A luz convertida em trevas

domingo
domingo

(Romanos 6.21-23; 1 João 2.16-17) 

Jesus diz ser “o dono da casa” (Lc 13.25). No sentido literal, ele é exatamente isso: “o dono da casa”. Quando ele é o dono da casa, a casa da Alma Humana* é ordenada, harmoniosa e habitável. Mas quando outra coisa se torna dona da casa, então não se pode morar na casa da Alma Humana. Isaías fala daqueles que agarram um de seus parentes, dizendo: “Você pelo menos tem um manto; seja o nosso governante; assuma o poder sobre este monte de ruínas!” (Is 3.6). O povo se revoltou contra Deus, e o resultado foi o monte de ruínas, e voltou-se para praticamente qualquer um a fim de tentar “assumir o poder sobre este monte de ruínas”. Ninguém pode “assumir o poder sobre este monte de ruínas” na casa de Alma Humana exceto o Dono, o verdadeiro “dono da casa”.

Jesus diz: “Se os seus olhos forem bons” (Mt 6.22) – se os seus olhos, seu modo de olhar para a vida, forem bons, forem cristãos –, então todo o seu corpo será cheio de luz. Os olhos bons geram, “dão à luz”, felicidade, luz, vida. Você está satisfeito, e é criativo. Mas “se os seus olhos forem maus”, então tudo em que você toca se torna trevas: dinheiro, sexo, todos os relacionamentos. O próprio eu se desintegra e se torna trevas. Esse não é o Caminho. Quando a própria luz se torna trevas, que trevas elas são! Quando as coisas boas que você tem se tornam más, que males elas são! Todo o seu corpo se torna trevas. Você não pode aceitar uma atitude errada em uma parte de seu ser sem que as trevas se espalhem para todo o seu corpo, afetando toda a sua personalidade. Quando todas as coisas que você come se tornam veneno, todo o seu êxito se torna fracasso, toda a sua luz se torna trevas, todas as suas somas se tornam subtrações. Em que confusão a vida se torna! Esse não é o Caminho, e ele é antinatural. A vida não será responsável por isso. Chesterton diz: “Tire o sobrenatural, e o que resta é o natural”.**

Jesus diz: “Sei que o seu mandamento é a vida eterna” (Jo 12.50). Pois o mandamento de Deus significa mandamento – dentro, fora, em todo lugar! Rejeitar o mandamento de Deus significa desordem – dentro, fora, em todo lugar! Pois Deus ordena somente aquilo que a vida deve ter – se a vida quiser ter vida.

Ó Cristo vivo, tu estás vivo, e és o doador da vida. Eu gostaria de te conhecer, porque gostaria de conhecer a vida. E agora estou começando a conhecer a vida à medida que estou começando a te conhecer. A vida entra sorrateiramente em cada parte de meu ser com cura e saúde. Estou vivo, vivo no mais profundo do meu ser. Amém. 

 

Afirmação do dia: Submeto meu natural ao Sobrenatural para que ele possa se tornar mais natural.

 

* Alma Humana é uma referência a um romance de 1682 de John Bunyan, A Guerra Santa, escrito como uma alegoria sobre a luta pela alma do homem.

** CHESTERTON, Gilbert K. Heretics. Nova York: John Lane Co., 1905. p. 99. [Hereges. São Paulo: Ecclesiae, 2012] 

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

 

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário