Marcos 12.29-30; Lucas 12.57; 2 Timóteo 2.7
Deus nos guia por meio da inteligência moral elevada. Talvez esse seja o caminho mais comum de direção e o mais seguro e benéfico para o caráter. Afinal, o objetivo de Deus é produzir o tipo de caráter que verá por si só o que é certo e irá praticá-lo. Jesus disse: “Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo?” (Lc 12.57). O tipo mais elevado de caráter é o que espontaneamente toma as atitudes corretas. Alguém disse: “Ninguém está seguro em uma crise, a menos que tenha forças habitualmente acumuladas” – a pessoa naturalmente faz o que é certo.
Consideremos o caso de Pedro, quando ele foi liberto da prisão. Um anjo despertou-o, fez com que ele passasse pelo primeiro e pelo segundo guardas, pelo portão de ferro e, “tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si […] Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria” (At 12.10-12). Note que o anjo fez com que Pedro superasse as dificuldades que ele não podia superar sem ajuda, mas, no momento em que chegaram ao lugar onde a inteligência dele poderia assumir o controle, o anjo o deixou. Pedro recebeu direção – até aquele momento! Guiá-lo além desse ponto o enfraqueceria.
Se pensarmos bem, essa direção poderia ter continuado até a porta da casa de Maria, onde se faria uma pausa para ver se tal direção revelaria se a trava da porta deveria ser levantada ou não. Contudo, esse tipo de direção enfraquece o caráter. E mais, muitas vezes produz confusão, pois, se a direção não vem em minúcias, então ela é fabricada – inconscientemente, claro – fora do subconsciente.
Deus nos guiará, mas somente até certo ponto. Deus nos guia até o ponto em que compreendemos a situação, como Pedro, e então a inteligência moral elevada pode assumir o controle. Assim como Deus usa direção suficiente para nos mostrar que ele existe, mas não a ponto de enfraquecer a nossa iniciativa, ele opera milagres, mas com parcimônia. A revelação que Deus faz de si mesmo não é uma revelação mágica, mas moral. Apenas milagre suficiente para fortalecer a moral.
Ó Deus, meu Senhor, agradeço-te porque estás fazendo de mim o tipo de pessoa que reagirá por hábito ao que é correto. Faze-me esse tipo de pessoa. Em nome de Jesus. Amém.
Afirmação do dia: “Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho” (Sl 25.9).
>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!