Ao chegarem a Jerusalém todos subiram para um salão grande no segundo andar da casa: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Simão Zelote, Judas, filho de Tiago e muitas mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus. Também estavam os outros irmãos de Jesus. Havia uma unidade palpável entre eles ao orarem juntos, pois tomados de grande paixão intercediam noite e dia […] Eram mais de 120 pessoas reunidas ali. (Atos 1.13-15)
Na prática, o que significa a vida cheia do Espírito Santo? Nesse pequeno trecho do livro de Atos, significa pelo menos duas coisas: a primeira delas é que a vida cheia do Espírito é uma vida regada pela oração e marinada em oração – não apenas em oração pessoal e no nosso quarto com as portas fechadas onde só quem nos vê é o Senhor, mas oração coletiva, que inclui todos os presentes, os líderes, todas as mulheres; que inclui mãe, irmãos e pessoas da nossa família que abraçaram a fé. Você quer sentir-se mais perto de alguém? Reúna-se em grupo para orarem juntos
Em segundo lugar, uma vida regada pela oração e marinada em oração não é uma vida “de monge”, impossível de ser vivida diante das realidades do dia a dia. Pelo contrário, em meio à oração incessante “a vida continua”, com toda a sua crueza e com todas as suas exigências práticas. E o mesmo coração que ora incessantemente decide e trabalha dedicadamente. A situação prática que se coloca diante dos 120 discípulos dedicados, reunidos no segundo andar é simples – Judas traiu o Mestre.
Enfim, outro precisava ser escolhido para tomar o lugar do traidor. Quem vive incessantemente em intercessão é chamado à ação e outro discípulo é escolhido. Quem ora, sabe escolher!
Graças te dou, Senhor, pelas coisas práticas da vida de discípulo: oração, paixão, intercessão incessante. Obrigado pela oportunidade de lidar com situações de “carne e osso” – traições, más escolhas, novas escolhas, reconstruções. Que grande privilégio! Em nome de Jesus. Amém.
>> Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!