Por que será, então, que este povo se desviou? Jeremias 8.5
Jeremias começa seu ministério profético com um apelo constante por arrependimento. Embora sua mensagem seja dirigida principalmente contra Judá, ele compara “Israel infiel” (3.6) a “Judá, a sua irmã infiel” (v. 7, NTLH). De fato, a reforma realizada pelo bom rei Josias produziu algum efeito, mas em grande parte, superficial. Assim, Deus se queixa que “Judá, a traidora, não voltou para mim de todo o coração, mas sim com fingimento” (v. 10). O povo ainda persistia em seus pecados. Eles adoravam os deuses estrangeiros nos lugares altos, quebravam os Dez Mandamentos e negligenciavam o cuidado com a viúva, com os órfãos e com o estrangeiro. Eles chegaram a se envolver com os terríveis sacrifícios de crianças. No entanto, apesar de Jeremias ter exposto todos esses males, eles se recusavam a se arrepender.
O profeta então apresenta várias metáforas, numa tentativa de incomodar a consciência de Judá. Quando as pessoas caem, ele pergunta, elas não se levantam mais? Quando alguém se desvia do caminho, não retorna a ele? Por que então o povo de Deus persiste em desviar-se? Eles se recusam a voltar, como um cavalo que se lança com ímpeto na batalha (8.4-6).
Mais revelador que todas essas metáforas é o comportamento dos pássaros migratórios: “Até a cegonha no céu conhece as estações que lhe estão determinadas, e a pomba, a andorinha e o tordo observam a época de sua migração. Mas o meu povo não conhece as exigências do Senhor” (v. 7).
A Palestina é rota de pássaros migratórios. Jeremias certamente já havia notado que muitos deles voavam para o sul, sobre o Oriente Médio, a fim de passar o inverno no clima mais quente da África. Mas eles sempre retornavam na primavera. O povo de Deus, no entanto, tinha ido embora, mas não tinha retornado. A cegonha é um excelente exemplo. Calcula-se que quase meio milhão de cegonhas passem por essa rota migratória. A referência de Jeremias no sexto século antes de Cristo talvez seja a primeira referência à migração de pássaros na literatura mundial.
Quem dera tivéssemos um forte instinto para retornar a Deus, assim como as cegonhas retornam para seus ninhos na primavera!
Para saber mais: Jeremias 8.4-7
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!