Flutuando na promessa de Deus

sábado

Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra. (Gênesis 9).

 O terror da ira de Deus chegara ao fim. A própria terra fora arruinada e toda vida, destruída. Nesse momento, a bênção que Deus prometera a Noé e a seus filhos estava para começar. Eles recomeçariam a raça humana. É certo que eles tinham temores enquanto esperavam que isso acontecesse. Viver somente pela fé é uma forma difícil de vida. Noé e sua família viviam assim, com seus olhos fixos no céu. O mundo estava coberto por água. Não havia solo seco sobre o qual podiam andar. As palavras de Deus eram seu único suporte ao flutuarem sobre as águas.

Quando as pessoas não estão em situações de perigo físico, consideram a fé insignificante. Contudo, olhe para Noé: cercado por água – quase engolido pela enchente –, ele foi salvo, não por seus próprios esforços, mas por confiar na misericórdia de Deus. Ele tinha fé porque acreditou no que Deus dissera.

Em Gênesis 8.1, as palavras “Deus lembrou-se” indicam quão difícil era a situação. Moisés destaca que Noé flutuava sem rumo sobre a água por tanto tempo que sentia como se Deus o tivesse esquecido. Algumas pessoas lutam com pensamentos semelhantes, sentindo que estão vivendo em trevas, sem o favor de Deus. Quem sente que Deus o esqueceu, logo descobre que viver somente pela sua Palavra – viver pela fé – é mais difícil do que praticar um estilo de vida de disciplina espiritual rigorosa. 

 >> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

No comments yet.

Leave a Reply