Vocês foram o início do pecado da cidade de Sião, pois as transgressões de Israel foram aprendidas com vocês. Miqueias 1.13
Miqueias se dirige aos habitantes da cidade de Laquis, culpando-os de ensinarem práticas pecaminosas a Israel.
O início do pecado sempre é uma história triste. Refere-se à primeira transgressão da lei do Senhor, à primeira experiência negativa, à primeira escolha errada. Pode ser a primeira inveja, a primeira briga, o primeiro ciúme, a primeira apropriação indébita, a primeira mentira, o primeiro gole, a primeira droga, a primeira experiência sexual fora dos parâmetros do Criador.
O início do pecado dá-se quando se abre a primeira porta, quando se dá o primeiro passo no plano inclinado, quando acontece a primeira rebelião, quando se desconfia de Deus pela primeira vez. Antes do início do pecado a vitória contra o pecado é mais fácil. O primeiro pecado é o mais lamentável de todos. É o que abre caminho para as experiências seguintes, o que enfraquece a resistência ao pecado e o torna cada vez mais fácil.
Teologicamente falando o início do pecado aconteceu no Éden (Gn 3.6). Daí a palavra de Paulo: “O pecado entrou no mundo por um homem” (Rm 5.12).
O pecado é viciante. É melhor nem começar!
>> Retirado de Meditações Diárias [Elben César]. Editora Ultimato.
Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!