A natureza da verdade bíblica

domingo
sábado

Homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1.21)

A segunda parte do primeiro capítulo de 2 Pedro é uma passagem mara­vilhosa sobre a verdade bíblica.

Primeiro, a verdade bíblica é uma verdade escrita. Pedro está ciente de sua própria mortalidade e está antecipando a sua morte. Enquanto ele estava vivo, ele ainda podia lembrar seus leitores de seus ensinamentos, mas depois que partisse, eles precisariam ser escritos para que se tornassem acessíveis. Por trás desse contexto humano estava a providência divina. Se Deus disse e realizou algo singular por meio de Cristo, algo precisava ser feito para que isso fosse preservado; é inconcebível que Deus permitiria que isso se perdesse. Assim, a Bíblia é a Palavra de Deus escrita.

Segundo, a verdade bíblica é verdade vista e testemunhada. Pedro estava se refe­rindo à transfiguração quando viu a glória de Deus e ouviu sua voz: “Fomos testemunhas oculares da sua majestade” (v. 16). O conceito de testemunha ocular, no entanto, está presente em toda a Escritura, pois Deus levantou testemunhas para registrar e interpretar aquilo que ele estava fazendo em Israel. O significado de suas ações não se evidencia por si só. Por exemplo, muitas migrações tribais estavam acontecendo no antigo Oriente Médio, mas ninguém saberia da singularidade do êxodo se Deus não tivesse levantado Moisés. Milhares de pessoas foram crucificadas durante o domínio do Império Romano, mas ninguém saberia da singularidade da cruz de Jesus se Deus não tivesse levantado os apóstolos.

Terceiro, a verdade bíblica é uma verdade esclarecedora. “Vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro” (v. 19). A imagem do povo de Deus é a de peregrinos viajando numa noite escura. Eles precisam de uma lâmpada, e a Escritura é um livro claro com um propósito prático.

Quarto, a verdade bíblica é a verdade divina. Nenhuma profecia, Pedro escreveu, se originou na mente ou na vontade dos homens, mas na de Deus. “Homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (v. 21).

Graças a Deus por sua Palavra revelada! Sem ela estaríamos tateando no escuro. Se Deus nos deu uma lâmpada para iluminar o nosso caminho, não deveríamos usá-la?

Para saber mais: 2 Pedro 1.12-21

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário