Corações obstinados

terça-feira

Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Jeremias 7.24

Uma das características do ensino de Jeremias é que ele diagnosticou a indisposição de Israel ao arrependimento como uma condição firmemente arraigada no coração. Deus disse o seguinte sobre Israel: “Mas este povo tem coração obstinado e rebelde” (5.23); “todos eles são rebeldes obstina­dos” (6.28). De fato, grande parte desse mau comportamento era devido ao “raciocínio rebelde dos seus corações maus” (7.24). Jeremias repete essa frase no mínimo sete vezes.  

E uma vez que a raiz do problema está no coração, Jeremias enfatiza que não há remédio humano capaz de curá-lo. Mesmo que todo o povo de Judá se lavasse com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniquidade permaneceria (2.22). Assim como o etíope não pode mudar a sua pele ou o leopardo as suas pintas, Judá é incapaz de fazer o bem, pois está acostumada a “praticar o mal” (13.23). Uma vez que o pecado de Judá foi escrito com estilete de ferro e gravado com ponta de diamante, ele não pode ser apagado (17.1). Além disso, o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e desesperadamente corrupto (17.9). Essas quatro imagens ilustram vividamente o fato de que não há cura humana para o pecado. Ele é como uma mancha que não pode ser erradicada, como pigmentação de pele que não pode ser mudada, como uma gravação que não pode ser removida e como uma doença que não tem cura. Só Deus pode mudar o coração humano.  

Jeremias então clama: “Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração” (4.14), mas ele sabe que ela não pode fazer isso. Assim ele aguarda ansiosamente o dia em que Deus estabelecerá uma nova aliança com o seu povo e escreverá sua lei em seus corações, como prometeu (31.31-34). Em outras palavras, ele lhes dará um novo coração (32.39, ARA; cf. Ez 36.26). Essa promessa é maravilhosamente cumprida hoje sempre que alguém passa pela experiência do novo nascimento.  

Para saber mais: João 3.1-15 

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

 

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário