Tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. (At 1.8c, RA)
A expressão “tanto como” ou outras expressões correspondentes aparecem nove vezes em Atos dos Apóstolos: “Tanto em Jerusalém como em toda a Judeia” (1.8), “tanto homens como mulheres” (5.14), “tanto judeus como gregos” (18.4), tanto o partido dos fariseus como o dos saduceus (23.6) e “tanto aos grandes como aos pequenos” (26.22, NBV). Ela sugere uma prática missionária ampla, completa, equilibrada, organizada, não tendenciosa, não favoritista, não omissa. Pois o alvo de Deus sempre foi e ainda é o mundo inteiro. Na parábola do joio, Jesus ensina que o campo onde se semeia a boa semente “é o mundo”, e não certas regiões do mundo. Deus não amou uma parte da população do globo terrestre, mas o mundo inteiro (Jo 3.16).
Quando Jesus disse “tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra”, ele derrubou a barreira geográfica. Não é para dar preferência a Jerusalém em detrimento da Judeia. Nem dar preferência à Judeia em detrimento de Jerusalém. Esse “tanto… como” de Jesus indica que a obra missionária tem de ser feita o mais simultaneamente possível.
É tanto aqui como ali, porque ali há pessoas que nunca ouviram falar do evangelho e aqui há pessoas que nunca aceitaram o evangelho. É tanto aqui como ali, porque ali o problema pode ser o politeísmo e aqui o problema pode ser o secularismo (“uma mentalidade vazia em que Deus está total ou parcialmente ausente da vida e da consciência dos homens, vivendo-se como se ele não existisse”).
>> Retirado de Refeições Diárias – no partir do pão e na oração [Elben César]. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!



