Efésios 5.15-18; 1 Tessalonicenses 5.14
Se na discussão do último ponto da disciplina – você deve se disciplinar para completar as tarefas –, você pensar assim: “Bem, eu não tenho tempo para isso”, então a resposta para você deve ser esta: discipline o seu tempo. Se você de fato não tem tempo para isso, então não deve fazê-lo; não é sua tarefa. Você deve se exercitar no dever de nunca rejeitar a prática do bem. Você não deve colocar muita comida no prato para não deixar sobras.
Mas talvez a verdadeira dificuldade seja que você não aproveita bem o tempo que tem. Seu tempo é indisciplinado. Você continua em conversas muito tempo depois de já terem deixado de ser interessantes; pois falta inteligência à maioria das conversas depois de meia hora! Você não lida com suas tarefas de uma vez por todas e se livra delas. Você sonha acordado em vez de pensar; você perde tempo em vez de realizar. Você desperdiça horas em jogos que deveriam ser distrações, mas que consomem você e o seu tempo.
O tempo é a oportunidade destilada. Não o desperdice, pois, ao fazer isso, você acaba por desperdiçar a si mesmo. Cada momento perdido é uma grande parte de você que é inutilizada. Calcule o seu tempo. Planeje o seu trabalho e trabalhe o seu planejamento.
Não esteja sempre correndo para tentar acompanhar as suas tarefas; atenha-se a elas e procure antecipá-las. Vi uma placa que dizia: “Não escreva – ligue”. Eu inverteria: “Não ligue – escreva”, pois isso significaria que você se antecipou, percebeu que algo aconteceria, considerou-o antes do tempo, em vez de esperar até o último minuto e ligar às pressas, investindo mais do que deveria. Uma pessoa assim está sempre transtornada e acaba por transtornar os outros também, exigindo que corrijam suas procrastinações, respondendo aos seus pedidos desesperados com uma resposta desesperada.
O Homem que mais influenciou o mundo foi o Homem de coração tranquilo.
Um garotinho, atrasado para a escola, pediu a Deus que o ajudasse a chegar na hora. Ele correu, tropeçou e disse sem fôlego: “Deus, eu pedi que me ajudasse, mas não precisava me empurrar”. Não deixe seus trabalhos o empurrarem; você tropeçará se isso acontecer. Discipline o seu tempo.
Ó Cristo, quando olho para ti, vejo que nunca tiveste pressa, nunca correste, mas sempre tiveste tempo para as necessidades urgentes do dia. Dá-me essa vida disciplinada e equilibrada, sempre com tempo para as coisas que importam, pois eu gostaria de ser uma pessoa disciplinada. Amém.
Afirmação do dia: “Aquele que crer [em Deus] não se apresse” (Is 28.16, ARC).
>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.