Discipline os seus começos

quinta-feira

Salmos 119.9-16

Quando falou sobre o fogo da disciplina, Jesus o fez depois de mencionar três possíveis obstáculos: a mão, o pé e o olho. Se algum desses obstáculos atrapalhar os propósitos da sua vida, você deve cortá-lo ou arrancá-lo. Devemos ser disciplinados no lugar da mão, do pé e do olho.

A mão é a parte que toma posse do que queremos, que o agarra. Não tome posse de uma coisa, a menos que queira que ela tome posse de você, pois o que você possui muitas vezes acaba por possuí-lo. Tenha cuidado com o que você agarra. Agarre-o apenas se quiser que ele o agarre. A mão deve ser disciplinada. 

O pé é a parte que nos aproxima do que desejamos. Não ande em direção a algo, a menos que esteja disposto a possuí-lo e a ser possuído por ele. Discipline suas atitudes para com a vida. Muitas pessoas pensam que podem andar em direção a algo e desfrutar da emoção antecipada disso, mas retroceder na ação propriamente dita. Isso é mortal, pois já é o destino. Você se destina à ação quando decide se aproximar dela. 

O olho vê a coisa da qual você pode se aproximar e depois agarrar e possuir. Cuidado com o que você vê. Você primeiro vê, depois busca. O olhar cria o desejo, o desejo cria a emoção e, na batalha entre a emoção e a vontade, a emoção quase sempre vence. Jesus mostrou a necessidade de disciplinar o olho nestas palavras: “Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mt 5.28). O olhar leva ao adultério no coração, e o adultério no coração leva ao adultério na prática; portanto, mate o adultério já no olhar. Aqueles que pensam que podem ceder no lugar da visão e recuar no lugar da busca estão colocando os pés em terreno escorregadio. Discipline os começos, e os fins cuidarão de si mesmos. Na tentação, fugir é melhor do que lutar. Desviar o olho é mais fácil do que desviar o destino que resulta da aproximação e do manejo do objeto desejado. 

Discipline os começos. Os fins estão nos começos. 

Ó Cristo, como tu és maravilhosamente fiel à vida. Tu a colocas nua diante dos nossos olhos. Por meio dos teus olhos nós vemos de fato. Ajuda-nos a ver e a buscar o que tu viste e buscaste. Assim estaremos seguros. Amém. 

Afirmação do dia: “Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, Senhor, me amparou!” (Sl 94.18). 

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

 

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário