os místicos. Mas você é mais místico do que os místicos, porque você conhece “o amor de Cristo que excede todo conhecimento” – o universal.

Ó Cristo, coloco um ponto de minha bússola sobre o fato que és tu; então deixo o outro ponto se estender o máximo possível e compreender todo o horizonte desse fato. Estou arraigado, ah como estou arraigado! No entanto, estou livre, ah como estou livre! Meu centro está em ti – e em todos os lugares! Eu te agradeço. Amém.  

Afirmação do dia: Entreguei-me àquele que é a “imagem expressa” de Deus. Que necessidade tenho de algum ídolo? 

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário