Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. [Salmos 19.8]
Há alguns modos como a voz divina pode ser ouvida. Porém, antes de tudo, é preciso uma atitude interior de escuta. Jesus disse que o Espírito Santo nos ensinaria, nos faria lembrar, daria testemunho de Cristo, nos guiaria a toda verdade, diria de Cristo. Isso significa que tanto uma voz captada pelo sentido da audição quanto uma mensagem inteligível compreendida por nossa mente podem ser Deus se comunicando.
O Deus vivo fala, sobretudo por meio da Bíblia. Deus inspirou os escritores sagrados a registrarem o ponto de vista ou o pensamento dele. A Bíblia não foi ditada (a não ser pequenos trechos), mas inspirada. Isso quer dizer que o Espírito Santo atuou sobre seus autores de modo que as palavras humanas comunicassem a perspectiva de Deus. Assim, é preciso estudar o texto bíblico e interpretá-lo segundo regras gramaticais e literárias. As palavras da Bíblia guardam a mensagem que Deus comunicou. Se a estudarmos com atenção, ouviremos Deus. Na verdade, a revelação descortinada nas Escrituras é um dos principais critérios para indicar as demais experiências e percepções que poderemos ter. De modo geral, pelas Escrituras podemos julgar os fatos e discernir o caminho que devemos seguir. Logo, Deus fala por meio de uma pregação que for a extensão da revelação bíblica, quando exposta com fidelidade. Às vezes uma passagem bíblica “torna-se viva” de forma especial para um ouvinte atento.
Na comunicação divina há duas ênfases: a vontade e os planos de Deus para a humanidade e as direções específicas para a vida de cada pessoa. Deus também fala por meio da natureza (criação) e da providência. Na Ceia do Senhor, Deus se comunica por meio dos símbolos. Enfim, se abrirmos bem os ouvidos e o coração, vamos ouvir Deus. Nada mais fundamental para atingir a plenitude existencial.
Deus Trino, obrigado por estares em constante comunicação conosco. Obrigado por falares de maneira comunitária e individual com tua Igreja. Peço que possamos perceber quando tu te comunicares conosco. Abrimos nosso ser à tua voz e à tua doce presença. Amém.
>> Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!