Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário […]. Ele era mais sábio do que qualquer outro homem. 1 Reis 4.29, 31
Logo depois que Salomão subiu ao trono no lugar de Davi, Javé lhe apareceu em um sonho e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei” (3.5). Reconhecendo sua inexperiência, Salomão não pediu riqueza, nem fama, nem vida longa, nem vitória sobre os inimigos, mas sabedoria para governar seu povo com justiça. Como consequência, Salomão se tornou um extraordinário administrador. Dividiu o país em doze regiões e entregou-as a doze governadores distritais. Convocou um exército permanente e fundou a marinha mercante de Israel. Seus barcos, ancorados no golfo de Ácaba, partiam em arrojadas viagens comerciais.
Tendo construído palácios para si e para sua rainha, juntamente com outros edifícios públicos, Salomão deu início à construção do grande templo, tal como seu pai havia desejado. Salomão também foi um grande incentivador das artes e autor de inúmeros cânticos e provérbios. Sua reputação como sábio e justo, e o esplendor de sua corte fizeram com que sua fama se espalhasse por toda a parte. Durante seu reinado o povo desfrutou de um período de paz e prosperidade. Jesus mesmo falou de Salomão em toda a sua glória (Mt 6.29, ARC). Israel havia atingido o ápice de seu esplendor.
Mas, por baixo de todo esse brilho, nem tudo ia bem. Salomão não amava ao Senhor seu Deus de todo o seu coração. Nem amava ao seu próximo como a si mesmo. As princesas que ele mantinha em seu harém, no palácio, “o induziram a voltar-se para outros deuses” (1Rs 11.4). Além disso, para manter seu padrão de vida ostentoso, ele lançou mão de medidas como aumento de impostos e trabalho forçado.
Vimos assim, resumidamente, os três reis da monarquia unida – Saul, Davi e Salomão. Cada um reinou por aproximadamente quarenta anos. Cada um, em níveis diferentes, foi uma mistura de bem e de mal. E cada um foi uma magnífica demonstração da graça de Deus.
Para saber mais: 1 Reis 11.4-6
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!