O tesouro escancarado da fé 

domingo

A pessoa é aceita por Deus por meio de suas ações e não somente pela fé. (Tg 2.24) 

A fé não é um tesouro trancado no coração apenas. Ela é também, obrigatoriamente, um tesouro escancarado, um documento de identidade religiosa. Daí a palavra de Tiago: “Vou mostrar a minha fé por meio das minhas ações” (Tg 2.18). 

Em sua carta, Tiago cita só dois exemplos de fé: Abraão (seu nome é mencionado três vezes) e Raabe. O primeiro é o pai da nação judaica, e Raabe, além de ser uma cidadã de Jericó, a primeira cidade a ser conquistada pelo povo de Israel, era uma prostituta (Js 2.1). Por ter crido no Deus que havia feito proezas no Egito e no deserto durante quarenta anos, ela teve a coragem de hospedar e proteger os dois israelitas que foram espionar a terra. Ela e todos os seus familiares foram os únicos sobreviventes da guerra contra Jericó. Mais tarde, ela veio a casar-se com um israelita chamado Salmon e tornou-se mãe do excelente Boaz, que foi o trisavô do rei e salmista Davi. Se tudo isso não bastasse, seu nome encontra-se na genealogia de Jesus (Mt 1.5). 

Só esses dois exemplos mostram de modo eloquente as vantagens da fé com obras. Pela fé, tanto esse homem como essa mulher (ele, o primeiro patriarca; ela, uma das primeiras prosélitas da História) são colocados lado a lado como exemplos de terem sido alcançados pela graça, cada um deles tendo deixado um currículo formidável. 

Escrito alguns anos depois da Carta de Tiago, a Carta aos Hebreus, destinada também aos cristãos judeus da Diáspora, apresenta uma lista de heróis da fé do Antigo Testamento que inclui muito mais pessoas do que a lista de Tiago. No entanto, o capítulo 2 de Tiago deve nos levar ao capítulo 11 de Hebreus e vice-versa, pois o propósito de ambos é o mesmo: mostrar que a fé é um tesouro escancarado. 

Se Abraão foi um herói da fé, Raabe foi uma heroína da fé! 

 

>> Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos [Elben César]. Editora Ultimato. 

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário