Plenitudes 

sexta-feira

Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor. (At 2.43) 

O que acontece quando uma megaigreja fica cheia de temor? Acontece alguma coisa quando três mil pessoas ficam cheias de temor? Assim era a igreja primitiva: “Todas as pessoas estavam cheias de temor” (2.43). Outra versão diz que “o temor se apoderava de todo mundo” (TEB). Nem todas as traduções usam a palavra “temor”. A Bíblia do Peregrino diz que “um sentido de reverência se apoderou de todos”. A Nova Bíblia Viva afirma que “em todos eles havia um profundo respeito”. 

Essa não era a única plenitude. No mesmo capítulo, diz-se que eles estavam cheios do Espírito Santo (2.4). O que acontece quando uma megaigreja fica cheia de temor e cheia do Espírito? Alguma coisa acontece quando três mil pessoas numa sociedade urbana reúnem a plenitude do Espírito à plenitude do temor? 

Embora não se refira à comunidade cristã de Jerusalém, ao citar o Salmo 16 o historiador menciona mais duas plenitudes: a plenitude da esperança e a plenitude da alegria. No referido salmo, porque via sempre o Senhor com ele, Davi testemunha: “Eu, um ser mortal, vou descansar cheio de esperança” (2.26). Pela mesma razão, o salmista acrescenta: “A tua presença me encherá de alegria” (2.28). 

O que acontece quando uma megaigreja fica cheia do Espírito, cheia de respeito, cheia de esperança e cheia de alegria? Acontece alguma coisa quando três mil pessoas batizadas numa só cidade juntam a plenitude do Espírito com as outras plenitudes? 

 

>> Retirado de Refeições Diárias – no partir do pão e na oração [Elben César]. Editora Ultimato. 

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário